Correção
Alice, você apresentou ótimos argumentos. No entanto, é preciso que você diminua sua letra para conseguir fazer desenvolvimentos mais longos, observe que no seu desenvolvimento 1 não tem nenhum ponto final seguido por conectivo.
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Veja esse exemplo de detalhamento de agente que você escolheu na sua proposta de intervenção: “Portanto, é indispensável que o Ministério da Saúde – órgão responsável por dispor de todas as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde – intensifique a fiscalização…”
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Nota: 840
Correção
Alice, você começou o seu parágrafo argumentando que a desinformação populacional era um dos principais agravantes da problemática do tema, mas não exemplificou o porquê disso. É necessário que você articule bem as partes do seu texto além de organizar e desenvolver melhor os argumentos do seu parágrafo.
Seria interessante, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (conclusão).
O uso “do mesmo” na linha 11 é inapropriado, você pode substituí-lo dessa forma: “A ausência de projetos que visam a conscientização acerca da importância do saneamento básico e as complicações causadas pela sua ausência faz com que…”,
Também não recomendo utilizar os mesmos termos várias vezes no mesmo parágrafo, na linha 14, sugiro que utilize um outro sinônimo para a palavra “afetada”, como por exemplo, o termo “prejudicada” e assim evitar a repetição.
Nota: B
Correção
Seu parágrafo expressa claramente seu ponto de vista sobre o tema, o que é positivo. No entanto, para fortalecer sua argumentação, é essencial utilizar repertórios socioculturais que fundamentem sua opinião. Esses repertórios podem incluir exemplos históricos, dados estatísticos, casos reais, citações de especialistas, entre outros recursos, que enriqueçam e validem seu argumento. Dessa forma, seu texto ganhará em substância e credibilidade.
Lembre-se de buscar por informações relevantes que possam sustentar seus argumentos e inseri-las de forma coesa e coerente no seu texto. Isso não apenas fortalecerá sua argumentação, mas também demonstrará um bom domínio do tema e enriquecerá sua redação.
Se precisar de mais alguma orientação ou exemplo específico, estou à disposição para ajudar.
Nota: B-
Correção
Alice, sua introdução está excelente. A escolha de contextualização, ou seja, a Revolta da Vacina, é uma opção muito boa. No entanto, é preciso estar atento a pequenos detalhes, principalmente em relação à concordância dos elementos e ao uso de crase.
Repare nos trechos da linha 3 e 4: “o descaso estatal e a falta de informação existentes quanto à questões de saúde pública da época”. Reescrevendo esse trecho, ele ficaria assim: “O descaso estatal e a falta de informações existentes quanto a questões de saúde pública na época”.
Concordância: https://youtu.be/FvlUFFlimAs?si=JP85F4zjznRDp9C2
Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ
Nota: A-
Correção
Alice, por uma questão de estilo, eu evitaria utilizar o termo “entre outros” (linha 04), fazendo uma sentença assim:
[…] a problemática que envolve o apreço aos povos tradicionais como os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, por exemplo. Dessa forma, […]
Seria interessante aprofundar um pouco mais a tese (já que ainda há espaço), veja:
Tal questão agrava-se devido ao falho comprometimento governamental, sobretudo em relação à valorização das populações tradicionais […].
Em relação ao “prejulgamento” acho que seja mais produtivo utilizar o termo “estigma” ou “preconceito”.
Nota: A-