Correção
A sua redação está bem escrita e apresenta bons argumentos, mas há alguns ajustes que podem ser feitos. Na competência 1, ajuste para “empenhados no enfrentamento” na linha 2 e use “pelo uso” na linha 3, mantendo “lícitas” no plural. Insira uma vírgula após “Entretanto” na linha 4 e outra após “brasileiro” na linha 5. Acentue “problemática” na linha 7 e “órgãos” na linha 8. Use “agravante” no singular para concordar com “carência” na linha 9 e insira “de 19 de junho de 2008” entre vírgulas na linha 10. Acentue “álcool” na linha 11, “órgão” na linha 14, “considerável” e “índices” na linha 15 e “doméstica” na linha 16. Para manter o paralelismo, use “dos homicídios” na linha 16 e insira uma vírgula após “homicídios”. Na linha 22, use “compromete” no singular para concordar com “carência” e mantenha “lícitas” no plural para concordância com “drogas”. Acentue “pública” na linha 25 e use “ao aumento” e “de acidentes e de crimes” para manter o paralelismo. Na linha 27, acentue “pública” e utilize “a fim” separado na linha 28.
Na competência 3, na introdução, estabeleça uma relação clara entre a Associação dos Narcóticos e as demais ideias apresentadas. No desenvolvimento 1, esclareça como o tema se torna um desafio para combater a banalização do consumo de drogas lícitas. No desenvolvimento 2, explique de que maneira o combate deveria ser feito e como a negligência estatal se manifesta na prática.
Na competência 5, inclua um detalhamento do agente na proposta para torná-la mais clara e completa.
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 880
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 1: insira vírgula depois do nome da obra, insira vírgula depois de 1944, insira vírgula depois de Cândido Portinari. Linha 16: a palavra “considerável” exige acentuação. Linha 19: insira vírgula depois de 1988. Linha 22: a palavra “órgãos” exige acentuação. Linha 22: “a todos” sem crase. Linha 23: “a todo corpo social” sem crase.
Competência 3: Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações pertinentes ao tema, a fim de comprovar/justificar os seus argumentos.
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Olá, Bernardo! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: insira vírgula depois de 1904
Linha 9: insira vírgula depois de Nesse contexto
Linha 13: concernem
Linha 19: a palavra “municípios” exige acentuação
Linha 21: a acentuação correta da palavra é: biomédicos
Linha 21: repetição da palavra serviço
Linha 24: a palavra “órgão” exige acentuação
Linha 24: a palavra “político” exige acentuação
Linha 29: a palavra “econômico” exige acentuação
COMPETÊNCIA 3:
Desenvolvimento 1: Por que a carência educacional é um principal entrave para o problema?
Por que há uma falha em assegurar o direito que você mencionou?
Como assim falta de ensino nas instituições que concernem às campanhas de vacinação? Explique melhor essa ideia
Como isso pode dificultar a sua democratização e resultar na diminuição da imunização?
Preencha as lacunas da sua argumentação esclarecendo essas questões que ficaram soltas no parágrafo
Desenvolvimento 2: Essa omissão governamental que você apresenta seria relacionada a que? A falta de investimentos na infraestrutura? Falta ou desvio de verba? É necessário esclarecer sobre o que seria essa omissão e de que forma ela acarreta na problemática.
Como a situação precária dos postos de saúde dificulta o acesso das classes menos privilegiadas?
Lembre-se que todas as questões que você apresentar devem estar bem explicadas e exemplificadas com dados/fatos/acontecimentos/notícias entre outros.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 860
Correção
Olá, Bernardo! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 9: insira vírgula depois de IBGE
Linha 11: insira vírgula depois de sociedade e depois de essenciais
Linha 12: direitos*
Linha 13: exaustivas*
Linha 17: insira vírgula depois de “Operários, insira vírgula depois de Tarsila do Amaral
Linha 18: insira vírgula depois de fidedigno
Linha 19: insira vírgula depois de Leis de Trabalho
Linha 19: insira vírgula depois de 1933
Linha 20: insira vírgula depois de Vargas
As linhas 21, 22 e 23 ficaram confusas, organize melhor as ideias e as palavras.
Linha 21: sem o devido policiamento
Linha 25: a palavra “mínimo” exige acentuação.
Linha 25: a palavra “através” exige acentuação.
Linha 26: socioeconômico*
Linha 27: a palavra “cenário” exige acentuação
Linha 27: Insira vírgula depois de cenário.
Linha 27: a palavra “vigilância” exige acentuação
Linha 28: a palavra “órgãos” exige acentuação.
COMPETÊNCIA 3:
Desenvolvimento 1: Por que o valor do salário mínimo ocasiona na exposição de jornadas exaustivas de trabalho? É primordial que as ideias que você apresentar na sua redação estejam claras, de maneira detalhada, e bem explicadas, caso ao contrário a sua redação apresentará falha no projeto de texto
Desenvolvimento 2: Por que essa falha na fiscalização acontece?
Ao fazer esses reparos a sua argumentação ficará primorosa.
Competência 1: 100
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 800
Parabéns, você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!
Abraços e até a próxima!
Correção
Sugiro que utilize conectores de conclusão no seu parágrafo de proposta de intervenção. Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Priorize o detalhamento do modo, ação ou agente, pois esses elementos ficam mais explícitos. Você pode começar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais) e isolar (e destacar) por travessões e vírgulas para deixar o detalhamento mais evidente.
Veja esse exemplo de detalhamento do agente que você escolheu para a sua proposta: “Para isso, o Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem-estar coletivo – deve incentivar…”
Competência 1:160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 160
Nota: 880
Correção
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais)
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua proposta: “Portanto, é de caráter extremamente importante que o Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – …”
Na linha 3, o uso de “nossa sociedade” é incorreto, não se deve usar a primeira pessoa no texto dissertativo argumentativo.
NOTA: A
Correção
Bernardo, você deixou claro na sua argumentação o seu posicionamento e a ideia que você quis defender. No entanto, é necessário organizar melhor as palavras para garantir fluidez na leitura e a visão clara de suas ideias. No seu texto houve um erro de estrutura sintática, o truncamento, que se trata justamente dessa falta de organização das frases. A argumentação também exige alguns aspectos que não estão tão presentes no seu texto, como por exemplo, o uso de repertório sociocultural produtivo e bem desenvolvido.
Truncamento: https://youtu.be/Sgm7NW2-sNw?si=Zwsz-FUmYKwOrmNs
Nota: B-
Correção
Bernardo, a escolha do seu contexto, dentre todas as atividades realizadas nesta mesma semana, foi indiscutivelmente a melhor. Talvez mencionar o documentário “O Holocausto Brasileiro” fosse mais interessante do que mencionar o evento em si.
Ao desenvolver os elementos que unem o contexto à tese, você acabou esquecendo a acentuação gráfica em alguns termos, como “psiquiátrico”, “contemporâneo”, “perpetuação”, “pública”, “único” e “problemática”. Fazendo esses pequenos ajustes, sua introdução ficará impecável. Parabéns pelo excelente trabalho!
Nota: A-