Ana Clara Sousa

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Ana! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: 

Linha 1: insira vírgula depois de 1988

Linha 2: “e é dever do estado” com acentuação

Linha 3: garantí-lo 

Linhas 4 e 5: “população de áreas rurais, de periferia e pessoas em situação..”

Linha 6: insira vírgula depois de Além disso

Linha 7: insira vírgula depois de Portanto 

Linha 8: a palavra “cenário exige acentuação”

Linha 11: ao seu trabalho 

Linha 11: a palavra “importância” exige acentuação 

Linha 12: a grafia correta da palavra é “possam”

Linha 13: a palavra “fácil” exige acentuação 

Linha 14: a palavra “difícil” exige acentuação 

Linha 14: a grafia correta da palavra é “pessoas”

Linha 14: a palavra “vulnerável” exige acentuação 

Linha 16: insira vírgula depois de Entretanto

Linha 16: a palavra adequada seria “propagação” 

Linha 17: a palavra “vários” exige acentuação 

Linha 17: “comprometem vários avanços” não é necessidade da vogal a

Linha 18: “Nas redes sociais” 

Linha 19: a grafia correta da palavra é “desinformação”

Linha 19: insira vírgula depois de desinformação 

Linha 20: a grafia correta da palavra é “substância” 

Linha 20: a palavra “eficiência” exige acentuação 

Linha 20: insira vírgula depois de Assim

Linha 20: “fazendo com que parte da população recuse a se imunizar e, dessa forma, os surtos de doenças aumentam.

Linha 24: isole o trecho “juntando com as políticas públicas” entre vírgulas

Linha 25: “através de campanhas de vacinação móveis com flexibilidade de horários, com o objetivo de ajudar a sociedade a acessar a vacina facilmente”

Linha 24: insira vírgula depois de Portanto

Linha 26: a palavra “moveis” exige acentuação 

Linha 26: a palavra “horário” exige acentuação 

Linha 27: a palavra “fácil” exige acentuação 

Linha 27: insira vírgula depois de “Além disso”

Linha 28: a palavra “notícias” exige acentuação 

Linha 28: a palavra “mídias” exige acentuação 

Linha 19: “promover”

Linha 30: a palavra “importância” exige acentuação 

Linha 30: a grafia correta da palavra é “abrangendo” 

COMPETÊNCIA 3:

Você apresentou ótimos argumentos, no entanto, ainda é possível melhorar a qualidade da sua argumentação, acrescentando informações, como por exemplo, você pode explicar o porque o governo não promove ações para facilitar o acesso, que poderia ser pela falta ou desvio de verbas, sabe? É sempre bom deixar claro no seu texto o que acontece, o porque acontece, quais são as consequências e quem são as pessoas afetadas. Além disso, eu sugiro para você diminuir a letra para colocar essas informações e lembre-se que todos os argumentos que você apresentar devem ser fundamentados com dados/fatos/notícias/acontecimentos entre outros. 

Competência 1: 80 
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 100
Competência 5: 200

Nota: 680

Atividade 12 – Exploração Trabalhista

Correção

Competência 1:  

O texto apresenta erros de estrutura sintática devido às frases desorganizadas, como por exemplo, nas linhas 3 e 4, 7 e 8, 17 e 18… 

Erro de concordância nominal e verbal também é recorrente no texto. 

É importante evitar o uso de gerúndio para garantir mais formalidade. Veja esse exemplo de transcrição evitando o gerúndio no seu texto: “No Brasil, a exploração trabalhista é uma questão recorrente na sociedade contemporânea, pois GERA consequências prejudiciais…” 

A grafia correta da palavra é “recorrente” 

“Prejudiciais” deve estar no plural para concordar com consequências. 

A palavra “socias” não possui acento. 

As palavras devem iniciar sempre com letra maiúscula depois do ponto final. 

Nota: 80 

Competência 2: 

O seu texto deve apresentar repertórios socioculturais produtivos para fundamentar a sua argumentação. 

O seu texto deve estar organizado em 4 parágrafos: Introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão. 

Nota: 120 

Competência 3: 

A sua argumentação está pouco desenvolvida e a sua redação não apresenta um bom projeto de texto.  

O desenvolvimento é a fundamentação dos argumentos apresentados ao longo da sua redação, ou seja, a forma como você explicita e explica as informações, fatos e opiniões que apresenta ao leitor. Um bom desenvolvimento pode ser feito por meio de exemplos, definições, comparações, analogias, estatísticas e de muitas outras formas. De qualquer modo, ele precisa sempre ser relacionado ao ponto de vista que orienta seu projeto de texto, a fim de que nenhuma informação pareça solta ou confusa. Por haver um número limite de linhas, a seleção de informações a serem utilizadas em seu projeto de texto deve ser feita com cuidado. É preciso escolher os melhores argumentos e fazer todos os desdobramentos necessários das informações, fatos e opiniões, para que não fiquem lacunas de sentido a serem preenchidas pelo leitor.  

Nota: 120 

Competência 4:  

O seu texto apresenta muitas repetições, como por exemplo, repetição excessiva do conector “Portanto”. 

O conector: “Dessa forma” foi utilizado de maneira inadequada na sua introdução.  

A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência entre as ideias 

Nota: 120  

Competência 5:  

Organize o seu parágrafo de conclusão em: AGENTE+AÇÃO+MEIO/MODO+FINALIDADE+DETALHAMENTO. 

Ao elaborar sua proposta, procure responder às seguintes perguntas:  

  1. O que é possível apresentar como solução para o problema? 
  2. Quem deve executá-la?  
  3. Como viabilizar essa solução?  
  4. Qual efeito ela pode alcançar?  
  5. Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta? 

Nota: 120  

Total: 560

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Evite o uso de gerúndios, você pode substituir a expressão “se dando” por “que ocorre”. O uso do conectivo “Entretanto” é inadequado. Na linha 5, o correto seria “eficazes” para concordar com políticas públicas. Substitua o “Dando consequência” por “Consequentemente”. 

Sugiro diminuir a letra para conseguir usar melhor o espaço, pois a sua argumentação está pouco desenvolvida e muito curta.  

Nota: C

Atividade 08 Redaçaõ

Correção

  1. Desenvolvimento: No seu desenvolvimento, é essencial discorrer sobre a problemática do tema e não apresentar uma proposta de solução, como ocorreu no seu desenvolvimento 1. A proposta de solução deve ser reservada para a conclusão.

  2. Abordagens Citadas na Introdução: É necessário que você desenvolva as duas abordagens mencionadas na sua introdução: a ausência de políticas públicas e os estigmas associados aos moradores de rua. Certifique-se de explicar detalhadamente como cada uma dessas questões contribui para os desafios na reinserção socioeconômica.

  3. Uso Correto de “Onde”: O uso da palavra “onde” é incorreto quando não está se referindo a um lugar. Substitua por “na qual” ou “em que” para garantir a correção gramatical.

  4. Conectivos Adequados: Seria interessante substituir o termo “Outrossim” no desenvolvimento 1 por opções mais naturais como “Nesse sentido”, “Nessa perspectiva”, “Diante desse cenário”, ou “Diante dessa questão”.

  5. Desenvolvimento 2: Embora tenha trazido um bom repertório, o desenvolvimento 2 ficou pouco elaborado. Lembre-se de que os repertórios socioculturais devem ser usados para fundamentar sua opinião. Explique como os exemplos e referências se relacionam com a problemática discutida.

Estrutura e Coerência:

  • Tema da Redação: Lembre-se de que o tema é “os desafios para reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil.” Use esse foco para estruturar suas reflexões e argumentações.

  • Exercício de Perguntas: Faça o exercício de perguntas para ajudar a desenvolver seus parágrafos:

    • Quais são os desafios que impedem que essas pessoas sejam inseridas no âmbito econômico do país?
    • Quais são as causas e consequências desses desafios?
    • De que maneira esses desafios podem ser superados?

Competências Avaliadas:

  • Competência 1: 120
  • Competência 2: 120
  • Competência 3: 80
  • Competência 4: 120
  • Competência 5: 120

Nota: 560

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Linha 1: É preciso deixar claro o que o governo deve proporcionar e depois explicar por qual meio essa ação vai ser viabilizada.  

Nota: B

Atividade 06 – Conclusão

Correção

O parágrafo de proposta de intervenção exige 5 elementos: Agente, ação, meio, objetivo e detalhamento. O detalhamento pode ser feito sobre qualquer dos 4 agentes. Sugiro que faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo: 

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO. 

Quem deve executá-la? AGENTE. 

Como viabilizar essa proposta? MEIO. 

Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO.  

Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta? DETALHAMENTO.  

NOTA:

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Ana, você escolheu muito bem os argumentos. No entanto, o texto dissertativo argumentativo exige alguns aspectos padronizados que não estão presentes no seu texto. Sugiro que você organize o seu texto em 4 parágrafos: Introdução, Desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e a conclusão que já está sugerida na atividade. Você pode utilizar alguma dessas estratégias para completar ainda mais sua argumentação.

Alguns modelos que você pode utilizar para escrita do seu parágrafo de argumentação:

  • Contraste entre: avanços e desafios.
  • Contraste entre: abordagem positiva e abordagem negativa
  • Causas e consequências

 

O uso do conectivo “Entretanto” na linha 4 está incorreto, ele deve ser usado em casos de oposição entre dois argumentos.

O uso da palavra “onde” na linha 6 é incorreto, ela deve ser usada para se referir a um lugar. Você pode substituí-la por “em que” ou “na qual”.

A palavra “informática” deve ser acentuada.

Nota: C

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Ana Clara, é necessário que você fique atenta ao uso de letras maiúsculas no meio das frases sem necessidade. Também é importante ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, o uso de repertório sociocultural produtivo.

Seria interessante, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (conclusão).

Nota: B-

Atividade 02 – Introdução

Correção

Ana, a escolha da Constituição como contexto para sua redação é uma excelente decisão, pois oferece uma base sólida para uma argumentação de qualidade. No entanto, é preciso estar atento a alguns aspectos.

Primeiramente, é necessário desenvolver um pouco mais esse contexto para que ele não se resuma a apenas duas linhas. Veja o exemplo a seguir:

“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado, [PROBLEMA 1 + PROBLEMA 2]”.

Além disso, esteja atento ao uso de crase, por exemplo, na linha 4, onde ela está faltando, e também ao uso adequado de preposições após os conectivos, como na palavra “entretanto” na linha 2.

Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ 

Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt 

Essas correções ajudarão a aprimorar ainda mais a qualidade da sua redação.

Nota: C+

Atividade 01 – Tese

Correção

Ana, antes de fazer as atividades diretamente na folha organize-se por meio de um rascunho. Isso irá te ajudar a planejar o espaço da redação no ENEM. A vírgula na linha 03 está incorreta. Prefira utilizar o termo “onde” (linha 04) somente para se referir a espaços físicos ou locais. O termo “mídias” possui acento.

Nota: B-