Ana Mírian

Redação – População em situação de rua

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 15: “em relação aos indivíduos”. Linha 19: retire a vírgula depois de cenário. Linha 23: “emprego a todos” sem crase. COMPETÊNCIA 3: Não ficou claro, ao decorrer do seu texto, como esses problemas apresentados se tornam desafios para a reinserção socioeconômica na sociedade para essas pessoas. Além disso, você apresenta na sua proposta oportunidades de emprego, mas esse problema não é citado no seu texto.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 20o

Nota: 900

Redação – Insegurança alimentar 

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: COMPETÊNCIA 1: Linha 4: retire a vírgula depois de “da fome”. Linha 6: “aumento de oportunidades e de renda básica”. Linha 11: “relacionados à fome e à desnutrição”. Linha 12: insira vírgula depois de “renda básica”. Linha 17: insira vírgula depois de trabalhista. Linha 19: retire a vírgula depois de cenário. Linha 24: retire a vírgula depois de Estado. Linha 25: “com condições de trabalho dignas” é mais adequado.

COMPETÊNCIA 3: Desenvolvimento 2: Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações pertinentes ao tema, a fim de comprovar/justificar os seus argumentos.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 900

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Ana! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 5: insira dois pontos  :  depois de problemática 

Linha 12: sobretudo junto 

Linha 22: a palavra “órgão” exige acentuação 

Linha 23: retire a palavra “investir”

Linha 26: “propagar campanhas de vacinação a toda população” sem crase

Linha 28: repetição da palavra brasileiros muito próxima.

COMPETÊNCIA 1:

Desenvolvimento 1: 

Por que a negligência governamental é uma enorme adversidade? De que maneira isso dificulta o bom resultado na promoção da imunização?

Nesse parágrafo, você afirmou que o Governo tem um papel de extrema relevância na saúde, mas em nenhum outro momento do parágrafo, ou até mesmo do texto, você explicou o real motivo disso. Lembre-se que todas as informações que você apresentar devem estar bem desenvolvidas e comprovadas com dados/fatos/notícias/informações dentre outros. Nesse caso, você poderia desenvolver melhor a sua argumentação, apontando a falta ou desvio de verbas no que diz respeito à distribuição das vacinas, por exemplo.

Desenvolvimento 2:

Por que uma parcela da população não tem acesso às informações sobre tal assunto? Por que existe uma dificuldade de alcançar certos grupos? O que de fato acontece que essa informação não chega, e quem é o responsável por isso?

COMPETÊNCIA 4:

A palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos. 

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 160
Competência 5: 200

Nota: 820

Redação – Evasão Escolar

Correção

Olá, Ana! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 4: Transcreva o trecho para: “É presenciado no cenário brasileiro que a grave evasão escolar é uma grande mazela que contribui para a perpetuação da desigualdade social”

Linha 8: a palavra “análise” exige acentuação

Linha 11: a palavra “materiais” não deve ser acentuada.

Linha 14: transcreva o trecho para “fazendo com que”

Linha 16: transcreva o trecho para “agente causador da evasão escolar”

Linha 17: insira vírgula depois de Freire

Linha 20 e 21: transcreva o trecho para “ por não sentirem a sua cultura e individualidade respeitadas, além de terem baixa autoestima intelectual”. 

Linha 23: retire a vírgula depois de governo. 

COMPETÊNCIA 3:

Na sua introdução você afirma que a evasão escolar contribui para a desigualdade social, mas essa ideia não foi desenvolvida ao decorrer do seu texto. Talvez seria mais adequado dizer que a desigualdade social é um causador da evasão escolar, mas de maneira geral, é primordial que todas as ideias que você apresentar sejam bem explicadas e desenvolvidas no seu texto, caso contrário a sua redação apresentará falhas de projeto de texto. 

Desenvolvimento 1: a ideia da dificuldade financeira está mal relacionada com a ideia de acumular dinheiro e bens do capitalismo. 

Desenvolvimento 2: Com base em que você afirma que os estudantes não são respeitados na sala de aula e possuem baixa autoestima intelectual? É necessário utilizar dados/fatos/acontecimentos/notícias para exemplificar e comprovar sua opinião. 

Ao fazer esses reparos a sua argumentação ficará ainda mais primorosa. 

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 120 
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 880

Parabéns, você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!

Abraços e até a próxima!

Redação – Exploração Trabalhista

Correção

Você fez um ótimo trabalho. 

Competência 1: 200 
Competência 2: 200
Competência 3: 200 
Competência 4: 200
Competência 5: 200 

Nota: 1000

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Você utilizou apenas um conectivo e a sua argumentação possui apenas um ponto final.  

É necessário utilizar conectivos e ponto final para que não ocorra justaposição e para que o seu texto fique coeso.  

Nota: B

Atividade 11 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho! 

Competência 1: 200 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 1000

Atividade 10 – Redação

Correção

Você precisa organizar melhor as palavras e as ideias nas últimas 3 linhas da sua introdução. Seus parágrafos de argumentação, apesar de apresentarem repertórios socioculturais, estão pouco desenvolvidos

Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento, que não foi feito ou não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente, pois esses elementos ficam mais explícitos. 

Você pode começar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais) e isolar (e destacar) por travessões e vírgulas para deixar o detalhamento mais evidente.

Competência 1: 180
Competência 2: 180 
Competência 3: 180 
Competência 4: 200 
Competência 5: 160 

Nota: 900

Atividade 09 – Redação

Correção

Você apresentou excelentes argumentos, mas aindapotencial para melhoria. No seu desenvolvimento 1, por exemplo, você poderia ter concluído que a adversidade que dificulta o fortalecimento do SUS é o atendimento focado exclusivamente na recuperação e na exclusão total da promoção e da proteção da saúde. Deixar isso claro ajudaria a fechar o raciocínio que você iniciou no desenvolvimento e, dessa forma, traria uma argumentação mais sólida, criaria um gancho para a proposta de intervenção e tornaria o seu repertório sociocultural (a fala do ministro) mais produtivo.

A sua proposta de intervenção está bem estruturada, mas falta o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que você priorize o detalhamento do modo, ação ou agente, pois esses aspectos ficam mais explícitos e fortalecem a proposta. Aqui estão alguns macetes para deixar o seu detalhamento mais evidente:

  • Iniciar por um pronome relativo: Utilize “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais” para introduzir o detalhamento de forma clara e precisa.
  • Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas: Isso ajuda a destacar a informação crucial, tornando-a mais visível e compreensível.

Veja este exemplo de detalhamento do agente que você escolheu na sua proposta de intervenção: “Portanto, é imprescindível que a Secretaria da Saúde – órgão responsável por dispor de todas as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde – crie um plano…”

Competência 1: 180 
Competência 2: 200
Competência 3: 180 
Competência 4: 200 
Competência 5: 160 

Nota: 920

Atividade 08 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho em sua redação, com um bom uso de argumentação e repertório sociocultural. No entanto, é importante sempre deixar clara a relação do seu repertório escolhido com a problemática atual do tema proposto para fortalecer ainda mais sua argumentação.

Sempre explicite como o repertório escolhido (seja ele histórico, literário, filosófico, etc.) se relaciona diretamente com a problemática atual do tema proposto. Isso mostra ao avaliador que você tem domínio do conteúdo e sabe aplicá-lo de forma relevante e contextualizada.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 920

Atividade 07 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta o padrão exigido. 

Nota:

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos)  Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais) 

Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. 

Veja esse exemplo de detalhamento de agente: “Portanto, é de caráter extremamente importante que o Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais -” promova uma nova abordagem pedagógica…” 

NOTA:

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem os seus argumentos e defendeu bem o seu ponto de vista.

Nota: A

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Ana, você escolheu muito bem os seus argumentos e defendeu bem o seu ponto de vista.

Nota: A

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Ana Mírian, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião.

Nota: B-

Atividade 02 – Introdução

Correção

Ana, o desenvolvimento do seu contexto está excelente. O uso de dados é sempre uma boa estratégia e, claro, um tema sobre saúde, citar o SUS é uma ótima opção.

Lembre-se de utilizar a crase nos casos indispensáveis. Por exemplo, na linha 4, “o direito à saúde de boa qualidade” – quem tem direito, tem direito a alguma coisa, ou seja, é necessário uma preposição e um artigo para unir os elementos da sentença. Portanto, “direito à saúde” deve ser escrito com crase. Nesses casos, quando houver dúvida, substitua a palavra posterior, no caso “saúde“, por um termo masculino. Perceba que você irá notar a presença da preposição “a” e também do artigo masculino. Veja: “o direito ao bem-estar“. Essas correções ajudarão a aprimorar ainda mais a qualidade do seu texto. Parabéns pelo ótimo trabalho!

Nota: A-

Atividade 01 – Tese

Correção

Ana, para que seu texto fique melhor, principalmente a tese, é importante tentar formalizar mais a linguagem. Vamos fazer algumas pequenas alterações na linha 05, veja:

Nesse âmbito, é preciso ressaltar que o Estado negligência o reconhecimento dos povos originários e tradicionais do território brasileiro, bem como é evidente a existência de estigmas e preconceitos por parte de grande parcela da sociedade em relação a tais comunidades minoritárias.

Nota: A-

Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab