Eduarda Alves

Redação – Drogas Lícitas

Correção

Citar O Cortiço como repertório sociocultural enriqueceu a sua introdução, dando um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento do tema. Na linha 12, a sentença ficaria mais adequada sem a vírgula, com acentuação em “têm”: “uma vez que as consumidoras têm”. Além disso, ao passar a limpo na prova, atente-se à grafia, fazendo o traço completo das letras e garantindo que a acentuação gráfica esteja bem visível. Sua argumentação está bem estruturada e apresenta todos os elementos fundamentais para uma redação excelente.

Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 960

Redação – Insegurança alimentar

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 1: “A obra expressionista “Os retirantes” de Cândido Portinari, por meio de uma representação áspera e crua, retrata uma família..” é mais adequado. Linha 5: “entre elas”. Linhas 5 e 6: “entre eles se destaca a evidente negligência dos atuais governantes brasileiros, a má distribuição de alimentos adequado e a falta de acesso a eles” é mais adequado. Linhas 11 e 12: “relacionados à fome e à desnutrição”. Linha 12: insira vírgula depois de renda básica. Linha 16: retire a vírgula depois de concluir. Linha 16: “é fundamental concluir que a clara” sem crase. Linha 17: insira vírgula depois de 1988. Linha 17: “A Constituição Federal de 1988, afirma que…” é mais adequado. Linha 18: retire a vírgula depois de mostram. Linhas 20 e 21: trecho confuso. Linha 22: a palavra “locais” não necessita de acentuação. Linha 23: retire a vírgula depois de encontrados. Linha 23: “devido ao seu”. Linha 24: a palavra “imprescindível” exige acentuação. Linha 24: retire a vírgula depois de fulcral.

COMPETÊNCIA 3: Desenvolvimento 2: De que maneira a desigualdade social impede as pessoas de ter acesso a alimentação? É necessário desenvolver melhor essa ideia.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 920

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Eduarda! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: 

COMPETÊNCIA 1: 

Linha 1: insira vírgula depois de 1900

Linha 1: insira vírgula depois de Rio de Janeiro 

Linha 7: a palavra “válido” exige acentuação 

Linha 7: a grafia correta da palavra é “governo”

Linha 8: insira vírgula depois de 1988

Linha 10: “direito a eles” sem crase, mas o mais adequado seria: direito dele

Linha 13: a palavra “gerência” exige acentuação

Linha 16: retire a vírgula depois de brasileiros 

Linha 21: a palavra “indivíduos” exige acentuação 

Linha 22: a palavra “influenciados” não necessita de acentuação  

COMPETÊNCIA 3: 

Desenvolvimento 1: Do que se trata exatamente essa baixa eficiência do governo? Exemplifique 

Por que a administração brasileira falha em assegurar a saúde? 

Por que as pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade são as mais afetadas? 

Percebe que você apresentou muitas informações mas não desenvolveu nenhuma? 

Lembre-se que todas as informações que você apresentar devem ser explicadas e exemplificadas. 

Desenvolvimento 2: Qual a base da sua argumentação? Lembre-se de apresentar dados/acontecimentos/notícias dentre outros que comprovem a sua argumentação.

COMPETÊNCIA 5: 

A sua proposta de intervenção não possui detalhamento. 

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 120 
Competência 4: 200
Competência 5: 160 

Nota: 840

Redação – Saneamento básico

Correção

Olá, Eduarda! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 8: insira vírgula depois de Revolução Industrial

Linha 12: “que não tem*” sem acentuação

Linha 17: a palavra “número” exige acentuação

Linha 17: “que não tem” sem acentuação

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 2: Com base no que você afirma que existe uma falta de concentração de esforços estatais no âmbito na problemática? Aponte dados/fatos/notícias/acontecimentos que exemplifiquem a sua opinião. 

COMPETÊNCIA 4: “mas parece indiferente no olhar dos âmbitos governamentais” é inadequado e não faz jus ao que você quis dizer, você pode substituí-la por alguma outra frase que traga mais valor de verdade 

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 120 
Competência 4: 160
Competência 5: 200

Nota: 840

Parabéns, você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!

Abraços e até a próxima!

Atividade 12 – Argumentação

Correção

O uso da palavra “onde” é inadequado, você pode substituir por “no qual, em que…” 

Você pode transcrever o trecho da 4 e 5 para: Através de planos governamentais, que não são capazes de atender toda a população necessitada.  

Nota: B

Atividade 11 – Redação

Correção

Nas linhas 12 e 13, seria interessante excluir o conectivo “dessa forma” seguido de ponto, pois assim fica entendido que você concluiu o raciocínio que você iniciou a partir do trecho anterior “uma vez que”, e a frase não ficaria truncada. O trecho “A forma que as pessoas negras se manifestam no mercado” ficou meio inadequado. E como você iniciou essa pauta do mercado, ela deve ser finalizada, e no decorrer do seu argumento ela não foi retomada e desenvolvida.  

Você deve usar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião e garantir nota máxima na competência 2. 

O seu parágrafo de conclusão deve conter propostas de resolução das problemáticas que você citar durante o seu texto. 

Competência 1: 140 
Competência 2: 100 
Competência 3: 120  
Competência 4: 200 
Competência 5: 120  

Nota: 680 

Atividade 08 – Redação

Correção

O uso do conector “No entanto” na linha 11 está incorreto, pois ele marca oposição entre dois argumentos.  

O parágrafo de conclusão do Enem exige uma proposta de intervenção completa para garantir os 200 pontos na Competência 5. No entanto, caso essa não seja suficiente para resolver a problemática que você apresentou no seu texto, é necessário que você faça duas para garantir o que exige a competência 3, e não perder pontos nela. Você apresentou duas propostas incompletas. 

Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo: 

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO. 
Quem deve executá-la? AGENTE. 
Como viabilizar essa proposta? MEIO. 
Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO 

Competência 1: 160 
Competência 2: 160 
Competência 3: 160 
Competência 4: 160 
Competência 5: 160 
Nota: 800

Atividade 07 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta o padrão exigido.  

Nota: A

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta o padrão exigido. 

Nota: A

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista

Nota: A

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Eduarda, você escolheu muito bem os seus argumentos e defendeu bem o seu ponto de vista.

Nota: A

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Eduarda, é possível perceber que você compreendeu muito bem as estruturas do parágrafo argumentativo na redação. Você argumentou bem e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, seria interessante que você exemplificasse de que maneira esse descaso governamental influencia no estigma associado às doenças mentais, esse detalhe fortaleceria ainda mais a sua argumentação.

 Nota: A

Atividade 02 – Introdução

Correção

Seria interessante fugir um pouco do padrão e utilizar a Constituição de maneira simplista, mas bem decorada, tentando desenvolver um pouco melhor e aproximando esse contexto do tema. Veja o exemplo:

“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado, [PROBLEMA 1 + PROBLEMA 2]”.

Eu evitaria o termo “escanteado” e preferiria uma construção do tipo: “Logo, a população brasileira é diariamente deixada à margem pelo governo, uma vez que a saúde pública é falha, sobretudo em relação à carência de profissionais adequados para atender as demandas, bem como à estrutura deficitária e sucateada das Unidades de Pronto Atendimento e hospitais de todo o território nacional”.

Essa reformulação torna a frase mais clara e assertiva.

Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt 

Nota: C+

Atividade 01 – Tese

Correção

Duda, no trecho “reconhecer a grande parcela”, na linha 03, não se deve utilizar crase. Lembre-se o verbo “reconhecer” é transitivo direto e não exige preposição.

O início de sua tese poderia ser um pouco mais formal, veja o exemplo já reajustado:

Assim, esse cenário evidencia o quanto tal realidade segredadora se apresenta como uma adversidade em relação à valorização de comunidades originárias, não somente devido à inércia estatal […].

Dicashttps://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab

Crase: https://youtu.be/aS-ZDEQTK5M?si=8EGuMhM0QhJAwJ3-

Nota: B-