Laura Lemos Chagas

Redação – Democratização do Esporte

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos, mas há alguns ajustes que podem ser feitos. Na competência 1, insira uma vírgula após “é notável que” na linha 4. Nas linhas 12, 13 e 14, o período é muito longo, então organize melhor as ideias, dividindo o período para dar mais clareza ao texto. Na linha 16, insira uma vírgula após “Ademais”. Na linha 20, utilize “às atividades” com crase, e retire a vírgula após “Ministério da Educação” na linha 27.

Na competência 4, a palavra “Onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos. Corrija seu uso se estiver sendo aplicado de forma inadequada.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 920

Redação – Insegurança alimentar

Correção

Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Na linha 2, a grafia correta da palavra é “analisar”. O texto foi bem estruturado, com clareza na argumentação e uso adequado dos recursos coesivos.

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 1000

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta bons argumentos, mas alguns ajustes podem ser feitos. Na competência 1, insira uma vírgula após “Entretanto” na linha 2. Na linha 14, a grafia correta é “incapacidade”. Na linha 15, isole o trecho “de maneira igualitária” entre vírgulas, e também isole “a toda população” entre vírgulas. Na linha 19, insira uma vírgula após “1904”. Na linha 27, insira uma vírgula após “Além disso”, e na linha 28, a palavra “órgãos” exige acento.

Na competência 3, seus argumentos são bons, mas é necessário desenvolvê-los mais. Além de apresentar informações que comprovem seus argumentos, é importante explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como são desafios para a saúde pública no Brasil e quais as consequências geradas.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 900

Redação – Evasão escolar

Correção

Olá, Laura! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

 “O analfabetismo funcional e* a incapacidade…. são* um problema

Linha 11: insira vírgula depois de desafios

Linha 24: insira vírgula depois de “Para isso”

Linha 24: insira vírgula depois de “Portanto”

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 960

Redação Exploração Trabalhista

Correção

O seu segundo parágrafo de argumentação ficou muito curto e pouco desenvolvido, seria interessante estender a argumentação evidenciando o que de fato acontece de qual maneira a população é afetada. 

A sua proposta de intervenção não possui detalhamento, que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que você faça o detalhamento do agente pois este fica mais evidente. 

Competência 1: 180  
Competência 2: 200 
Competência 3: 160  
Competência 4: 200 
Competência 5: 180  

Nota: 920

Redação Racismo Estrutural

Correção

Seu texto tem potencial, mas alguns ajustes podem torná-lo ainda mais claro e alinhado com os critérios de avaliação do Enem. Aqui estão algumas sugestões específicas para você:

Sugestões de Melhorias:

  1. Uso Adequado de Termos:
    • O termo “onde” deve ser usado para indicar lugares físicos. Quando se referir a situações ou contextos abstratos, prefira “em que” ou “no qual”.
    • Exemplo:
      • Antes: “…situação onde a desigualdade persiste…”
      • Depois: “…situação em que a desigualdade persiste…” ou “…situação na qual a desigualdade persiste…”
  2. Pontuação Correta:
    • Atenção ao uso da vírgula para garantir a clareza e a fluidez do texto. A vírgula não deve separar sujeitos e predicados, nem ser usada de forma que interrompa o fluxo natural da frase.
    • Exemplo:
      • Antes: “…a sociedade, ainda enfrenta desafios…”
      • Depois: “…a sociedade ainda enfrenta desafios…”
  3. Fundamentação com Repertórios Socioculturais:
    • Para garantir uma pontuação alta na competência 2, é essencial usar referências culturais, históricas, filosóficas ou científicas que sustentem sua argumentação. Isso demonstra domínio do tema e capacidade de relacionar o assunto a outros contextos.
    • Exemplo de Repertório Sociocultural:
      • Filósofos e Teóricos: “De acordo com Michel Foucault, o poder está presente em todas as relações sociais, influenciando comportamentos e perpetuando desigualdades estruturais.”
      • Eventos Históricos: “O legado da escravidão no Brasil ainda reverbera nas relações sociais e econômicas contemporâneas, contribuindo para as desigualdades raciais, como discutido por Gilberto Freyre em ‘Casa Grande e Senzala’.”
      • Documentos e Relatórios: “Conforme relatado pela ONU, políticas afirmativas são essenciais para corrigir injustiças históricas e promover a igualdade.”


Exemplo de Trecho Reescrito:

Antes: “…situação onde a desigualdade persiste, a sociedade, ainda enfrenta desafios para assegurar a equidade.”

Depois: “…situação em que a desigualdade persiste, a sociedade ainda enfrenta desafios significativos para assegurar a equidade. Como observa o sociólogo Florestan Fernandes, as disparidades sociais no Brasil estão profundamente enraizadas em seu passado colonial e necessitam de políticas robustas para serem superadas.”

Dicas para Aprimorar:

  • Utilize Conectores de Ideias:
    • Conectores como “além disso”, “portanto”, “por outro lado” e “consequentemente” ajudam a organizar o texto e guiar o leitor através de sua argumentação de forma lógica e coesa.
  • Desenvolva a Argumentação:
    • Cada parágrafo de desenvolvimento deve explorar um aspecto específico do tema, apresentando uma afirmação clara, fundamentada com exemplos e repertórios, e seguida por uma análise que mostre sua relevância.
    • Estrutura sugerida para parágrafos de desenvolvimento:
      • Tópico Frasal: Introduza o ponto principal do parágrafo.
      • Fundamentação: Utilize repertórios socioculturais para apoiar sua argumentação.
      • Exemplificação: Dê exemplos concretos ou dados que ilustrem seu ponto.
      • Análise e Fechamento: Conecte a argumentação ao tema geral da redação e prepare a transição para o próximo parágrafo.
  • Refine a Proposta de Intervenção:
    • Certifique-se de que sua proposta de intervenção esteja completa, com os cinco elementos essenciais: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.
    • Exemplo:
      • Agente: Ministério da Educação
      • Ação: Deve implementar programas de capacitação
      • Meio/Modo: Através de cursos gratuitos online
      • Finalidade: Para promover a inclusão digital
      • Detalhamento: Utilizando plataformas acessíveis para pessoas de baixa renda.


Competência 1: 180
Competência 2: 140
Competência 3: 180  
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 900 

Atividade 10 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho, no entanto, a sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

  • iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);
  • isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. 

 

Competência 1: 180  
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 160  

Nota: 940 

Atividade 09 – Redação

Correção

Seu texto traz bons pontos de discussão, mas precisa alinhar mais diretamente a argumentação com o tema proposto, que é focado nos desafios e soluções para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a estrutura da argumentação e o detalhamento na proposta de intervenção podem ser aprimorados para tornar seu texto mais robusto e claro.

Desenvolvimento dos Argumentos:

  1. Foco nos Problemas do SUS:
    • Desenvolvimento 2: A abordagem que você tomou sobre a desigualdade no acesso à saúde é válida, mas deve ser mais diretamente relacionada aos desafios específicos que o SUS enfrenta e que o impedem de atender adequadamente a população menos favorecida. Você mencionou que a classe mais favorecida pode pagar por um tratamento de qualidade, enquanto a menos favorecida recorre ao SUS. Para fortalecer a argumentação, seria mais efetivo discutir questões como a falta de financiamento, a escassez de profissionais de saúde, a má gestão de recursos e a infraestrutura inadequada. Desta forma, você foca diretamente nos obstáculos que precisam ser superados para fortalecer o SUS.

  2. Sugestão:
    • “Embora a classe mais favorecida tenha acesso a tratamentos privados de alta qualidade, o SUS enfrenta problemas crônicos como subfinanciamento, falta de profissionais e gestão ineficiente, que dificultam a oferta de um atendimento adequado e universal. Esses problemas estruturais criam barreiras que precisam ser abordadas para garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua classe social, possam receber cuidados de saúde de qualidade.”

  3. Relevância do Tamanho da Letra:
    • Espaço para Argumentação: Usar uma fonte menor pode permitir que você expanda seus argumentos de forma mais completa. Certifique-se de que a argumentação seja bem desenvolvida e que cada ponto seja claramente explicado e relacionado ao tema.

Proposta de Intervenção:

A sua proposta de intervenção precisa de mais detalhamento. Para garantir que todos os elementos exigidos estejam presentes (ação, agente, meio, objetivo e detalhamento), use as seguintes técnicas:

  • Pronome Relativo: Iniciar com pronomes como “o qual”, “a qual”, “os quais” ou “as quais” pode ajudar a introduzir explicações adicionais de forma clara.
  • Isolamento com Travessões ou Vírgulas: Destacar informações importantes com travessões ou vírgulas torna o detalhamento mais evidente.

Competência 1: 160 
Competência 2: 160 
Competência 3: 140 
Competência 4: 180 
Competência 5: 160 

Nota: 800 

Atividade 08 – Redação

Correção

Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);

Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. 

Veja esse exemplo de detalhamento do agente que você escolheu para a sua primeira proposta: 

“Portanto, é indispensável que o Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – em parceria…’ 

Competência 1: 160 

Competência 2: 200 

Competência 3: 160 

Competência 4: 160 

Competência 5: 160 

Nota: 840 

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos exigidos: Agente, ação, meio, objetivo e detalhamento. 

Nota: A

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.

Nota: A

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Laura, seu texto apresenta uma argumentação sólida e bem estruturada, o que facilita a compreensão do seu ponto de vista. Sua capacidade de expressar suas ideias de forma clara e concisa é notável, tornando a leitura do seu texto bastante fluida.

Nota: A

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Laura, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender. 

Nota: A+

Atividade 02 – Introdução

Correção

Laura, atenção com o uso da crase em “acesso equitativo a todos”. Nunca utilize crase se a palavra posterior for masculina ou um verbo.

No final da sua introdução, ao mencionar a negligência estatal, talvez fosse possível acrescentar algum elemento relacionado ao tema. Mas, tirando esses pequenos detalhes, sua introdução, embora simples, tem todos os elementos fundamentais. Parabéns!

Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ 

Nota: A-

Atividade 01 – Tese

Correção

No geral sua introdução é simples, mas possui todos os elementos fundamentais, fato que a torna efetiva para a produção de um bom texto.

Laura, lembre-se de utilizar vírgulas para separar os apostos explicativos – linha 03;

                No entanto observamos que, no território brasileiro, a exaltação […].

Utilize também vírgula após o conectivo que inicia uma nova frase (linha 05) – “Nesse contexto,”.

Nota: A-

Dicashttps://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab