Correção
A sua redação está bem organizada, mas há ajustes a serem feitos. Na competência 1, use “e à promoção” com crase na linha 8, utilize “dos hábitos e das relações” para manter o paralelismo na linha 11, e a grafia correta é “inverossímil” na linha 13.
Na competência 3, embora os argumentos sejam fortes, falta explicar detalhadamente como a indiferença em relação à fiscalização afeta a dependência química e como esses aspectos são desafios para enfrentar a banalização do consumo de drogas.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 980
Correção
Olá! Tudo bem com você? Espero que sim!! =) Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Competência 1: Linha 5: “acesso a exercícios” sem crase. Linha 6: “somada aos altos custos”. Linha 8: “escassez de programas esportivos organizados e de treinadores”. Linha 15: a palavra “vulnerabilidade” não necessita de acentuação. Linha 18: “longa-metragem” com hífen. Linha 24: “acesso à prática”. Linha 25: “estímulo à prática”. Competência 3: Desenvolvimento 1: Para uma argumentação mais completa, é preciso explicar por quais motivos esses problemas ocorrem; o que os órgãos públicos deveriam fazer, mas não fazem? Desenvolvimento 2: Por que a conjuntura hodierna não oferece isso? De que maneira isso se manifesta na prática?
Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 160;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 920.
Correção
Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Na linha 12, utilize “a desnutrição e o bem-estar”. Na linha 24, “deixada à margem” exige crase. Utilize crase em “relacionadas à renda básica” nas linhas 26 e 12. Amplie a explicação sobre como a inércia governamental se manifesta na prática e explique com mais clareza o porquê essas pessoas são deixadas à margem da comunidade. Relacione isso à questão da insegurança alimentar no Brasil.
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 940
Correção
Olá, Lívia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 10 : “e a falta”
Linha 14: insira vírgula depois de risco
Linha 19: “e de pobreza”
Linha 21: “do atendimento e da orientação”
Linha 23: a palavra “órgão” exige acentuação
Linha 26: “a saúde e o bem-estar”
Linha 26: “ao ensino e a entrada”
COMPETÊNCIA 3:
Desenvolvimento 1: a base do seu argumento nesse parágrafo é a obra que você escolheu para exemplificar a problemática, dessa forma, relacione melhor, de maneira clara, a obra com a questão da evasão escolar
Desenvolvimento 2: neste parágrafo, em nenhum momento você relacionou as informações apresentadas com a questão da evasão escolar, o que gera uma falha grave de projeto de texto
A argumentação da sua redação está ótima, mas infelizmente não se trata do tema proposto: a evasão escolar.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Olá, Lívia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: insira vírgula depois de 1988
Linha 1: insira vírgula depois de políticos
Linha 7: insira vírgula depois de Oswaldo Cruz
Linha 8: insira vírgula depois de Rio de Janeiro
Linha 15: insira vírgula depois de 1988
Linha 17: insira vírgula depois de Covid-19
Linha 22: insira vírgula depois de vacinação
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Olá, Lívia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linhas 5 e 6: “ausência de tecnologias, de áreas e de conhecimento para agricultura”
Linha 19: insira vírgula de global
Linha 17: insira vírgula depois de 2017
Linha 24: insira vírgula depois de investimentos
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Competência 1:
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro.
Nota: 200
Competência 2:
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 200
Competência 3:
Não ficou claro no seu texto quais seriam as questões fundamentais que afetam os brasileiros, exemplifique-as.
Nota: 180
Competência 4:
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nota: 200
Competência 5:
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 200
Total: 980
Correção
Lívia, a sua redação está impecável, no entanto, assim como ocorreria no Enem, será desconsiderada a parte do texto que ultrapassou as 30 linhas. Dessa forma, já que a competência 5 exige somente uma proposta completa, que você atendeu dentro do limite, você receberá nota máxima. Mas perderá na competência 3, já que somente uma proposta não foi suficiente para resolução de toda problemática que você citou.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
É necessário que você desenvolva as duas abordagens que você mencionou na sua introdução, que foram: inércia governamental e estigmas e preconceitos associados aos moradores de rua, para que dessa forma garanta o que é exigido na competência 3 e apresente um bom projeto de texto, nos seus parágrafos de desenvolvimento você não dissertou sobre o estigma e preconceito. Atenta-se ao tema da redação, que é: os desafios para reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil. Com isso, faça o exercício de perguntas para analisar esse tema:
Quais são os desafios que impedem que essas pessoas sejam inseridas no âmbito econômico do país? Quais são as causas e consequências desses desafios? De que maneira esses desafios podem ser superados?
Essas reflexões te ajudarão a construir uma boa base de argumentação e uma proposta de intervenção coerente. Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos).
Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento da sua segunda proposta de intervenção:
“Por fim, cabe ao Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – em debate com a mídia…’
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 880
Correção
Claudia, você escolheu bem os argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. Mas, seria interessante você problematizar melhor o seu desenvolvimento 2 na argumentação de causa, exemplificando que as escolas não possuem essa estrutura adequada, pois da forma que você colocou fez que ocorresse um erro de estrutura sintática, já que o termo educação não está em concordância com o trecho “não possuem estrutura adequada e aulas direcionadas”.
Nota: A
Correção
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais)
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua proposta: “Portanto, é de caráter extremamente importante que o Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – …”
NOTA: A
Correção
Sua introdução está impecável, sobretudo os elementos que unem o contexto à tese. A única alteração necessária é a crase incorreta na linha 07 “aptos a essa função”. Nunca utilize crase antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe); antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.
Nota: A+
Correção
Lívia, sua introdução tem todos elementos bem definidos. A sentença que une o contexto à tese também é bem construída. Entretanto, por uma questão de estilo eu faria a seguinte mudança na linha 03:
“[…] há a prevalência de severas adversidades que impedem o reconhecimento[…]”.
A tese está impecável. Parabéns.
Nota: A+