Lívia Soares Ferreira

Redação – Insegurança Alimentar

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos, mas alguns pontos precisam ser aprimorados. Na competência 1, insira uma vírgula após “Desse modo” na linha 10. Na linha 11, utilize “que proporcionem o acesso”, que é mais adequado, e “a todo tipo” sem crase. Na linha 16, a palavra “destruídos” exige acentuação.

Na competência 3, é necessário desenvolver e aprofundar os seus argumentos, explicando os motivos pelos quais os problemas ocorrem e como eles se tornam desafios na sociedade brasileira, além das consequências geradas. Também seria útil incluir informações, como dados estatísticos ou citações, para comprovar os seus argumentos.

Na competência 4, é preciso iniciar ao menos dois parágrafos com elementos coesivos apropriados. “Primeiramente” e “em segunda mão” não contam como elementos coesivos adequados. Apenas o uso de “portanto” foi considerado, o que limitou sua pontuação nessa competência.

Na competência 5, a proposta precisa ser reformulada para que todos os elementos estejam claros. Um exemplo seria: “Portanto, é preciso que o governo (responsável pelo bem-estar de todos) crie medidas para proporcionar o acesso dos cidadãos à prática esportiva, seja através do aumento da segurança nos campos para esportes como futebol ou vôlei, reformando-os, seja através da criação de projetos que permitam o acesso de todos os cidadãos aos locais, com os itens necessários para praticar o esporte escolhido, com a finalidade de democratizar a prática de esportes“. Essa reformulação destaca todos os elementos e adiciona mais detalhamento à sua proposta.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Nota: 800

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos, mas há aspectos que podem ser melhorados. Na competência 1, na linha 12, utilize “autenticar”. Na linha 13, ajuste para “é importante citar que o governo negligencia”, e na linha 15, utilize “além de não conseguir”. Na linha 21, use “obrigação à saúde” com crase.

Na competência 3, seus argumentos são bons, mas precisam de um desenvolvimento maior. Além de apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como são desafios para a saúde pública no Brasil, e quais são as consequências geradas. Para fortalecer sua argumentação, tente incluir definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade.

Na competência 4, é importante apresentar mais elementos coesivos no início dos parágrafos e ao longo do texto de forma que sua presença seja expressiva, garantindo uma melhor coesão textual.

Na competência 5, a sua proposta de intervenção não possui a estrutura completa exigida. Foram considerados apenas os elementos agente, meio/modo e finalidade, faltando a ação e o detalhamento necessários para uma proposta clara e viável.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 120
Nota: 760

Redação – A importância da agricultura familiar no Brasil

Correção

Olá, Lívia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos!

A sua proposta de intervenção deve conter: AÇÃO+AGENTE+MEIO/MODO+FINALIDADE+DETALHAMENTO para que você garanta a pontuação máxima na competência 3 e 5.

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 80

Nota: 820 

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Lívia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos!

A sua proposta de intervenção deve conter: AÇÃO+AGENTE+MEIO/MODO+FINALIDADE+DETALHAMENTO para que você garanta a pontuação máxima na competência 3 e 5

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 120

Nota: 860

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Substitua a expressão “acaba tendo” por “e a vista disso, faz –se necessário dividir…”. Evite o uso de gerúndio para garantir formalidade no seu texto. 

Utilize repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião e garantir pontuação máxima na competência 2. 

Nota: B

Atividade 09 – Redação

Correção

A escolha do conector “Por fim” na linha 16 é inadequada, pois não estabelece uma transição suave entre as ideias. Para alcançar uma pontuação mais alta no Enem, é fundamental seguir as diretrizes de redação, incluindo coesão e coerência. Sugiro que você explore uma variedade maior de conectores, como “Dessa forma”, “Assim”, “Consequentemente”, que ajudarão a criar uma progressão lógica entre seus argumentos.

Apesar de apresentar boas ideias, seu texto precisa atender mais de perto aos critérios de avaliação. Procure revisar sua redação para corrigir eventuais erros de gramática, ortografia e pontuação, que podem prejudicar a clareza e a compreensão do texto. Além disso, busque desenvolver argumentos mais detalhados e bem fundamentados, utilizando exemplos e dados concretos sempre que possível.

Quanto às propostas de intervenção, é crucial que pelo menos uma delas esteja completa, contendo: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO. Isso proporcionará uma abordagem mais robusta e detalhada da problemática discutida em seu texto. Recomendo também a leitura de redações nota 1000 para compreender melhor as características de textos bem-sucedidos e se inspirar em diferentes abordagens e estilos de escrita.

Competência 1: 160  
Competência 2: 160
Competência 3: 140 
Competência 4: 160 
Competência 5: 140 

Nota: 760

Atividade 08 – Redação

Correção

Atenta-se ao tema da redação, que é: os desafios para reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil. Com isso, faça o exercício de perguntas para analisar esse tema:

Quais são os desafios que impedem que essas pessoas sejam inseridas no âmbito econômico do país? Quais são as causas e consequências desses desafios? De que maneira esses desafios podem ser superados? O foco são as pessoas em situação de rua. 

No seu desenvolvimento você deve discorrer qual é a problemática do tema e não apresentar uma proposta de solução, como ocorreu no seu desenvolvimento 2, isso deve ser feito apenas na conclusão. O seu parágrafo de conclusão não apresenta a estrutura exigida.  

ARGUMENTAÇÃO: https://youtu.be/FvdZoaBROEM?si=eDWOfwVlY-mR2aib
CONCLUSÃO: https://www.youtube.com/live/r5tLmPWYeSg?si=1k059JsWhg0q3vCb 

Competência 1: 120 

Competência 2: 80 

Competência 3: 80 

Competência 4: 80 

Competência 5: 80 

Nota: 440 

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Maria, para aprimorar sua proposta de intervenção, sugiro que organize seu parágrafo seguindo o padrão AGENTE + AÇÃO + COMO/MÉTODO + OBJETIVO. Durante a escrita, faça o exercício de responder a algumas perguntas:

  • O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? (AÇÃO).
  • Quem deve executá-la? (AGENTE).
  • Como viabilizar essa proposta? (MEIO).
  • Qual efeito ela pode alcançar? (OBJETIVO).

Isso ajudará a tornar sua proposta mais clara e estruturada, contribuindo para uma melhor avaliação do seu texto.

Nota: B+

Atividade 06 – Conclusão

Correção

Lívia, a sua proposta de intervenção deve ser reformulada para que fique claro que se trata de uma proposta de resolução da problemática e não apenas uma manifestação de desejo, como por exemplo, na última linha você diz que se for ensinado que a distribuição de terras tradicionais é algo errado, é possível aumentar a valorização desses povos, mas você precisa argumentar que se deve ensinar que a destruição de terras é algo errado para que esses povos sejam valorizados. Sugiro que escreva nessa ordem: AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO. Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo: 

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO. 

Quem deve executá-la? AGENTE. 

Como viabilizar essa proposta? MEIO. 

Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO.  

NOTA:

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Lara, você escolheu bem os seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.

No entanto, o seu texto apresenta alguns desvios que devem ser corrigidos.

Você deve utilizar, obrigatoriamente, pelo menos 2 conectores no seu texto. O texto dissertativo argumentativo exige alguns aspectos padronizados que não estão presentes no seu texto. Organize o seu texto em 4 parágrafos: Introdução, Desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e a conclusão que já está sugerida na atividade.

Sugiro que faça a escrita de cada parágrafo por partes, explicando inicialmente o que acontece, depois o porquê acontece, e por fim, explicar as consequências. E o seu repertório sociocultural deve ser utilizado e desenvolvido de maneira produtiva e coerente com a problemática do tema.

Nota: B

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Lívia, todo tema de redação do Enem é um contraste entre quais deveriam ser os direitos do cidadão e quais são os descumprimentos. Diante disso, é imprescindível que durante a escrita do seu desenvolvimento você problematize a situação. Você pode continuar deixando claro os pontos positivos, se quiser, mas é necessário que você faça um contraste com os negativos.

Alguns modelos que você pode utilizar para escrita do seu parágrafo de argumentação:

  • Contraste entre: avanços e desafios;
  • Contraste entre: abordagem positiva e abordagem negativa;
  • Causas e consequências.

 

Seria interessante, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” “por quê?” (fundamento), “e daí” (conclusão).

Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=MOQWzyZ8Daoh7rrC  

Nota: B-

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Lívia, você deixou claro o seu ponto de vista no seu parágrafo. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião. Também é preciso organizar melhoras as palavras para garantir a fluidez na leitura e a visão clara de suas ideias, algumas linhas do seu texto ficaram confusas. 

Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).

Justaposição: https://youtu.be/Sgm7NW2-sNw?si=OPPvpEFmWH-Tpvr_ 

Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu

Essas correções ajudarão ainda mais a aprimorar a qualidade de sua redação.

 Nota: B-

Atividade 02 – Introdução

Correção

Lívia, na primeira linha, após “[…] 1988, artigo 196…” não utilize ponto final. Prefira formalizar mais a linguagem, por exemplo na linha 02 – “Entretanto, não é possível notar os efeitos da aplicação daquilo que é proposto constitucionalmente…”

No final da sua introdução, você parece apontar aquilo que deve ser feito e não a carência dos problemas que devem ser apresentados. Então, seria interessante reescrever as linhas finais de sua introdução. Veja o exemplo:

“Considerando esses fatores, é evidente o quanto o Estado é incapaz de garantir aos cidadãos brasileiros o direito à manutenção da vida, sobretudo devido à ausência de infraestrutura nas instituições de saúde pública, bem como à carência de profissionais qualificados nas mais diversas regiões do Brasil.”

Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt

Nota: B-

Atividade 01 – Tese

Correção

Olá Lívia, analisei sua introdução e identifiquei alguns pontos que podem ser aprimorados para fortalecer a argumentação e a clareza do seu texto. Extensão: a introdução é um pouco curta e poderia ser expandida para fornecer mais detalhes sobre o contexto e a tese.

Abrangência da tese: o foco na comunidade indígena é interessante, mas seria enriquecedor ampliar a tese para abranger todos os povos tradicionais e originários do Brasil, de acordo com o tema proposto.

Nota: B+

Dicashttps://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab