Luís Eduardo Maia

Redação – Drogas Lícitas

Correção

A sua redação está bem organizada, com argumentos relevantes, mas alguns pontos precisam de atenção. Na competência 1, isole o trecho “em boa parte” entre vírgulas na linha 14 e utilize “prejudiciais à saúde” com crase na linha 24.

Na competência 3, tanto no desenvolvimento 1 quanto no desenvolvimento 2, é necessário explicar como o tema abordado se torna um desafio para o enfrentamento da banalização do consumo de drogas ilícitas.

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940

Redação – Democratização do Esporte

Correção

Competência 1: 200;
Competência 2: 200;
Competência 3: 200;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 1000.

Redação – Insegurança Alimentar

Correção

Competência 1: Linha 23: “que não suprem as necessidades básicas.” Linha 23: insira vírgula depois de “básicas.” Linha 24: “grande massa vive com fome frequentemente, por possuir empregos insalubres, com débeis salários que não suprem as necessidades básicas, como comida para si própria e sua família” no singular para concordar com “grande massa.” Linha 29: “realizarem campanhas” no plural para concordar com as emissoras.

Competência 3: Você apresentou ótimos argumentos, mas infelizmente eles não atenderam toda a frase temática, uma vez que você mencionou a ideia de “medidas” apenas em um momento do texto.

Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 160;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 920.

Redação – População em situação de rua

Correção

Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Na linha 3, use “direito à moradia” com crase. Na linha 14, também é necessário o uso de crase em “direito à residência”. Retire a vírgula após “residência” na mesma linha. Utilize crase em “devido à falta” na linha 14 e retire a vírgula após “nação” na linha 21. Na linha 22, novamente, crase em “acesso à moradia”. A palavra “órgão” precisa de acento na linha 26. No desenvolvimento, aprofunde a relação entre a obra Capitães da Areia e o tema da redação, explicando como os problemas apresentados no texto afetam a reinserção socioeconômica dessas pessoas.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 920

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Luis, tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorado

Competência 1:

Linha 25: a palavra “órgão” exige acentuação 

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 1000

Redação – Saneamento básico

Correção

Olá, Luis, tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos!

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 1000

Redação – Exploração trabalhista

Correção

Olá, Luís! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos!

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 1000

Redação – Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil

Correção

Olá, Luís! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

Linha 8: isole o nome do escritor entre vírgulas

Linha 13: retire a vírgula depois de bem como 

Linha 14: retire a vírgula depois de necessário

Linha 21: retire a vírgula depois de trabalho

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 960

Atividade 13 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho  

Competência 1: 200  
Competência 2: 200 
Competência 3: 200
C
ompetência 4: 200 
Competência 5: 200

Total: 1000

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Você fez um ótimo trabalho 

Nota: A

Atividade 11 – Redação

Correção

Evite o uso do termo “onde” ele deve ser usado apenas para se referir a lugares físicos, você pode substituí-lo por “em que, no qual…”.

Competência 1: 200 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200

Nota: 1000

Atividade 09 – Redação

Correção

Luís Eduardo, um ponto importante a considerar é que a medicina preventiva se concentra na promoção da saúde, não na recuperação. Além disso, é essencial prestar atenção ao uso correto da vírgula em sua redação, pois isso pode impactar a clareza e a fluidez do texto. Sugiro revisar sua pontuação para garantir uma comunicação mais eficaz. E continue praticando, lendo mais redações nota 1000 para aprimorar suas habilidades de escrita.

Competência 1: 140  
Competência 2: 200 
Competência 3: 180  
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 920

Atividade 08 – Redação

Correção

O uso dos termos “os mesmos” e “a mesma” é incorreto, você pode substituir por simplesmente “ela dispõe” e por “essas pessoas possam ter”. Os demais elementos do textos estão muito bem construídos. Sucesso e bons estudos.

Dica de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=21GyFKND6dk&ab_channel=ProfessorNoslen 

Competência 1: 180 
Competência 2: 200
Competência 3: 200 
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 960

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Na linha 2, o correto seria “vise” para concordar com “a política”. No mais, parabéns, a sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. 

Nota:

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais) 

Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. 

Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua proposta: “O Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – …” 

NOTA:

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.

Nota: A

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Luís, sua argumentação foi bastante eficaz, conseguindo transmitir seu ponto de vista de forma clara e objetiva. Você abordou os principais pontos do tema de maneira coerente, o que demonstra um bom entendimento da questão em discussão

Nota: A

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Luís, na sua argumentação faltou você desenvolver melhor a sua opinião inicial de que o Estado é um colaborador para a problemática do tema.

Nota: B

Atividade 02 – Introdução

Correção

Luiz, na linha 3 você menciona o acesso do povo ao SUS. Talvez fosse mais interessante formalizar um pouco mais a linguagem, preferindo uma sentença do tipo “formas de assegurar o acesso verdadeiramente amplo e democrático da população ao Sistema Único de Saúde”. Na linha 4, após o verbo “deve”, você utilizou a vírgula de forma incorreta. Lembre-se de jamais separar o sujeito do verbo em suas orações.

Nota: A-

Atividade 01 – Tese

Correção

Luís Eduardo, atenção para a concordância verbal na frase “existe várias adversidades – linha 3”. O verbo “existir” é impessoal, portanto, o correto seria “Existem várias adversidades que impedem o reconhecimento de novos povos e comunidades tradicionais”.

Na linha 4, o uso de vírgulas está inadequado e algumas alterações seriam interessantes.

“devido, muitas vezes, a preconceitos, estigmas e estereótipos por parte da população, e também (devido – subentendido) à falta de políticas públicas, por parte do Estado, direcionadas a projetos culturais para inclusão de tais minorias comunitárias na sociedade.

Nota: A-

Dicashttps://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab