Correção
Olá, Manuela, tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 5: insira vírgula depois de brasileira
Linha 10: “possui maior infraestrutura”
COMPETÊNCIA 3:
Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas. Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade.
COMPETÊNCIA 5:
Primeira proposta: Contém agente, ação e finalidade, faltou meio/modo detalhamento
Segunda proposta: Agente, ação, detalhamento da ação e finalidade, não possui meio/modo
Lembre-se que o trecho: em parceria com plataformas de mídia, não é um detalhamento e sim um segundo agente.
Será considerada a proposta mais completa para a avaliação
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 920
Correção
Olá, Manuela! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 6: insira vírgula depois de internas
Linha 8: se manifesta*
Linha 18: isole o trecho “de maneira impactante” entre vírgulas
COMPETÊNCIA 3:
Desenvolvimento 1: Você não relacionou a argumentação desse parágrafo com a questão da evasão escolar, o que significa uma falha no seu projeto de texto
COMPETÊNCIA 4:
a palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
Olá, Manuela! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 16: insira vírgula depois de “sociedade civil”
Linha 17: retire a vírgula depois de “assim como”
Linha 24: insira vírgula depois de “investimentos”
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 980
Correção
Você fez um ótimo trabalho, sendo necessário apenas corrigir o final da linha 24, pois o texto dissertativo argumentativo não permite o uso da primeira pessoa. Dessa forma, o correto seria: “vasto repertório de informação que ela proporciona.”
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 1000
Correção
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais)
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua proposta: “O Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – …”
NOTA: A
Correção
Manu, para melhor coesão dos elementos da sua introdução, talvez fosse interessante, na linha 2, após a palavra “mundo”, colocar um ponto final para melhor organizar a sentença. Você menciona a falta de profissionais capacitados, “somada à grande parte da estrutura pública”. Perceba que o termo “somada” deve estar no feminino e, na sequência, deve-se utilizar crase.
Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ
Nota: A-
Correção
Manu, lembre-se de utilizar uma vírgula após o conectivo (linha 02 – Entretanto,); Seria interessante, também, evitar a repetição do termo “descaso” – linhas 02 e 06. A parte final da sua tese, talvez pudesse ser mais forte, veja:
[…]valorização dessas comunidades, e ao preconceito e estigma cristalizado em grande parte da população que não reconhece os devidos valores socioculturais das minorias comunitárias do Brasil.
Nota: A-