Manuela Diniz

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Manuela, tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: 

Linha 5: insira vírgula depois de brasileira

Linha 10: “possui maior infraestrutura”

COMPETÊNCIA 3: 

Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas. Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade.

COMPETÊNCIA 5:

Primeira proposta: Contém agente, ação e finalidade, faltou meio/modo detalhamento

Segunda proposta: Agente, ação, detalhamento da ação e finalidade, não possui meio/modo

Lembre-se que o trecho: em parceria com plataformas de mídia, não é um detalhamento e sim um segundo agente.

Será considerada a proposta mais completa para a avaliação  

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160

Nota: 920

Redação – Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil

Correção

Olá, Manuela! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 6: insira vírgula depois de internas

Linha 8: se manifesta*

Linha 18: isole o trecho “de maneira impactante” entre vírgulas

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 1: Você não relacionou a argumentação desse parágrafo com a questão da evasão escolar, o que significa uma falha no seu projeto de texto

COMPETÊNCIA 4:

a palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.

Competência 1: 180 
Competência 2: 200
Competência 3: 160 
Competência 4: 180 
Competência 5: 200

Nota: 920

Redação – Exploração Trabalhista

Correção

Olá, Manuela! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 16: insira vírgula depois de “sociedade civil”

Linha 17: retire a vírgula depois de “assim como”

Linha 24: insira vírgula depois de “investimentos”

Competência 1: 180 
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 980

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Você fez um ótimo trabalho. 

Nota: A

Atividade 11 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho  

Competência 1: 200 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 1000

Redação Inclusão Digital

Correção

Você fez um ótimo trabalho, sendo necessário apenas corrigir o final da linha 24, pois o texto dissertativo argumentativo não permite o uso da primeira pessoa. Dessa forma, o correto seria: “vasto repertório de informação que ela proporciona.” 

Competência 1: 200 
Competência 2: 200
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 1000

Atividade 08 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho.  

Competência 1: 200 
Competência 2: 200 
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 1000

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Parabéns, a sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos. 

Nota:

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais) 

Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. 

Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua proposta: “O Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – …” 

NOTA:

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.

Nota: A

Atividade 02 – Introdução

Correção

Manu, para melhor coesão dos elementos da sua introdução, talvez fosse interessante, na linha 2, após a palavra “mundo”, colocar um ponto final para melhor organizar a sentença. Você menciona a falta de profissionais capacitados, “somada à grande parte da estrutura pública”. Perceba que o termo “somada” deve estar no feminino e, na sequência, deve-se utilizar crase.

Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ 

Nota: A-

Atividade 01 – Tese

Correção

Manu, lembre-se de utilizar uma vírgula após o conectivo (linha 02 – Entretanto,); Seria interessante, também, evitar a repetição do termo “descaso” – linhas 02 e 06. A parte final da sua tese, talvez pudesse ser mais forte, veja:

[…]valorização dessas comunidades, e ao preconceito e estigma cristalizado em grande parte da população que não reconhece os devidos valores socioculturais das minorias comunitárias do Brasil.

Nota: A-