Correção
A sua redação está bem escrita e com bons argumentos, mas alguns pontos podem ser melhorados. Na competência 1, insira uma vírgula após “cardíacos” na linha 13. Na linha 16, ajuste para “que a restrição”, incluindo o “que” faltante. A grafia correta é “através” na linha 24 e “conscientizar” na linha 25.
Na competência 3, na introdução, seria mais coerente usar dados percentuais de consumo. No desenvolvimento 1, explique por que a informação não chega a todos e quem é o responsável por isso. No desenvolvimento 2, questione por que a fiscalização não ocorre de maneira rigorosa e quem é o responsável.
Na competência 5, inclua detalhamento na proposta de intervenção para torná-la mais clara.
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 940
Correção
A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos, mas há alguns ajustes a serem feitos. Na competência 1, na linha 2, utilize “o direito à saúde e ao lazer” com crase. Na linha 3, insira uma vírgula após “lazer”. Na linha 4, ajuste para “não apenas lazer, mas também”, que é mais adequado. Na linha 8, use “dificulta” no singular para concordar com “a falta”, e reformule para “falta de infraestrutura e de recursos”. Na linha 10, isole o trecho “na maioria das vezes” entre vírgulas. A grafia correta de “ausência” deve ser usada na linha 16. Na linha 20, utilize “disponibiliza” no presente do indicativo, e na linha 23, “através de auxílios” é mais adequado.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
Competência 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento/aprofundamento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios/problemas na sociedade brasileira, além das consequências geradas. Competência 5: Sua proposta não possui meio/modo e nem detalhamento.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 960
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1: Linha 12: a palavra “resistência” exige acentuação; Linha 13: a grafia correta da palavra é “analisar; Linha 19: se manifestarem; Linha 13: “acesso às vacinas”
Desenvolvimento 1: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas. Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade.
Desenvolvimento 2: Esclareça do que se trata essa omissão estatal e explique o porque somente uma parcela da população consegue acessar a vacinação.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 880
Correção
Marcela, parabéns pelo seu trabalho! Só uma observação: dê uma atenção especial à ortografia e faça uma revisão rápida antes de transcrever o texto. Isso garantirá que sua redação tenha uma apresentação impecável e transmita sua mensagem de forma mais clara e profissional. Continue assim!
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
No seu desenvolvimento 1 você não argumentou de forma a colocar como foco as pessoas em situação de rua, que é o proposto e exigido pelo tema. Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos)
Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento da sua segunda proposta de intervenção:
“Somado a isso, cabe ao Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – a responsabilidade…”
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3:120
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 800
Correção
É necessário que você especifique “como/ por meio de que” a ação que você propôs pode ser viabilizada. Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo:
O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO.
Quem deve executá-la? AGENTE.
Como viabilizar essa proposta? MEIO.
Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO
NOTA: B+
Correção
Marcela Guimarães, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião.
Essa correção ajudará a aprimorar ainda mais a qualidade da sua redação.
Nota: B+
Correção
Marcela, sua contextualização, embora simples, funciona bem e, em especial, os elementos que unem o contexto à tese estão muito bem desenvolvidos. No entanto, seria interessante evitar a repetição do trecho “acesso à saúde”, que ocorre na linha 1 e na linha 4. Além disso, na linha 5, a crase está ausente em “devido à desigualdade social”.
Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ
Nota: A-
Correção
Marcela, sua introdução possui todos os elementos fundamentais e funciona muito bem em relação à construção de uma boa redação. Entretanto, sugiro pequenas mudanças: na linha 06, o termo “à deriva” talvez pudesse ser substituído por “à margem”; a palavra “conscientização” está grafada de forma incorreta. Por uma questão de estilo eu substituiria o termo “asseguração (linha 08)” por “a garantia de direitos básicos de tais minorias comunitárias”.
Nota: A-