Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 1: “O curta-metragem” é mais adequado para concordar com “reflete”. COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento/aprofundamento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios/problemas na sociedade brasileira, além das consequências geradas. COMPETÊNCIA 5: Não está claro por qual meio/modo a sua proposta será viabilizada.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 900
Correção
Olá, Maria, tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 10: “são frequentemente presenciados”
Linha 13: “tem” sem acentuação
Linha 13: talvez “refletido” seja mais adequado que “permanecido”
Linha 9: insira vírgula depois de século xxi
Desenvolvimento 1: em nenhum momento desse parágrafo as informações apresentadas foram relacionadas com a questão da vacinação, o que configura uma falha grave de projeto de texto; Desenvolvimento 2: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas. Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade
COMPETÊNCIA 5: A sua proposta de intervenção não apresenta meio/modo
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 80
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 800
Correção
Sua introdução está excelente, com uma construção sólida e uma escolha de repertório muito adequada. A referência à obra Criança Morta, de Cândido Portinari, foi bem desenvolvida e se alinha perfeitamente ao tema proposto.
O seu primeiro parágrafo de argumentação está muito bem elaborado, incluindo todos os elementos essenciais: contextualização, uma tese clara e assertiva, e a exposição das consequências, que finalizam o argumento de forma convincente.
No entanto, no segundo parágrafo, a escolha de uma segunda pintura modernista pode ter limitado a diversidade dos repertórios utilizados. Para enriquecer ainda mais sua argumentação e demonstrar uma variedade maior de conhecimentos, sugiro considerar a adição de outros tipos de repertórios. Por exemplo:
Contexto Histórico: Incluir uma análise histórica relacionada ao tema poderia aprofundar sua argumentação e mostrar como o problema se desenvolveu ao longo do tempo.
Citações de Teóricos ou Sociólogos: Incorporar a visão de um teórico que discuta a questão abordada poderia agregar valor ao argumento e oferecer uma perspectiva diferente.
Dados Estatísticos: Utilizar dados ou pesquisas recentes pode ajudar a fundamentar seus argumentos com informações concretas e atuais.
Dessa forma, ao diversificar o tipo de repertório em cada parágrafo, você enriquecerá sua redação e demonstrará um domínio mais amplo sobre o tema, o que pode contribuir para uma melhor avaliação na competência 2.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 980
Correção
O seu segundo parágrafo de argumentação está muito curto e pouco desenvolvido. É importante estender mais seus argumentos, detalhando cada ponto para que fiquem claros e consistentes. Repare que ele não possui nenhum ponto final seguido de conectivo, o que pode comprometer a coesão do texto. Tente incluir conectivos para ligar as ideias e garantir a fluidez da leitura.
Sobre a proposta de intervenção, está faltando um detalhamento mais claro. É essencial explicitar quem é o agente, o que deve ser feito, como será feito, e qual o objetivo, conforme o padrão AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO. Isso tornará sua intervenção mais completa e compreensível.
Sugiro que você detalhe o agente de sua proposta, isolando com vírgulas ou travessões para destacar essa parte do texto. Veja o exemplo abaixo:
“Para isso, é crucial que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – órgão responsável pela implementação de políticas que visem a inclusão social e respeito à dignidade humana – garanta uma representação eficaz…”
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Maria Eduarda, seu texto está muito bom, mas a relação entre a revolta da vacina e a criação do SUS poderia ter sido mais clara na introdução. No entanto, no geral, você fez um ótimo trabalho. Parabéns pela sua dedicação!
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Você fez um ótimo trabalho em sua redação, com um bom uso de argumentação e repertório sociocultural. No entanto, é importante sempre deixar clara a relação do seu repertório escolhido com a problemática atual do tema proposto para fortalecer ainda mais sua argumentação.
Sempre explicite como o repertório escolhido (seja ele histórico, literário, filosófico, etc.) se relaciona diretamente com a problemática atual do tema proposto. Isso mostra ao avaliador que você tem domínio do conteúdo e sabe aplicá-lo de forma relevante e contextualizada.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
É necessário inserir uma frase de ação antes de explicitar o meio que a ação vai ser viabilizada.
Veja esse exemplo: “O Ministério da Educação deve promover a discussão sobre os conhecimentos das comunidades tradicionais, por meio da incorporação de conteúdos relacionados a esses povos na grade curricular das escolas, a fim de divulgar a visão de mundo desses grupos, fomentando uma convivência pacífica entre toda a população.”
Nota: B+
Correção
Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, é necessário corrigir alguns desvios, a sua argumentação ficou um pouco rasa e o seu repertório sociocultural está vago no texto. O seu repertório sociocultural deve ser desenvolvido de maneira produtiva e coerente com a problemática do tema para que não fique tão vago e genérico.
Sugiro que faça a escrita de cada parágrafo por partes, explicando inicialmente o que acontece, depois o porquê acontece, e por fim, explicar as consequências.
Nota: B
Correção
Duda, sua introdução tem todos os elementos necessários, como contexto, conectivo e tese, mas principalmente a relação entre os termos que unem o contexto à tese precisa ser melhor desenvolvida. Por fim, eu faria pequenas alterações também na tese. Vou reconstruir sua introdução da maneira como gostaria que ficasse, mantendo a originalidade daquilo que você propôs:
“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado. Isso se deve às ações governamentais que são completamente insuficientes na gestão e democratização do acesso à saúde, bem como à estrutura física das instituições hospitalares brasileiras, que está completamente sucateada.”
Nota: B-
Correção
Maria, parabéns por ter feito a atividade de forma completa, a tese é bem desenvolvida e a conexão entre ela e o contexto é forte. Esteja atenta, ao revisar o rascunho, para não cometer erros de concordância – linha 07 – “essas adversidades persistem”.
Nota: A-