Correção
Na Competência 2, que avalia o domínio do tema e a capacidade de mobilizar repertório sociocultural, é essencial que o aluno use exemplos concretos para embasar suas ideias. Isso inclui inserir dados, citações, leis, e referências culturais (como livros, filmes ou acontecimentos históricos) que tenham relação com o tema. Por exemplo, se o tema é saúde pública, mencionar a Constituição Brasileira e o direito à saúde, ou dados da Organização Mundial da Saúde sobre o impacto de políticas de saúde, demonstra um bom domínio do conteúdo e enriquece a redação. Trazer essas referências torna o texto mais embasado e mostra que o aluno consegue conectar o tema a questões amplas e significativas.
Na Competência 3, que avalia a capacidade de construção e desenvolvimento dos argumentos, é importante que o aluno não apenas apresente ideias, mas também explique por que elas são relevantes e como se relacionam com o tema proposto. Para desenvolver um argumento de maneira completa, ele pode seguir uma estrutura lógica:
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 160
Nota: 840
Correção
Sua introdução está muito bem estruturada e contém todos os elementos fundamentais, mas notei que sua letra está grande demais, o que fez com que essa parte ocupasse muito espaço. O ideal é reduzir o tamanho da letra, para que todo o conteúdo da introdução ocupe até 7 linhas. Isso permitirá que você tenha mais espaço para desenvolver os outros parágrafos da redação.
Na linha 06, faça a correção do uso de crase em “acesso às vacinas”.
Os contextos que você escolheu para a argumentação são bons e relevantes para o tema. Contudo, eles ficaram um pouco limitados, provavelmente por causa do espaço. Procure explorar melhor os argumentos, aprofundando as ideias e desenvolvendo-as mais detalhadamente.
Na conclusão, lembre-se de incluir todos os elementos fundamentais de uma proposta de intervenção completa. Evite usar o Brasil como agente da solução; prefira o “Estado”, pois é mais apropriado como entidade responsável pelas políticas públicas.
Bom trabalho, continue se dedicando!
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 140
Nota: 820
Correção
Maria, os parágrafos de argumentação desta redação estão mais alinhados com o que é exigido, o que é um avanço. No entanto, lembre-se da importância de utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião. Quanto à proposta de intervenção, é necessário seguir um padrão simples:
AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.
Durante a escrita do parágrafo de intervenção, sugiro que você faça um exercício de perguntas para garantir sua completude: O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? Quem deve executá-la? Como viabilizar essa proposta? Qual efeito ela pode alcançar? Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta? Essas reflexões podem ajudar a aprimorar sua proposta de intervenção.
Competência 1: 140
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 140
Nota: 780
Correção
Maria Júlia Alves, sua introdução carece de coesão, especialmente devido à última frase incompleta. Ao abordar temas de redação do Enem, é crucial destacar o contraste entre os direitos do cidadão e os descumprimentos observados na sociedade. Nos parágrafos de argumentação, é fundamental elucidar as falhas existentes, suas causas e consequências, para então apresentar propostas de solução.
Seus parágrafos estão desconexos e não seguem uma linha de raciocínio consistente com os padrões exigidos. Sugiro que você cultive o hábito de leitura de redações nota mil e continue aprimorando suas habilidades de escrita.
Quanto às propostas de intervenção, é crucial que pelo menos uma delas esteja completa, contendo: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO. Isso proporcionará uma abordagem mais robusta e detalhada da problemática discutida em seu texto. Recomendo também a leitura de redações nota 1000 para compreender melhor as características de textos bem-sucedidos e se inspirar em diferentes abordagens e estilos de escrita.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 140
Competência 4: 160
Competência 5: 140
Nota: 720
Correção
O texto dissertativo argumentativo precisa ser organizado por parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.
ARGUMENTAÇÃO: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=TefowRHlEwcsFJgY
CONCLUSÃO: https://www.youtube.com/live/r5tLmPWYeSg?si=_U-9ETnTot3TtLf5
Correção
Maria, sua introdução é objetiva e possui todos os elementos fundamentais, sendo digna de reconhecimento. No entanto, para que ela se torne ainda melhor, seria necessário aproximá-la um pouco mais do tema, utilizando elementos do contexto e definindo uma tese mais sólida.
Veja um exemplo: “A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado. Isso se deve à insuficiência das ações governamentais na gestão e democratização do acesso à saúde, bem como à condição precária da estrutura física das instituições hospitalares brasileiras.”
Essa revisão visa aprimorar sua introdução, tornando-a mais relacionada ao tema e apresentando uma tese mais robusta.
Nota: B+
Correção
Maria, o termo “cidadãos” na linha 03 está grafado de maneira incorreta. Atenção para a concordância verbal nas linhas 03 e 04 – veja: “[…] povos brasileiros não vieram a receber os valores […].
O início de sua tese poderia ser um pouco mais formal, veja o exemplo já reajustado:
Assim, esse cenário evidencia o quanto tal realidade segredadora se apresenta como uma adversidade em relação à valorização de comunidades originárias, não somente devido à inércia estatal […].
Nota: C-