Correção
Competência 1: Linha 1: insira vírgula depois de “Constituição Federal”. Linha 5: “que pressupõem”. Linha 6: insira vírgula depois de “carência infraestrutural”. Linha 6: a palavra “práticas” exige acentuação. Linha 7: a palavra “evidente” não necessita de acentuação. Linha 21: insira vírgula depois de “elitização”. Linha 22: insira vírgula depois de “equipamentos”. A palavra “incluídos” exige acentuação.
Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 200;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 960.
Correção
Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Competência 1: Linha 8: a grafia correta da palavra é “desemprego”. Linhas 10 a 13: trecho sem sentido. Linha 18: a palavra “principais” não necessita de acentuação. Linha 28: a palavra “econômica” exige acentuação.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940
Correção
Você fez um ótimo trabalho, o seu parágrafo está bem escrito e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 4: a palavra “crítica” exige acentuação. Linha 5: “em relação à insuficiência” com crase. Linha 7: a palavra “políticas” exige acentuação. Linha 8: “combate à insegurança” com crase. Linha 8: a palavra “negligentes” não necessita de acentuação. Linha 8: a palavra “insuficientes” não necessita de acentuação.
COMPETÊNCIA 3: Explique melhor como essa negligência governamental se manifesta na prática, você pode fazer isso exemplificando quais seriam essas políticas públicas e desenvolvendo melhor o porquê dessas serem insuficientes.
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Competência 1: Linha 1: insira vírgula depois de 1988. Linha 1: insira vírgula depois de artigo 6. Linha 2: “acesso à alimentação” com crase. Linha 3: insira vírgula depois de dessa forma. Linha 3: “têm” com acentuação. Linha 7: insira vírgula depois de fome. Linha 25: insira vírgula depois de robôs. Linha 27: a palavra “possuírem” exige acentuação. COMPETÊNCIA 3: Desenvolvimento 2: é preciso relacionar, de maneira clara, as informações apresentadas com o problema da fome no Brasil.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
Olá, Isabelle! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 3: insira vírgula de saúde
Linha 19: retire a vírgula depois de vacinação
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 980
Continue praticando, você está no caminho certo!
Correção
Olá, Isabelle! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 6: a palavra “vulneráveis” exige acentuação
Linha 7: isole o trecho “por razões financeiras” entre aspas
Linha 16: a grafia correta da palavra é “mostrando”
Linha 25: insira vírgula depois de “públicas”
Linha 28: retire a crase.
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940
Correção
O seu texto ficou muito bom e a sua argumentação está bem desenvolvida. No entanto, ainda possui potencial de melhoria, como por exemplo, na sua tese você ressalta a adoção de trabalhos informais como consequência da desigualdade social, que é um ótimo argumento, mas você não deixou isso como consequência no final do primeiro parágrafo de desenvolvimento, deixando isso claro você garantiria um bom projeto de texto exigido pela competência 3.
O seu parágrafo de conclusão, o detalhamento não foi feito ou não ficou claro. Sugiro que você faça o detalhamento do agente, pois este fica mais evidente.
Veja esse exemplo de detalhamento do agente que você escolheu para a sua segunda proposta: Por fim, urge que o Ministério do Trabalho – órgão responsável pela fiscalização trabalhista e apoio aos trabalhadores – fiscalize as produções trabalhistas, por meio do combate….”
Também é importante ficar atento ao uso de vírgula para garantir a pontuação máxima na competência 1.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 900
Correção
Sua redação está bem estruturada, mas há algumas áreas que podem ser aprimoradas para torná-la ainda mais clara e eficaz. Aqui estão minhas sugestões:
Sugestões de Melhorias:
Uso Adequado de Termos:
Evite usar “onde” quando se refere a algo que não é um lugar físico. Substitua-o por termos mais apropriados como “em que” ou “no qual”.
Exemplo:
Antes: “…período em onde se discutia…”
Depois: “…período em que se discutia…” ou “…período no qual se discutia…”
Pontuação Correta:
Lembre-se de usar vírgulas de forma adequada para separar ideias ou elementos em uma frase.
Exemplo:
Antes: “…após a abolição o sistema de cotas…”
Depois: “…após a abolição, o sistema de cotas…”
Desenvolvimento de Ideias:
Expanda a discussão sobre a percepção negativa da sociedade em relação ao sistema de cotas. Explique por que essa desaprovação ocorre e quais são suas implicações.
Exemplo:
Antes: “…o sistema de cotas não é bem aceito pela sociedade.”
Depois: “…o sistema de cotas enfrenta resistência por parte de alguns setores da sociedade. Muitos acreditam que ele representa um privilégio injusto, ao invés de uma correção de desigualdades históricas. Isso pode gerar discussões acaloradas e polarizadas, que dificultam a implementação eficaz dessas políticas e perpetuam a exclusão de grupos marginalizados.”
Dicas para Aprimorar:
Contextualize e Detalhe:
Quando apresentar um ponto de vista, forneça contexto e exemplos concretos para fortalecer sua argumentação. Por exemplo, ao mencionar a resistência ao sistema de cotas, você pode explorar as razões históricas e sociais que levam a essa resistência.
Conecte Suas Ideias:
Utilize conectores para ligar suas ideias e parágrafos, tornando a leitura mais fluida e coerente. Conectores como “além disso”, “por outro lado” e “consequentemente” ajudam a guiar o leitor através de seus argumentos.
Revise a Pontuação:
A revisão cuidadosa do uso de vírgulas pode melhorar significativamente a clareza do seu texto. Leia suas frases em voz alta para identificar pausas naturais que indicam a necessidade de vírgulas.
Desenvolva Cada Argumento:
Ao introduzir um argumento, sempre procure desenvolvê-lo plenamente. Responda perguntas como “por que isso é importante?”, “quais são as causas e consequências?” e “como isso se relaciona com o tema maior da redação?”.
Exemplo de Trecho Reescrito:
Antes: “Após a abolição o sistema de cotas não é bem aceito pela sociedade.”
Depois: “Desde a abolição da escravidão, o Brasil tem lutado para resolver as desigualdades raciais. No entanto, o sistema de cotas, uma tentativa de corrigir essas disparidades, enfrenta significativa resistência. Muitos críticos argumentam que ele cria uma divisão artificial e oferece uma vantagem injusta. Essa percepção negativa dificulta a implementação e a aceitação das cotas como uma medida justa e necessária para promover a igualdade.”
Continue trabalhando com dedicação e atenção aos detalhes, e você certamente verá melhorias em sua escrita. Bons estudos e boa sorte!
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
Organize melhor os seus parágrafos de desenvolvimento para a garantir visão clara de suas ideias e fluidez na leitura, siga uma linha de raciocínio coerente de forma a deixar nítido um projeto de texto. Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos)
Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento do agente que você escolheu para a sua primeira proposta:
“Portanto, o Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – criar um plano…”
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 880
Correção
Você trouxe bons argumentos para o seu texto e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, alguns trechos do seu texto ficaram confusos, com pouca clareza e pouca formalidade.
Veja esse exemplo de melhoria: “Além disso, a carência de infraestrutura digital é evidente em escolas e espaços públicos, afetando a alfabetização digital dos cidadãos. Essa situação dificulta a ascensão do Brasil no ranking da inclusão digital, refletindo um descaso governamental ao permanecer na 72ª posição. Isso resulta em uma parcela significativa da população sem acesso adequado à internet e sem educação em tecnologias de informação e comunicação. Consequentemente, as escolas públicas enfrentam sérias limitações no acesso aos recursos digitais, prejudicando o desenvolvimento educacional diário dos alunos.”
Nota: B+
Correção
Isabelle, observe que a proposta de intervenção sugerida na atividade apresenta resoluções para algumas problemáticas específicas, e para garantir uma coerência e coesão e também para demonstrar um bom projeto de texto, seria interessante que essas problemáticas estivessem presentes e desenvolvidas nos parágrafos de argumentação.
Nota: A
Correção
Isabelle, após o trecho “[…] na realidade hodierna […] – linha 04”, é necessário adicionar uma vírgula para separar o aposto explicativo. O aposto explicativo é um termo que explica ou complementa o termo anterior, e não é essencial para a compreensão da frase.
Eu tentaria formalizar mais o trecho da linha 05: “os direitos dessas comunidades tradicionais não foram plenamente estabelecidos e eles enfrentam muitos entraves em relação ao respeito e valorização de seus povos.” Veja:
“[…] os direitos territoriais, culturais e sociais desses grupos tradicionais não foram plenamente estabelecidos, o que gera obstáculos ao reconhecimento, à proteção e à valorização de seus povos.”
Nota: A-