Yasmin Mikaelle Silva

Redação – Insegurança Alimentar

Correção

Competência 1: Linha 1: insira vírgula depois de 1960. Linha 1: insira vírgula depois de Norman Borlaug. Linha 1: retire a palavra “que.” Linha 3: a acentuação correta da palavra é “alimentícia.” Linha 6: “e à ausência de oportunidade de emprego e renda.” Linha 16: “à margem.” Linha 17: a palavra “básicos” exige acentuação. Linha 18: período confuso. Linha 19: substitua o ponto final por vírgula antes de “visto que.” Linha 21: insira vírgula depois de “pois.” Linha 22: isole “dessa forma” entre vírgulas. Linha 23: insira vírgula depois de “tecnologia.” Linha 23: a palavra “consequência” exige acentuação. Linha 25: repetição inadequada da palavra eterno. Linha 25: insira vírgula depois de “pobreza.” Linha 25: a palavra “possuírem” exige acentuação. Linha 27: insira vírgula depois de “Portanto.” Linha 28: “combate à fome” com crase. Linha 29: “visem.”

Competência 3: É preciso explicar como as informações apresentadas se relacionam com o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar, pois essa ideia não foi mencionada no seu parágrafo.

Competência 1: 120;
Competência 2: 200;
Competência 3: 120;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 840.

Atividade – Ferreira Gullar

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 2: a palavra “principais” não necessita de acentuação; Linha 5: “em relação à insuficiência” com crase; Linha 6: “no combate à insegurança”; Linha 6: a grafia correta da palavra é “insegurança”; Linha 7: a palavra “nível” exige acentuação; Linha 8: a palavra “família” exige acentuação. 

 

Redação – População em situação de rua

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 1: a palavra “fez” precisa de revisão.
Linha 8: a palavra “índice” exige acentuação.
Linha 9: a palavra “imprescindível” exige acentuação.
Linha 18: a palavra “válido” exige acentuação.
Linha 20: insira vírgula depois de “1944”.
Linha 23: insira vírgula depois de “atuais”.

COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios no Brasil, além das consequências geradas.

COMPETÊNCIA 5: A sua proposta não possui meio/modo e nem detalhamento.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 120

Nota: 820

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Yasmin, tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 9: insira vírgula depois de Em primeiro plano

Linha 10: a palavra ‘único” exige acentuação 

Linha 11: insira vírgula depois de Entretanto

Linha 12: insira vírgula depois de sancionada

Linha 14: insira vírgula depois de vacinações

Linha 14: “ isso acontece* devido”

Linha 15: repetição das palavras “assim a dificuldade”

Linha 16: a palavra “há” exige acentuação 

Linha 17: a palavra “disponíveis’ exige acentuação 

Linha 26: insira vírgula depois de Portanto 

COMPETÊNCIA 3:

Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios no Brasil, além das consequências geradas

COMPETÊNCIA 5: 

A sua proposta de intervenção não apresenta meio/modo e nem detalhamento 

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 80
Competência 4: 200
Competência 5: 120

Nota: 760

Redação – Exploração Trabalhista

Correção

Olá, Yasmin! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

Linha 1: retire o trecho “de acordo”

Linha 1: insira vírgula depois de 1943

Linha 7: insira vírgula depois de Portinari 

Linha 5: retire a palavra sendo

Linha 7: retire a palavra desde

Linha 13 e 14: frases confusas

Linha 19: a palavra “crítica” exige acentuação 

Linha 19: a palavra “válida” exige acentuação

Linha 22: insira vírgula depois de bem 

Linha 22: e não há

Linha 25: o governo deve criar

Linha 27: vulneráveis exige acentuação 

No seu texto é recorrente a falta de algumas palavras e uso inadequado de ponto e vírgula, além disso, as ideias estão justapostas, organize melhor as palavras.

Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 200

Nota: 880

Redação – Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil

Correção

Olá, Yasmin! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: 

Linha 1: insira vírgula de 1988

Linha 6: insira vírgula depois de plano 

Linha 6: a grafia correta da palavra é “analisar”

Linha 7: insira vírgula depois de familiar 

Linha 7: quem deixa de frequentar o ambiente escolar? 

Linha 16: insira vírgula depois de Brasil

O seu parágrafo está muito desorganizado, apresentando uma justaposição das ideias. Organize melhor as palavras e as ideias de forma a seguir uma linha de raciocínio coerente, explicando cada coisa de uma vez. 

COMPETÊNCIA 5: a sua proposta de intervenção não possui detalhamento

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 160
Competência 5: 160

Nota: 820

Atividade 11 – Redação

Correção

Fique atenta à escolha de palavras para evitar repetições. 

Na linha 23, a expressão “devemos lançar” é incorreta, pois a redação do Enem não permite o uso de primeira pessoa. 

Você deve utilizar repertórios socioculturais nos parágrafos de desenvolvimento para fundamentar sua opinião. 

Competência 1: 140  
Competência 2: 180  
Competência 3: 200 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 920

Redação Inclusão Digital

Correção

As últimas linhas da sua introdução ficaram confusas, faltou você exemplificar o que acontece “devido à ausência de políticas públicas“…. 

Na linha 11, a grafia correta seria “alto custo”. Faltou você desenvolver melhor o motivo do acesso à internet ter se tornado um luxo desnecessário.  Seria interessante procurar um sinônimo para recursos na linha 23 já que você já usou esse termo na linha anterior.  Na sua introdução está faltando exemplificar a finalidade da sua proposta.  

É necessário que você utilize repertórios socioculturais nos seus parágrafos de argumentação para garantir o que é exigido na competência 2.

Competência 1: 160
Competência 2: 160  
Competência 3: 160  
Competência 4: 200 
Competência 5: 180  

Nota: 860

Atividade 09 – Redação

Correção

Na linha 16, seria mais adequado substituir o “pois estão” por “que estão”. Além disso, é importante utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião, o que fortalecerá seus argumentos. Na linha 26, não é necessário utilizar a expressão “por fim”, já que em seguida temos a preposição “para”. Quanto à sua proposta de intervenção, ela apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente, pois isso tornará sua proposta mais explícita e robusta. Considere:

  • iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais);
  • isolar (e destacar) por travessões e vírgulas para tornar seu detalhamento mais evidente.


Embora você tenha apresentado duas propostas de intervenção, ambas estão incompletas. A competência 5 do Enem exige apenas uma proposta completa, mas, se essa proposta não resolver integralmente a problemática discutida, é recomendável apresentar duas propostas para não perder pontos na competência 3. Lembre-se de que uma proposta completa deve incluir:
AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.

Competência 1: 160  
Competência 2: 180
Competência 3: 180
Competência 4: 180 
Competência 5: 140 

Nota: 840

Atividade 08 – Redação

Correção

Você tem uma boa base para sua redação, mas há algumas áreas que precisam de melhorias para fortalecer sua argumentação e coerência.

Repertório Sociocultural: Relacione o Repertório com a Problemática do Tema: No seu desenvolvimento 1, você mencionou a Constituição Federal, mas não deixou claro como o descumprimento das garantias constitucionais é um dos desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua. Sempre relacione o seu repertório com a problemática do tema para fortalecer sua argumentação.
Proposta de Intervenção:

Complete a Proposta: O parágrafo de conclusão do Enem exige uma proposta de intervenção completa para garantir os 200 pontos na Competência 5. Se a proposta apresentada não for suficiente para resolver a problemática, é necessário incluir uma segunda proposta para garantir o que exige a Competência 3, evitando a perda de pontos. As duas propostas que você apresentou estão incompletas.

Estrutura da Proposta: Utilize a estrutura AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO para organizar suas propostas de intervenção.

Estrutura de Argumentação:No desenvolvimento dos parágrafos, certifique-se de explicar o que acontece, por que acontece e as consequências disso. Isso ajudará a criar uma linha de raciocínio clara e coesa.

Competência 1: 120  
Competência 2: 160  
Competência 3: 120  
Competência 4: 160 
Competência 5: 200 

Nota: 760

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Você entendeu a proposta do parágrafo de conclusão e apresentou boas ideias. No entanto, o seu texto apresenta marcas de oralidade e informalidade, é importante desenvolver uma escrita mais formal para atender o que é exigido na competência 2.

Nota: B

Atividade 06 – Conclusão

Correção

O seu texto apresenta uma linguagem muito popular, é necessário escolher melhor as palavras para garantir formalidade, também é necessário ficar atento ao fato que a redação do Enem não permite o uso da primeira pessoa.  

Veja essa transcrição do seu parágrafo: “É fundamental que o Ministério da Cultura promova a valorização dos povos indígenas e suas terras por meio de um programa de proteção com a finalidade de garantir a segurança desses povos em seus territórios e evitar invasões de grupos externos. Além disso, essa iniciativa deve priorizar a educação e a informação, integrando o ensino sobre as culturas indígenas nas escolas e promovendo a valorização de suas tradições.” 

Nota: B

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Linha 8: O trecho “Em primeiro plano” deve ser seguido por vírgula.

O seu parágrafo de argumentação ficou muito extenso, é necessário transcrevê-lo com mais formalidade, mais organização das ideias e evitar o uso de gerúndio.

Veja esse exemplo: “Em primeiro plano, é fundamental destacar que a aquisição de dispositivos conectados à internet no Brasil é onerosa, o que restringe o acesso à classe mais privilegiada, excluindo uma grande parcela da população. Além dos custos elevados, a falta desses dispositivos impede a comunicação, tornando-se um luxo desnecessário, especialmente para famílias de baixa renda. Nesse sentido, a intervenção governamental se faz necessária, considerando que metade do estado não possui acesso à rede digital, tornando viável a implementação de descontos para aquisição desses aparelhos.”

O Segundo parágrafo de argumentação apresenta o mesmo problema de pouca formalidade.

Observe outro exemplo: Além disso, é importante lançar um olhar atento à educação pública brasileira, que não atua de maneira adequada em relação à formação de jovens e adultos digitalmente letras. Portanto, é essencial que as escolas ofereçam acesso a computadores, internet e aulas de informática, possibilitando que mesmo aqueles sem recursos em casa tenham acesso a esses recursos. Dessa forma, a inclusão digital na educação pode contribuir significativamente para uma melhor qualidade de vida no futuro.

Sugiro que você faça a leitura e análise de redações nota 1000 disponibilizadas pelo MEC.

Nota: B

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Yasmin, os seus parágrafos estão pouco estruturados e quase não atendem aos aspectos que a argumentação exige. Você pode utilizar uma dessas estratégias para completar ainda mais sua argumentação.

Alguns modelos que você pode utilizar para escrita do seu parágrafo de argumentação:

Contraste entre: avanços e desafios.

Contraste entre: abordagem positiva e abordagem negativa

Causas e consequências

É necessário, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” “por quê?” (fundamento), “e daí” (conclusão).

Nota: B

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Yasmin, na sua argumentação houve um erro de estrutura sintática (Justaposição), é necessário que você organize melhor as para garantir a fluidez na leitura e a visão clara das suas ideias, e assim evitar frases tão longas.

Também é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presente no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.

Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).

Justaposição: https://youtu.be/Sgm7NW2-sNw?si=OPPvpEFmWH-Tpvr_ 

Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu

Nota: B+

Atividade 02 – Introdução

Correção

Yasmin, você começou muito bem a sua introdução e contextualizou muito bem. No entanto, é preciso estar atento aos erros gramaticais. Acredito que você conseguirá identificá-los relendo o seu texto.

Nota: B-

Atividade 01 – Tese

Correção

Yasmin, sua introdução apresenta uma tese clara, abordando dois posicionamentos relevantes e distintos. No entanto, seria benéfico expandir um pouco mais sobre o posicionamento em relação à “disputa territorial”, fornecendo mais detalhes para fortalecer seu argumento.

Além disso, é necessário desenvolver uma frase que conecte o contexto apresentado à tese de forma mais sólida, incorporando os termos-chave do tema, como “comunidades tradicionais”, “povos indígenas”, “quilombolas”, “ribeirinhos”, “caiçaras” e outros relevantes. Dessa forma, a introdução ganhará em precisão e profundidade.

Sugiro também o enriquecimento do vocabulário, optando por termos mais específicos para caracterizar o problema em questão. Utilizar sinônimos pode evitar repetições e tornar o texto mais dinâmico e rico. Por exemplo, em vez de repetir a palavra “educação”, você pode variar utilizando termos como “ensino”, “aprendizado”, “instrução” e similares. Isso contribuirá para uma redação mais sofisticada e persuasiva.

Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab 

Nota: B+