Daiene Emanuele Ferreira

Redação – Insegurança alimentar

Correção

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Competência 1: Linha 2: “que enfrenta a fome, a seca e as condições…” Competência 3: Para uma argumentação mais fortificada, você pode estender a sua argumentação, explicando o porquê acontece essa má distribuição, quem é o responsável por isso e de que forma isso acontece na prática. Competência 5: Sua proposta não possui meio/modo.

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 920

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Daiane! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:
Linha 4: insira vírgula depois analogicamente 
Linha 5: não é necessária a acentuação no “tem”
Linha 6: a palavra “antivacina” não exige acentuação
Linha 15: insira vírgula depois de saúde

COMPETÊNCIA 3: Qual é a base das informações que você apresentou? É necessário utilizar dados/acontecimentos/notícias dentre outros que exemplifique e sustente a sua argumentação

COMPETÊNCIA 4:a palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos 

COMPETÊNCIA 5: A sua proposta de intervenção não possui meio/modo e nem detalhamento.

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 140 
Competência 4: 160 
Competência 5: 120 

Nota: 780

Redação – Racismo Estrutural

Correção

Olá, Daiane! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados

COMPETÊNCIA 1:

Linha 6: “através das disparidade salarial e das taxas de evasão”

Linha 9 e 10: “políticas de integração e de reparação”

Linha 16: longa-metragem 

Linha 17: “vivia em um contexto”

Linha 18: insira vírgula depois de desafios

Linha 25: insira vírgula depois de mercado

Linha 26: nas empresas

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 1: Você precisa fazer uma relação entre as informações que você apresentou, é necessário que a falta políticas de integração e de reparação estejam ligadas ao racismo de forma que também esteja ligado com o mercado de trabalho 

Além disso, no trecho da linha 11, você se propõe a abordar o racismo nas esferas sociais, econômicas e políticas, mas você não desenvolveu essas ideias. Lembre-se que tudo que você apresentar como ideia no seu texto, deve ser retomado ou explicado, caso ao contrário o sua redação apresentará falhas no projeto de texto.

Desenvolvimento 2: Não ficou claro qual é a relação do longa-metragem com a questão da evasão escolar, sem fazer essa relação, a longa-metragem fica sendo uma informação solta no seu parágrafo, é necessário que você deixe claro qual é o seu objetivo ao citar informações das várias áreas do conhecimento. 

COMPETÊNCIA 4:

a palavra onde deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos, você pode substituí-la por “em que, na qual…”

COMPETÊNCIA 5:

A sua proposta de redação não possui meio/modo e nem detalhamento.

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 120 
Competência 4: 160 
Competência 5: 120 

Nota: 840

Redação – Caminhos para promover a inclusão digital no Brasil

Correção

Olá, Daiene! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: 

Linha 6 e 7: frase incompleta. 

Linha 15: insira vírgula depois de outrossim 

Linha 15: frase sem sentido. 

Linha 19: “tem” com acentuação deve ser usado apenas quando se trata de plural. 

Linha 19: tem deixado a desejar a estrutura aos necessitados e a população

Linha 22: “acesso equitativo a toda população” sem crase

COMPETÊNCIA 2: 

Linha 10: o texto dissertativo argumentativo não permite uso da primeira pessoa, como no trecho “nosso meio”

COMPETÊNCIA 3:

Para completar ainda mais a sua argumentação seria interessante que você desenvolvesse melhor a ideia do descaso governamental, se ele ocorre devido a falta de verbas, desvio das verbas ou outros fatores que você achar mais coerente.

Competência 1: 160 
Competência 2: 180 
Competência 3: 160 
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 900

Parabéns, você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!

Abraços e até a próxima!

Redação – Evasão escolar

Correção

Olá, Daiene! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: 

Linha 4: o “têm” deve ser acentuado somente em casos de plural.

Linha 10: a palavra “várias” exige acentuação

LiNHA 11: retire a vírgula depois de escolar

Linha 17: não possui

Linha 17: não possui apoio e nem incentivos

Linha 18: insira vírgula depois de conflito

Linha 19: retire o “e”

COMPETÊNCIA2: 

Linha 10: não é permitido o uso de primeira pessoa, como em “encontramos”. 

COMPETÊNCIA 3:

Desenvolvimento 1: Você apresentou ótimos argumentos, mas com base no que você afirma que existem estudantes que abandonam a escola para se dedicar ao trabalho exaustivo? 

Desenvolvimento 2: Com base no que você afirma que doenças psicológicas ocasionam na evasão escolar?

É necessário utilizar fatos/dados/acontecimentos/notícias que fundamentam a sua opinião. 

COMPETÊNCIA 4:

A palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos, você pode substituí-la por “no qual, em que…” para que você não perca pontos na competência 4. 

COMPETÊNCIA 5:

A sua proposta está completa e coerente com o seu texto!

Competência 1: 160
Competência 2: 180 
Competência 3: 140
Competência 4: 160 
Competência 5: 200

Nota: 740

Parabéns, você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!

Abraços e até a próxima!

Redação – Agricultura familiar

Correção

Olá, Daiene! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 3: 

Desenvolva o motivo pelo qual a agricultura familiar é essencial para a redução da pobreza rural e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 980

Parabéns, você está no caminho certo, continue praticando e conte comigo!

Abraços e até a próxima!

Atividade 09 – Redação

Correção

Parágrafos de Argumentação Curto: Notei que seus parágrafos de argumentação são breves. Sugiro que você diminua o tamanho da letra para que possa expandir seus argumentos e desenvolvê-los de maneira mais completa e convincente.

Uso de Conectores: Os conectores são essenciais para manter a coesão e a fluidez do texto. Sugiro que você os utilize não apenas no início dos parágrafos, mas também ao longo do texto para conectar ideias e argumentos de forma mais eficaz.

Propostas de Intervenção Incompletas: Você apresentou duas propostas de intervenção, porém ambas estão incompletas. Na Competência 5, é exigida apenas uma proposta completa, mas se ela não resolver toda a problemática abordada, você deve escrever duas para não perder pontos na Competência 3. Certifique-se de que pelo menos uma das propostas esteja completa, seguindo a estrutura AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.

Competência 1: 140
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 120 

Nota: 760

Atividade 08 – Redação

Correção

Os seus parágrafos de argumentação ficaram pouco desenvolvidos, como por exemplo, no seu desenvolvimento 1, você poderia ter explicado qual é esse entrave enfrentado pela população. Além disso, é importante atentar-se ao tema proposto que é “desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”, assunto que nem foi abordado nos seus parágrafos. 

Faça o exercício de perguntas para analisar esse tema: Quais são os desafios que impedem que essas pessoas sejam inseridas no âmbito econômico do país? Quais são as causas e consequências desses desafios? De que maneira esses desafios podem ser superados? 

O parágrafo de conclusão do Enem exige uma proposta de intervenção completa para garantir os 200 pontos na Competência 5. No entanto, caso essa não seja suficiente para resolver a problemática que você apresentou no seu texto, é necessário que você faça duas para garantir o que exige a competência 3, e não perder pontos nela. Você apresentou duas propostas incompletas. 

Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo: 

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO. 

Quem deve executá-la? AGENTE. 

Como viabilizar essa proposta? MEIO. 

Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO 

Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 140
Competência 4: 160
Competência: 160

Nota: 780

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos.

Nota: A

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Linha 9: O mais adequado e correto gramaticalmente seria: “Em primeiro plano, é fundamental destacar que a aquisição de aparelhos aptos a conexão com a internet no Brasil possui uma taxa elevada, principalmente para as classes menos favorecidas.”

Linha 14: é necessário o uso de crase: “acesso à web”.

Você apresentou bons argumentos, no entanto é necessário expandir as ideias e desenvolver melhor esses argumentos. Seria interessante que você deixasse claro nos seus parágrafos de argumentação o que está acontecendo de incorreto, o porquê disso e as consequências.

Nota: B-

Atividade 02 – Introdução

Correção

Daiene, você escreveu muito bem a sua introdução, contextualizou muito bem, deixou claro o seu ponto de vista e a situação problema. Isso é ótimo!

Nota: A

Atividade 01 – Tese

Correção

Lembre-se sempre de utilizar vírgula após os conectivos que iniciam as frases. A exemplo, na linha 3, após a palavra “entretanto”, você esqueceu de utilizar a vírgula. Além disso, lembre-se de fazer uma conexão entre aquilo que é dito no contexto e a sua tese, utilizando sempre os elementos fundamentais do tema para que isso fique mais claro.

 O termo “incrementar”, por exemplo, parece não funcionar bem nessa sentença da linha 4. Talvez fosse interessante reescrever esse trecho. O uso do elemento “tal qual” também parece não ser produtivo nesse caso. Por outro lado, a tese está bem definida.

Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab 

Nota: B+