Maria Fernanda

Redação – Acesso ao Esporte

Correção

Competência 1: Linha 3: retire a vírgula depois de “eficazes”. Linha 6: “e à falta de infraestrutura”. Linha 8: “tivos?” Linhas 19 e 20: isole o trecho “que carecem de infraestrutura e renda” entre vírgulas. Linha 21: “como quadras, campos e academias”. Linha 27: “a fim de que todos”.

Competência 3: Desenvolvimento 1: Por que esses programas não foram suficientes? Por que as oportunidades de participação foram limitadas? É preciso esclarecer essas questões.

Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 160;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 920.

Redação – Insegurança Alimentar

Correção

Competência 1: Linha 1: a palavra “denúncia” exige acentuação. Linha 21: viverem. Linha 25: insira vírgula depois de consequentemente. Competência 3: Desenvolvimento 2: é preciso relacionar, de maneira clara, as informações apresentadas com o problema da fome no Brasil. Competência 5: A sua proposta não contém o elemento ação.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 180

Nota: 920

Atividade Ferreira Gullar

Correção

Você fez um ótimo trabalho, o seu parágrafo está bem escrito e apresenta excelentes argumentos!

Segue os aspectos que podem ser melhorados: Para uma argumentação mais fortificada, seria interessante abordar como acontece essa inércia governamental na prática, você pode fazer isso exemplificando o que o governo deveria fazer e não, além disso, é preciso explicar o motivo pelo qual essas pessoas não usufruem de políticas públicas eficazes, pois essa ideia não ficou clara, você quis dizer que elas existem, mas não chegam a essas pessoas? ou que as que existem não são suficientes? Resolvendo essas lacunas a sua argumentação ficará ainda mais primorosa.

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Maria, tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: 
Linha 1: “em que a vacinação era obrigatória” 
Linha 2: “de informação e de conscientização”
Linha 3: insira vírgula depois de conhecimento 
Linha 9: bem-estar 
Linha 14: insira vírgula depois de 1890
Linha 21: retire a vírgula depois de governamental 
Linha 22: retire a vírgula depois de brasileiros 

COMPETÊNCIA 3:  Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas. Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 880

Redação – A democratização do saneamento básico no Brasil

Correção

Olá, Maria! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1: 

Linha 7: a palavra “políticas” exige acentuação 

Linha 9: retire a vírgula depois de ressaltar

Linha 10: a palavra “vilipêndio” exige acentuação 

Linha 15: lembre-se de fechar as aspas

Linha 20: retire a vírgula depois de investimentos

Linha 22: feche as aspas

COMPETÊNCIA 5:

A sua proposta não possui o detalhamento 

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160

Nota: 920

Redação Exploração Trabalhista

Correção

MARIA FERNANDA 

É necessário que você desenvolva melhor as causas e consequências da problemática, evidenciando de fato o que acontece e como a população é afetada.  

Competência 1: 200 
Competência 2: 200 
Competência 3: 160 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 960

Redação Racismo Estrutural

Correção

Nas linhas 16 e 20, o emprego da palavra “onde” é incorreto, ela serve para denominar lugares físicos.  

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 180  
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 940 

Redação Inclusão Digital

Correção

O seu repertório sociocultural citado no segundo parágrafo de argumentação está pouco desenvolvido.  

Competência 1: 160 
Competência 2: 160 
Competência 3: 160 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 880 

Redação SUS

Correção

O seu texto está bom, mas é fundamental utilizar repertórios socioculturais na argumentação para fundamentar sua opinião e garantir a pontuação máxima na competência 2. 

Também fique atento ao uso de conectores não só no início de parágrafos, mas também no corpo do texto, para garantir coesão textual e pontuação máxima na competência 4. 

Competência 1: 180  
Competência 2: 160
Competência 3: 180  
Competência 4: 180  
Competência 5: 200 

Nota: 900

Atividade 08 – Redação

Correção

Maria, é preciso ficar atento ao uso da vírgula, pois você separou sujeito do predicado em alguns momentos.  

O seu parágrafo de conclusão ficou muito bom, mas tente estruturá-lo no padrão mais exigido. Você pode trazer duas propostas, mas é necessário que uma delas fique completa. Dessa forma, sugiro que na sua segunda proposta, você inclua o meio que a sua proposta vai ser efetivada e faça o detalhamento. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos) 

Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

  • Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais) 
  • Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas 


Vírgula:
VÍRGULA: Como Usar a Vírgula do Jeito Certo! (Aprenda em 11 Minutos!) (youtube.com) 

Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 180 
Competência 4: 180
Competência 5: 180 

Nota: 880

Atividade 07 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta o padrão exigido.  

Nota: A

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta os elementos exigidos.

Nota: A

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Maria, você trouxe bons argumentos para o seu texto e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, é preciso ficar atento quanto a repetição de palavras, por exemplo, você repetiu durante o seu texto o termo “no brasil” quatro vezes e o conector “entretanto” três vezes. Sugiro que ao revisar o seu texto você procure sinônimos para evitar essa repetição e demonstrar um vocabulário extenso e garantir a coesão textual da sua redação.

Nota: B+

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Você escolheu muito bem seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista.

Nota: A

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Maria Fernanda, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender.

Nota: A+

Atividade 01 – Tese

Correção

Maria Fernanda, o uso do termo “evidenciação” nas linhas 3 e 4 talvez não seja mais produtivo para a construção da sentença. Além disso, é imprescindível evitar expressões típicas do cotidiano, como aquela que você utilizou na linha 4: “está cada vez mais desafiadora e carente de ações governamentais”.

Esse tipo de construção torna o texto mais fraco e próximo da oralidade. Seria interessante reformular de maneira mais formal. Por exemplo: “Entretanto, a verdadeira valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil parece não estar contemplada na visão de Darcy Ribeiro em sua obra. Isso porque tais minorias comunitárias são deixadas à margem das ações governamentais e, além disso, são excluídas identitariamente das grades curriculares do sistema de ensino brasileiro.”

Dicas: https://www.youtube.com/watch?v=AON32LDUzEY&ab

Nota: B-