Correção
Competência 1: Linha 6: “devido à insuficiência” com crase. Linha 6: retire a vírgula depois de “políticas públicas.” Linha 16: “à margem.” Linha 17: “devido à ausência” com crase. Linha 18: “que se encontra” no singular para concordar com “parcela.” Linha 19: “acaba tendo” no singular. Linha 20: retire a vírgula depois de “prova disso.” Linha 23: “se perpetua” não necessita de acentuação. Linha 26: “combate à fome.” Linha 29: retire a palavra “deve.”
Competência 3: Desenvolvimento 2: A ideia de desemprego é mencionada, mas não é desenvolvida. Ainda que esteja subentendido, é preciso explicar como isso se torna um corroborador da problemática.
Competência 4: A palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.
Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 180;
Competência 4: 160;
Competência 5: 200;
Nota: 900.
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: Linha 4: “em relação à insuficiência”. Linha 4: “combate à insegurança”. Linha 6: insira vírgula depois de fome. Linha 7: “á população”. Linha 8: retire a vírgula depois de consequência. Insira vírgula depois de “disso”. Linha 9: a palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados: COMPETÊNCIA 1: Linha 1: isole o trecho “ao longo de seus artigos” entre vírgulas. Linha 1: “garantido mediante” é mais adequado. Linha 2: a grafia correta da palavra é “visem”. Linha 3: “às ações e aos serviços”. Linha 4: retire a vírgula depois de SUS. Linha 4: insira vírgula depois de especialmente. Linha 5: “disponibiliza à população”. Linha 5: “acesso à vacinas”. Linha 7: “devido à ausência”. Linha 7: “já que a ausência” é mais adequado. Linha 10: “devido à carência”. Linha 10: insira vírgula depois de Brasil. Linha 10: insira vírgula depois de população. Linha 10: “devido à carência”. Linha 12: retire a vírgula depois de obrigatória. Linha 14: “a esse ocorrido histórico” é mais adequado. Linha 14: “devido à falta”. Linha 15: insira vírgula depois de confiáveis. Linha 16: insira vírgula depois de controladas. Linha 18: insira vírgula depois de programas vacinais. Linha 20: insira vírgula depois de Brasil. Linha 20: “acesso à vacinação”. Linha 23: insira vírgula depois de seringas. Linha 27: a grafia correta da palavra é “visem”. Linha 27: uma vírgula depois de saúde é mais adequado do que o ponto final. Linha 27: retire a vírgula depois de isso. Linha 27: a grafia correta da palavra é “através” com s. Linha 29: retire a vírgula depois de modo. Linha 29: “acesso às vacinas”. COMPETÊNCIA 3: Desenvolvimento 1: Para uma argumentação mais fortificada, é preciso explicar o porquê existe a falta de conhecimento e acesso a informações verídicas. Desenvolvimento 1: Como assim nem todas as vacinas oferecidas pelo SUS não são ofertadas gratuitamente? Qual é a fonte dessa informação? Estabeleça uma relação maior entre a falta de estrutura com a falta de políticas públicas. COMPETÊNCIA 4: A palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
Olá, Ana! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: insira vírgula depois de 205
Linha 1: insira vírgula depois de atual
Linha 4: retire a vírgula depois de exercido
Linha 6: insira vírgula depois de ocorre para isolar o “principalmente” entre vírgulas
Linha 21: insira vírgula depois de utilizados
Linha 25: retire a vírgula depois de intuito
Linha 27: retire a vírgula depois de Além
Linha 28: retire a vírgula depois de Estado e insira depois de deve
Fique atenta quanto a quantidade de linhas.
COMPETÊNCIA 3: Desenvolvimento 1: Você afirma que a problemática é influenciada por fatores econômicos, políticos e sociais, mas você não desenvolveu o fator político, lembre-se que as ideias que você apresentar no seu texto devem estar bem desenvolvidas para você garantir um bom projeto de texto e nota máxima na competência 3.
Desenvolvimento 2: Por que a falta de interesse e desmotivação é um fator que influencia na problemática? E de que forma a dificuldade na compreensão de textos e de operações matemáticas influenciam na evasão escolar? É primordial que estas questões sejam esclarecidas no seu texto.
Ao fazer esses reparos a sua argumentação ficará ainda mais primorosa.
COMPETÊNCIA 4: A palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 880
Correção
Olá, Ana! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 2: os mesmos
Linha 8: retire a vírgula depois de Brasil
Linha 9: insira vírgula depois de ocorre para isolar o “principalmente”
Linha 15: insira vírgula depois de agrícolas
Linha 22: insira vírgula depois de importância
Linha 26: Devido a ausência de políticas públicas…. a mão de obra familiar fica à mercê…”
COMPETÊNCIA 4:
A palavra “onde” deve ser usada apenas para se referir a lugares físicos.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4:160
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
Competência 1:
Na linha 5, o trecho “na sociedade brasileira” deve estar entre vírgulas.
O uso do termo “onde” é inadequado, ele deve ser usado para se referir a locais físicos, você pode substituí-lo por “em que, no qual”
Na linha 12, o correto seria “na sociedade brasileira atual”
Na linha 23, a palavra “acaba” deve estar no singular para concordar com a população
Evite o uso de gerúndios para garantir maior formalidade no seu texto.
Nota: 160
Competência 2:
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 200
Competência 3:
A sua argumentação apresenta alguns desvios.
Na sua introdução a sua tese não ficou clara nas linhas 6 e 7, e você deve especificar melhor do que se trata “tal situação em solo nacional”, já que ela não ficou explicada anteriormente, e o uso do termo “tal” significa retomada do que já foi citado.
Você apresentou na sua introdução que a ausência de reformulação das leis de trabalho é um fator que contribui para a situação problema do tema, mas essa questão não ficou bem argumentada no seu desenvolvimento 1.
Na linha 15, você deve exemplificar quais são essas mudanças significativas que ocorrem no contexto trabalhista.
Nota: 160
Competência 4:
O seu texto possui poucas repetições e o uso dos mecanismos linguísticos está coerente.
Nota: 200
Competência 5:
Organize a sua proposta de intervenção, de preferência, nessa ordem: AGENTE+AÇÃO+MEIO/MODO+FINALIDADE+DETALHAMENTO, de forma a evitar uso de ponto final dentro de uma única proposta.
Nota: 180
NOTA: 900
Correção
Você fez um ótimo trabalho e a sua redação apresenta um bom projeto de texto, a partir disso devemos agora ficar atento às questões gramaticais. Além disso, você precisa utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião e garantir nota máxima na competência 2.
Na linha 12, ficaria melhor transcrever para “devido à ausência de uma estrutura adequada nas redes de ensino e a falta de matérias voltadas para a educação digital em sua grade curricular…”
A vírgula na linha 13, depois de educacionais, é inadequada. Na linha 17, como você já havia citado o crescimento das novas tecnologias no início do desenvolvimento 1, seria interessante transcrever esse trecho para: “Ademais, o aumento exponencial de novas tecnologias ocasiona em maiores demandas de aparelhos tecnológicos…”
Na linha 19, o uso da vírgula depois de tecnologias é inadequada. Na linha 22, depois de “excluídas” deve haver vírgula. Cuidado ao escrever fora do limite das linhas, no Enem o que está fora não será considerado e você perderá pontos por isso.
Competência 1: 180
Competência 2: 180
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940
Correção
As linhas 11 e 12 ficaram confusas, organize melhor as palavras.
Na linha 13 houve um erro de concordância, a palavra “possuem” deveria estar no singular “possui” para concordar com a palavra “parcela”.
A escolha do conectivo “não obstante”, na linha 20, é inadequada.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Ana, como você compreendeu a estrutura é necessário corrigir os desvios gramaticais.
Linha 6: A grafia correta da palavra “cidadaões” é “cidadãos”. Na linha 8: O trecho “Em primeiro plano” deve ser seguido por vírgula. Na linha 9: A palavra “possuem” está no plural, mas como ela deve concordar com a palavra “aquisição” o correto seria “possui”. Linha 13: A palavra “tecnologia” não possui acento. Linha 16: a palavra “Ademais” deve ser seguida por vírgula. E a vírgula após a palavra “salientar” não existe. Linha 18: o trecho “muitas as instituições educacionais” correto seria “muitas instituições educacionais”.
O trecho “em suma” não está adequado na frase. Linha 20: É necessário usar crase no trecho: “inertes à novas tecnologias”.
No trecho “tanto física como online” deveria ser “tanto físico como online” se a palavra físico estiver concordando com a palavra “acesso”.
Concordância: https://youtu.be/PcXqyBgGjJA?si=11lj5IvemM-kVLbH
Vírgula: https://youtu.be/koyTLf3z4AQ?si=-sdbgUcdZvZWQ919
Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=Sf_-Hf_FH5b8pJt3
Nota: B+
Correção
Você escolheu muito bem os seus argumentos e defendeu bem o seu ponto de vista. No entanto, é necessário ficar atento a alguns aspectos gramaticais.
Na linha 9 houve um erro de concordância, o correto seria: “A população mais afetada é aquela que vive em favelas e periferias.
Também é recomendado evitar o uso de gerúndios para que sua redação fique esteticamente mais formal, você pode substituir o “vem colaborando” da linha 14, por simplesmente: “A ausência de investimentos em uma infraestrutura adequada colabora para o aumento exponencial do número de doenças…”
Concordância: https://youtu.be/PcXqyBgGjJA?si=y7XCrqmC7OV11BQj
Nota: A-
Correção
Ana Maria, você começou bem a sua argumentação trazendo um repertório sociocultural produtivo, mas faltou desenvolver melhor a argumentação com o seu ponto de vista e a problemática do tema. É preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema e domínio do dissertativo argumentativo.
Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).
Nota: B+
Correção
Ana, sua introdução está impecável e contém todos os elementos que discutimos durante a aula, especialmente a parte que conecta o seu contexto à tese, que está muito bem construída. Além disso, sua tese está muito bem posicionada. Parabéns pelo excelente trabalho!
Nota: A+