Correção
Olá, Igor! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados
COMPETÊNCIA 1:
Linha 4:” sobre a falta de vacinação” sem crase
Linha 5: “se mostra como obstáculo”
Linha 11: “não irão”
LInha 14: “vale ressaltar a falta” sem crase
Linha 18: insira vírgula depois de 1988
COMPETÊNCIA 3:
A sua argumentação está muito vaga, apesar de apresentar bons argumentos, deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas.
COMPETÊNCIA 5:
A sua proposta de intervenção não apresenta meio/modo
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 840
Correção
Olá, Igor! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 15: retire a vírgula depois de bem-estar
Linha 12: retire a crase
Linha 13: retire a crase
Linha 16: retire a crase
Linha 19: insira vírgula depois de doenças
Linha 26: retire a vírgula depois de atividades
COMPETÊNCIA 3:
Introdução: você não apontou, de maneira clara, qual é a relação da letra da música com a questão do saneamento básico.
Desenvolvimento 2: Como a má formação do cidadão pode acarretar em falta de abastecimento de água?
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 880
Continue praticando, você está no caminho certo
Correção
Sua redação apresenta pontos positivos, mas aqui estão algumas sugestões para aprimorar ainda mais seu texto:
Sugestões de Melhorias:
Evite o Uso Repetitivo de Gerúndio:
Para tornar o texto mais fluido, substitua gerúndios por formas alternativas.
Exemplo:
Antes: “…racismo estrutural que vem desvalorizando a população negra, fazendo com que ela enfrente…”
Depois: “Vale ressaltar que o racismo estrutural está constantemente presente no mercado de trabalho que desvaloriza a população negra, essa que enfrenta grandes obstáculos para conseguir um emprego formal, além de receber um salário desproporcional…”
Formalize a Linguagem:
Evite expressões muito coloquiais. Em vez de “como se diz”, prefira “como diz” ou “como disse”.
Exemplo:
Antes: “…como se diz o ativista…”
Depois: “…como diz o ativista…” ou “…como disse o ativista…”
Desenvolva Melhor Seu Repertório Sociocultural:
A citação do ativista é um bom recurso, mas precisa ser bem integrada ao seu argumento e explicada com mais profundidade.
Exemplo:
Antes: “…como diz o ativista, a luta contra o racismo…”
Depois: “…como disse o ativista, ‘A luta contra o racismo não é apenas um combate social, mas uma batalha diária pela dignidade’. Isso destaca a necessidade urgente de políticas públicas que combatam a discriminação racial e promovam a igualdade de oportunidades.”
Detalhe Sua Proposta de Intervenção:
Na sua proposta de intervenção, acrescente um detalhamento claro sobre como a ação será implementada e o papel do agente responsável.
Exemplo:
Antes: “O governo deve criar programas de inclusão no mercado de trabalho.”
Depois: “O governo federal, através do Ministério do Trabalho, deve criar programas de inclusão no mercado de trabalho – especificamente focados em capacitação profissional para a população negra – com o objetivo de promover a igualdade salarial e ampliar as oportunidades de emprego. Esses programas podem incluir cursos de qualificação, parcerias com empresas privadas para estágios remunerados e incentivos fiscais para empresas que adotem políticas de diversidade.”
Dicas para Melhorar:
Leia Redações Nota Mil: Analisar exemplos de redações com pontuações altas pode ajudar você a entender como organizar e detalhar melhor seus argumentos.
Revisão Atenta: Sempre revise seu texto em busca de vícios de linguagem, como o uso excessivo de gerúndios, e para garantir que todos os elementos de uma boa proposta de intervenção estejam presentes.
Prática Constante: A prática leva à perfeição. Continue escrevendo e revisando suas redações para melhorar continuamente.
Essas sugestões ajudarão você a refinar sua redação e aumentar suas chances de alcançar uma pontuação elevada no ENEM. Boa sorte e continue se dedicando!
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Igor, as linhas 7, 8 e 9 da sua introdução estão um pouco confusas. Na linha 10, o uso da crase não é necessário. Evite o uso de gerúndios. Por exemplo, na linha 12, você pode substituir “perdendo” por dificultar a oportunidade de adquirir conhecimento”. Na linha 15, substitua “gerando” por “gera”.
Competência 1: 120
Competência 2: 140
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 140
Nota: 680
Correção
Você pode substituir a expressão “ainda por cima” por “além disso”. Seu segundo desenvolvimento ficou muito curto e pouco desenvolvido. Sugiro diminuir a letra para que você possa escrever uma argumentação mais longa e mais desenvolvida. Você escreveu duas propostas de intervenção, mas ambas estão incompletas.
A competência 5 exige apenas uma proposta completa, mas se essa proposta não resolver toda a problemática que você abordou no seu texto, você deve escrever duas para não perder pontos na competência 3.
Dessas duas propostas, é exigido que pelo menos uma esteja completa com AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO (que pode ser feito sobre qualquer dos 4 elementos).
Competência 1: 140
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 140
Nota: 720
Correção
Você escolheu muito bem os seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, é necessário que você organize melhor as suas ideias. Sugiro que faça a escrita de cada parágrafo por partes, explicando inicialmente o que acontece, depois o porquê acontece, e por fim, explicar as consequências. E o seu repertório sociocultural deve ser utilizado e desenvolvido de maneira produtiva e coerente com a problemática do tema.
Nota: A-
Correção
Igor, é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo. Seria interessante, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (conclusão).
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Essas correções ajudarão a aprimorar ainda mais a qualidade da sua redação.
Nota: C+
Correção
Igor, ao iniciar a construção de sua redação, é interessante evitar o uso de termos do senso comum, como “atualmente”. Esse termo é muito comum e, idealmente, devemos buscar fugir do senso comum para elaborar redações que realmente impactem os corretores.
Além disso, o termo “nacionalidade” está sendo utilizado de maneira inadequada na linha 6. Tirando esse pequeno detalhe e a ausência de crase em “devido à negligência” e “devido à falta de profissionais”, sua tese está relativamente bem definida. Seria interessante, então, formalizar mais a linguagem, desenvolver melhor o contexto e aplicar na tese alguns mobilizadores, que serão trabalhados na aula 11.
Espero que essas sugestões te ajudem a aprimorar ainda mais sua redação!
Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ
Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt
Nota: C+