João Vitor Campos

Redação – População de Rua

Correção

Na Competência 2, que avalia o domínio do tema e a capacidade de mobilizar repertório sociocultural, é essencial que o aluno use exemplos concretos para embasar suas ideias. Isso inclui inserir dados, citações, leis, e referências culturais (como livros, filmes ou acontecimentos históricos) que tenham relação com o tema. Por exemplo, se o tema é saúde pública, mencionar a Constituição Brasileira e o direito à saúde, ou dados da Organização Mundial da Saúde sobre o impacto de políticas de saúde, demonstra um bom domínio do conteúdo e enriquece a redação. Trazer essas referências torna o texto mais embasado e mostra que o aluno consegue conectar o tema a questões amplas e significativas.

Na Competência 3, que avalia a capacidade de construção e desenvolvimento dos argumentos, é importante que o aluno não apenas apresente ideias, mas também explique por que elas são relevantes e como se relacionam com o tema proposto. Para desenvolver um argumento de maneira completa, ele pode seguir uma estrutura lógica:

  1. O que ocorre? — Apresente o problema ou o ponto de vista.
  2. Por que isso ocorre? — Explique as causas ou contextos que levam a essa situação.
  3. Como isso afeta? — Descreva as consequências para a sociedade.
  4. Com base em quê? — Use algum repertório para dar sustentação ao argumento.


C
ompetência 1: 200
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940

Redação – População de Rua

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Competência 1: Linha 1: isole o trecho “no seu artigo 6” entre vírgulas. Linha 4: “são temas”. Linha 6: retire a vírgula antes de “quanto”; lembre-se que sempre quando for usar o modelo “tanto… quanto” não deve haver vírgula. Linha 7: a palavra “problemática” exige acentuação. Linha 16: insira vírgula depois de “banalidade do mal”.

Competência 3: Desenvolvimento 2: É preciso explicar, com clareza, de que forma a normalização por parte da sociedade se torna um desafio para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua.

Competência 1: 160;
Competência 2: 200;
Competência 3: 160;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 920.

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

COMPETÊNCIA 1: Linha 1: insira vírgula depois de “1988”. Linha 2: a palavra “básico” exige acentuação. Linha 2: a palavra “Único” exige acentuação. Linha 6: a palavra “ignorância” exige acentuação. Linha 7: a palavra “inoperância” exige acentuação. Linha 7: a palavra “pública” exige acentuação. Linha 8: a palavra “igualitária” exige acentuação. Linha 10: a palavra “necessária” exige acentuação. Linha 10: a palavra “básica” exige acentuação. Linha 14: a palavra “necessário” exige acentuação. Linha 15: a palavra “eficácia” exige acentuação. Linha 15: a palavra “ignorância” exige acentuação. Linha 15: a grafia correta da palavra é “empecilho”. Linha 16: insira vírgula depois de “Assim”. Linha 17: a palavra “contemporânea” exige acentuação. Linha 20: a palavra “consequências” exige acentuação. Linha 21: insira vírgula depois de “Portanto”. Linha 22: a palavra “órgão” exige acentuação. Linha 23: a palavra “ministério” exige acentuação. Linha 27: a palavra “científico” exige acentuação.

COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios para a saúde pública no Brasil, além das consequências geradas.

COMPETÊNCIA 4: Linha 7: lembre-se que a expressão “a priori” não tem função de conectivo; isso não será penalizado na sua redação, pois os outros inícios de parágrafos e dentro do corpo do texto apresentam diversidades dos recursos coesivos.

Competência 1: 120;
Competência 2: 200;
Competência 3: 160;
Competência 4: 200;
Competência 5: 200;
Nota: 880.

Redação – Racismo Estrutural

Correção

Na linha 12, substitua o “observamos” por “observa-se” pois a redação do Enem não permite o uso de primeira pessoa.  

O seu desenvolvimento 1 ficou muito curto, talvez seria interessante estender a problemática que essa parcela populacional enfrenta, que seria como de fato essas pessoas são afetadas por essa falta de políticas públicas que você citou.  

Competência 1: 180  
Competência 2: 200 
Competência 3: 160
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 940 

Atividade 10 – Redação

Correção

Fique atento ao uso de vírgula, principalmente depois dos conectores. Sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente, pois esses ficam mais explícitos. Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente são:

  • iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais)
  • isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.

Competência 1: 160 
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160 

Nota: 880 

Atividade 08 – Redação

Correção

O parágrafo de conclusão do Enem exige uma proposta de intervenção completa para garantir os 200 pontos na Competência 5. No entanto, caso essa não seja suficiente para resolver a problemática que você apresentou no seu texto, é necessário que você faça duas para garantir o que exige a competência 3, e não perder pontos nela. Você apresentou duas propostas incompletas

Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo: 

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO. 

Quem deve executá-la? AGENTE. 

Como viabilizar essa proposta? MEIO. 

Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO 

Competência 1: 160 

Competência 2: 160 

Competência 3: 160 

Competência 4: 200 

Competência 5: 160 

Nota: 840

Atividade 06 – Conclusão

Correção

Na sua proposta de intervenção não ficou claro o que deve ser feito para resolver a problemática. É necessário que você deixe claro no seu texto como essa resolução pode ser feita. Sugiro que escreva nessa ordem: AGENTE + AÇÃO + MEIO + OBJETIVO. Faça esse exercício de perguntas durante a escrita do seu parágrafo: 

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? AÇÃO. 

Quem deve executá-la? AGENTE. 

Como viabilizar essa proposta? MEIO. 

Qual efeito ela pode alcançar? OBJETIVO.  

NOTA: B

Atividade 04 – Argumentação

Correção

João Vitor, você escolheu bem os argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, é necessário que você fique atento ao uso de artigo, concordância e vírgula. Como você já entendeu muito bem como se deve argumentar, agora só é necessário corrigir os erros de gramática.

“Convém ressaltar, a princípio, que a má formação socioeducacional do brasileiro é um fator determinante para a lamentável precarização do sistema público de saneamento. “Tal fator se corrobora pela carência informacional e a falta de investimentos para a movimentação de recursos tão básicos e essenciais para a qualidade de vida.

O uso da palavra “nosso” na linha 18 é incorreto, você pode substituí-lo por “no território brasileiro”. Em seguida existe um erro de concordância, o correto seria: “ainda são presentes às margens da sociedade indivíduos e comunidades inteiras sem o tão necessário tratamento de água”.

Uso de vírgula nos últimos trechos: “Sob essa óptica, é nítido que mesmo duzentos anos depois da independência, somos presos às amarras da colônia, que ainda, nos dias de hoje, refletem problemas de séculos passados.”

Concordância: https://youtu.be/PcXqyBgGjJA?si=y7XCrqmC7OV11BQj

Uso de vírgula: https://youtu.be/3zD5wNc-nDc?si=EVtm8x8WELC6bW8V

Nota: A-

Atividade 03 – Argumentação

Correção

João Vitor, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião.

Repertórios socioculturais são conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, frases, matérias, autores, pesquisas e muito mais. Eles são usados em redações (e na vida) para apoiar opiniões e argumentações.

Nota: B-

Atividade 02 – Introdução

Correção

João, lembre-se de que “acesso à saúde” possui crase, pois é exigido a preposição “a” e o artigo feminino “a”. Além disso, essa mesma sentença está repetida nas linhas 3 e 4.

Tenha atenção também com a acentuação gráfica ao transcrever o rascunho para a versão definitiva. Os termos “pública” e “público” estão sem acento gráfico. Além disso, o termo “empecilho” (linha 07) está grafado incorretamente.

O contexto pode ser melhor desenvolvido também. Veja o exemplo que mencionei a outros alunos:

“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado, [PROBLEMA 1 + PROBLEMA 2]”.

Recomendo que assista aos vídeos sobre crase e tese nos links a seguir:

Crase: https://youtu.be/TxZTrg2FDTU?si=8j-_mCsvoIdStIpQ 
Tese: https://youtu.be/CX13VhKvkfw?si=rIf0WjXYCL7Ynmyt

Nota: C-