Correção
A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Na competência 1, insira uma vírgula antes de “por meio” na linha 1 e use “no que tange à naturalização” com crase na linha 2. A grafia correta é “início” na linha 7, e “que denuncia a falta” deve ser sem acento na linha 9. Retire a vírgula após “no qual” na linha 10 e use “em uma barreira”. A palavra “crítica” exige acento na linha 12, e retire a vírgula após “visto que” na linha 13, onde a grafia correta é “ingestão”. Use “quanto à tentativa” com crase na linha 18 e insira uma vírgula após “Paulo Freire” na linha 19. Use “coloca e denuncia” sem acento na linha 20, e “família” requer acento na linha 22. “Implementar” é mais adequado na linha 25, e as grafias corretas são “conscientização” na linha 26 e “famílias incentivem” no plural para concordar com “famílias” na linha 28.
Na competência 3, esclareça como a negligência governamental se manifesta na prática, e detalhe o que o governo deveria fazer. Estabeleça uma conexão mais clara entre a questão familiar, educação e a banalização do consumo de drogas. Na competência 5, a proposta precisa indicar o meio/modo de viabilização.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Nota: 900
Correção
Você fez um ótimo trabalho! A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. Na linha 3, insira uma vírgula após “socioeconômicas”. Use “nota-se” para evitar o uso da primeira pessoa na linha 4. O trecho “através de dados disseminados” deve ser isolado por vírgulas. Retire a vírgula após “social” na linha 6 e utilize “devido à insuficiência”. Na linha 22, “pela busca” não requer crase. Insira uma vírgula após “Desse modo” na linha 23 e após “Portanto” na linha 25. A palavra “auxílio” precisa de acento na linha 27. Estabeleça uma relação mais clara entre os problemas mencionados e a questão da insegurança alimentar.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Olá, Letícia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: a palavra “entraves” não necessita de acentuação
Linha 2: “e para a manutenção”
Linha 6: a palavra “vivencia” não necessita de acentuação
Linha 19: retire a palavra sobre
Linha 19 e 20: o trecho “é relevante considerar a carência informacional da população, no qual que por lei…” ficou sem sentido, talvez o adequado seja: “é relevante considerar a carência informacional da população, pois, ainda que a vacinação pode ser obrigatória por lei, as campanhas de imunização não trazem uma cobertura informacional completa”
Linha 21: não trazem
Linha 24: insira vírgula depois de desse modo
COMPETÊNCIA 3:
Qual a base da sua argumentação? Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade.
COMPETÊNCIA 4:
Linha 5: uso inadequado do conector Além disso
Repetição excessiva da palavra através
Linha 15: uso inadequado do conector Todavia
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 140
Competência 5: 200
Nota: 840
Correção
Olá, Letícia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 15: “através de doenças, aumento da mortalidade, dentre outros”
Linha 17: período truncado e incompleto
Linha 21: a palavra “principal” não exige acentuação
Linha 25: a acentuação correta é municípios
Linha 26: efetivada*
COMPETÊNCIA 3:
Desenvolvimento 2: Por que fatores socioculturais? Desenvolva melhor essa ideia
De que forma o crescimento e expansão urbano afeta a problemática proposta pelo tema? Você não articulou, em nenhum momento do seu parágrafo, as ideias apresentadas com a questão do saneamento básico. Lembre-se que todas informações que você apresentar devem estar conexas, de alguma forma, entre si e relacionadas com o tema da redação.
Algumas partes da sua proposta de intervenção ficaram confusas
COMPETÊNCIA 4:
Linha 17: uso inadequado do conector “Portanto”
Linha 20: uso inadequado do conector “Todavia”
Linha 29: uso inadequado do conector “Entretanto”
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 100
Competência 5: 200
Nota: 740
Correção
Olá, Letícia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 2: retire a vírgula de depois de humildes
Linha 5: a palavra “práticas” exige acentuação
Linha 5: a palavra “análogo” exige acentuação
Linha 5: “análogo à escravidão”
Linha 12: oração confusa
Linha 13 e 14: “incluindo a desigualdade social e o risco à saúde, à segurança, e à integridade física”
Linha 14: retire a vírgula depois de “Tarsila Amaral”
Linha 16: “pode-se afirmar”
Linha 18: retire a crase
Linha 25: frase confusa
COMPETÊNCIA 3:
Desenvolvimento 1: organize melhor as ideias e as palavras, de forma que siga uma linha de raciocínio coerente e garanta fluidez na leitura e visão clara das suas ideias
Desenvolvimento 2: O seu parágrafo de argumentação 2 está muito curto e pouco desenvolvido, acrescente mais informações.
Competência 1: 100
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 840
Correção
Olá, Letícia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
Linha 6: faixa etária*
Linha 7: retire a vírgula depois de “se deve”
Linha 10: retire a vírgula depois de “Isso ocorre”
Linha 11: “pois alunos que não….”
Linha 14: a palavra “pedagógicas” exige acentuação
Linha 19: a palavra “socioeconômica” exige acentuação
Linha 20: retire a vírgula depois de “no qual”
Linha 23: retire a vírgula depois de “isso se deve”
COMPETÊNCIA 3:
Organize melhor as ideias e a palavras para garantir fluidez na leitura e visão clara da sua argumentação
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
Substitua a expressão “se evidenciando” por “que evidencia”. O uso do conectivo “No entanto” é inadequado.
As últimas linhas do seu texto ficaram confusas e redundantes, organize melhor as palavras e as ideias para garantir fluidez na leitura e visão clara da sua opinião.
O uso do termo “onde” é inadequado, ele deve ser utilizado somente para se referir a lugares físicos.
Nota: B
Correção
Na linha 10, o correto seria: e são omitidos no mercado de trabalho.
Em duas linhas seguidas você utilizou o gerúndio “levando”, que marca informalidade. Você pode substituí-los por “que ocasiona, que gera…”
O termo “onde” é inadequado, pois ele é usado para denominar lugares físicos, você pode substituí-lo por “em que, no qual…”
O seu segundo desenvolvimento ficou curto e pouco desenvolvido.
É necessário utilizar repertórios socioculturais produtivos para fundamentar sua opinião.
Competência 1: 180
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
No desenvolvimento 1, observei uma falta de organização das palavras, o que pode dificultar a compreensão do seu argumento. Por exemplo, a frase “as palavras estão desorganizadas” poderia ser reescrita de forma mais clara e concisa, como “a estrutura das frases apresenta desorganização”. Além disso, é importante desenvolver mais o repertório sociocultural, fornecendo exemplos ou dados que sustentem suas afirmações.
No desenvolvimento 2, percebi que você não deixou claro as consequências dos problemas mencionados. Por exemplo, se estiver falando sobre a falta de acesso à saúde, é importante destacar as consequências disso para a população em situação de rua, como o aumento da vulnerabilidade e o agravamento de doenças.
Quanto à proposta de intervenção, sugiro uma organização mais cuidadosa e a redução do uso de gerúndios para maior clareza e concisão. Por exemplo, em vez de “é necessário estar implementando políticas públicas”, poderia ser “é necessário implementar políticas públicas”.
Competência 1: 140
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 140
Competência 5: 160
Nota: 760
Correção
Organize melhor os seus parágrafos de desenvolvimento para a garantir visão clara de suas ideias e fluidez na leitura, siga uma linha de raciocínio coerente de forma a deixar nítido um projeto de texto. O seu parágrafo de conclusão está muito confuso e não tem a estrutura exigida.
Competência 1: 80
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 80
Nota: 560
Correção
Essas duas vírgulas isolando o trecho “no país”, na linha 9, não são necessárias.
Na linha 10, o trecho “se desenvolveu-se” está incorreto. Você pode substituí-lo por apenas “desenvolveu-se”.
O trecho: “Falha educacional pública em relação ou integração de atividades e disciplinas interligadas a rede” ficou um pouco confuso e com pouca clareza, além de estar faltando a crase: “à rede”.
Na linha 19 também está faltando a crase em: “a estrutura física escolar não é inclusiva e nem acessível à tecnologia.
É necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião nos seus parágrafos de argumentação.
Nota: B
Correção
Letícia, você começou bem a sua argumentação, mas faltou você desenvolver melhor o seu ponto de vista e relacionar a informação que você trouxe no trecho: “através desse direito estatal foi criado o Centro de Atenção Psicossocial”, com o restante do parágrafo. O seu texto ficou mais expositivo do que argumentativo. Os repertórios socioculturais devem ser usados para fundamentar a sua opinião.
Seria interessante, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (conclusão).
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Essas correções ajudarão a aprimorar ainda mais a qualidade da sua redação.
Nota: B-
Correção
Letícia, ao passar suas redações a limpo, observe a acentuação gráfica. Na primeira linha, por exemplo, você esqueceu de acentuar a palavra “único”, e na sequência, na linha 2, ao mencionar “garantir acesso à saúde”, você inverteu a crase, transformando-a em um acento agudo. Na linha 6, no trecho “em Campos da saúde pública devido à inoperância do Ministério da Saúde”, a crase está ausente.
No final da sua tese, nas duas últimas linhas, ao usar o conectivo, na verdade, parece que a sentença faz parte do anterior. Assim, a coesão dos elementos parece ter sido prejudicada e dificulta o entendimento. Talvez fosse interessante reescrever esse trecho da seguinte forma:
“[… devido à inoperância do Ministério da Saúde, fato que acarreta em consequências graves para a garantia da manutenção digna na vida, sobretudo para as classes menos favorecidas].”
Nota: B-