Correção
A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. No entanto, alguns aspectos podem ser melhorados. Na competência 1, insira uma vírgula após “1988” na linha 1. Utilize “direito à vida” com crase na linha 2 e “bem-estar” com hífen. A grafia correta da palavra é “Entretanto”, na linha 3, e a palavra “cenário” exige acento. A palavra “íntegra” precisa de acento na linha 7, assim como “políticas” e “públicas” na linha 9. “Obstáculos” também requer acentuação na linha 10. Insira uma vírgula após “dificuldade” na linha 12 e depois de “Entretanto” na linha 16. Na linha 22, utilize “acesso a emprego, à moradia e à saúde” com a devida crase. Insira uma vírgula após “inclusão” na linha 24. Na linha 27, a palavra “será” precisa de acento, assim como “possível” na linha 28 e “econômica” na linha 30. Em relação à competência 2, o seu repertório sociocultural está pouco desenvolvido em relação à temática, e a divisão entre introdução, desenvolvimento e conclusão não está clara. Além disso, os parágrafos são muito curtos, o que prejudica a estrutura argumentativa.
Na competência 3, os argumentos apresentados são bons, mas precisam de um aprofundamento maior. É necessário incluir informações que comprovem os fatos e explicar os motivos pelos quais os desafios ocorrem. Deve-se também detalhar como esses problemas são desafios para a sociedade brasileira e suas consequências.
Na competência 4, há um uso inadequado e insuficiente dos recursos coesivos, o que afeta a fluidez do texto.
Na competência 5, a conclusão não apresenta uma proposta de intervenção, o que é exigido pelo Enem para uma redação completa.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 120
Nota: 640
Correção
Olá, Rhayane! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 2: retire a vírgula depois de resolvido
Linha 16: ainda não são
COMPETÊNCIA 2:
Você deve utilizar repertórios socioculturais.
COMPETÊNCIA 3:
Para uma argumentação mais completa, seria interessante apresentar quais são as causas desses problemas. Além disso, você deve apresentar dados/fatos/notícias/informações para comprovar o que você está afirmando.
COMPETÊNCIA 5:
a sua proposta não possui meio/modo e nem detalhamento.
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 100
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 740
Correção
Todo tema de redação do Enem é um contraste entre quais deveriam ser os direitos do cidadão e quais são os descumprimentos. Partindo desse pressuposto, seria interessante que você deixasse claro nos seus parágrafos de argumentação o que está acontecendo de incorreto, o porquê disso e as consequências. E assim, apresentar o que pode ser feito para resolver essa problemática.
Fortalecimento da Argumentação: Para fortalecer sua argumentação, é crucial que você sempre relacione seus argumentos ao tema da redação. Por exemplo, ao discutir as raízes coloniais como fatores para o preconceito, explique como essas raízes impactam diretamente a reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil. Detalhe os mecanismos pelos quais essas raízes históricas ainda influenciam o presente.
Foco no Tema: Lembre-se de que o tema da redação é “os desafios para reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil.” Use este foco para estruturar suas reflexões e argumentações.
Exercício de Perguntas: Para analisar o tema, faça o exercício de perguntas:
Essas reflexões ajudarão a construir uma base sólida de argumentação e uma proposta de intervenção coerente.
Competência 1: 140
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 120
Nota: 620
Correção
Você trouxe uma informação relevante sobre alimentação e proteção da saúde em seu parágrafo de argumentação, porém seria interessante expandir essa ideia nos parágrafos de desenvolvimento para fortalecer sua argumentação.
As soluções propostas em sua intervenção devem estar alinhadas com os problemas identificados ao longo do texto. Certifique-se de que as questões abordadas em sua proposta são reflexo das problemáticas discutidas anteriormente. Embora você tenha apresentado duas propostas de intervenção, ambas estão incompletas. A competência 5 do Enem exige apenas uma proposta completa, mas, se essa proposta não resolver integralmente a problemática discutida, é recomendável apresentar duas propostas para não perder pontos na competência 3. Lembre-se de que uma proposta completa deve incluir: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.
Competência 1: 140
Competência 2: 140
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 120
Nota: 640
Correção
RHAYANE SUELL
Você escolheu muito bem os seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, essas informações devem ser organizadas no padrão que o texto dissertativo argumentativo exige. Cada parágrafo exige elementos específicos.
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=7KlEuomuACm6bTvB
Nota: B+
Correção
O texto dissertativo argumentativo exige alguns aspectos padronizados que não estão presentes no seu texto.
Introdução: https://youtu.be/SAH8yzHnp5o?si=AMo39mA-NIVC_Dc8
Os seus parágrafos estão pouco estruturados e quase não atendem aos aspectos que a argumentação exige. Você pode utilizar uma dessas estratégias para completar ainda mais sua argumentação.
Alguns modelos que você pode utilizar para escrita do seu parágrafo de argumentação:
É necessário, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” “por quê?” (fundamento), “e daí” (conclusão).
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=ndPfOl0QH_N61rZN
Nota: B-
Correção
Fugiu do tema proposto para argumentar.
Rhayane, é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.
Seria interessante, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (conclusão). No seu parágrafo não ficou claro sobre o que especificamente você estava argumentando.
Os repertórios socioculturais devem ser usados para fundamentar a sua opinião.
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Correção
Rhayane, ao iniciar seus parágrafos, lembre-se do espaço de recuo. O formato de um parágrafo é identificado pelo recuo de pelo menos 3,0 cm (ou dois dedos) da margem esquerda da folha. O final do parágrafo precisa estar, no máximo, a um espaço de três letras de distância da margem direita. Do contrário, o leitor pode ficar confuso a respeito de como seguir a leitura da redação.
Os elementos fundamentais do tema são bem explorados. Se possível, ao fazer a introdução, aponte os problemas em vez de apenas sugerir o que deve ser feito. Veja o exemplo a seguir:
Historicamente, a partir da implementação das missões jesuíticas no Brasil colonial, os povos nativos tiveram suas tradições suprimidas e o seu conhecimento acerca das peculiaridades territoriais menosprezado. Na contemporaneidade, a importância dessas populações configura um fator indispensável à compreensão da diversidade étnica do nosso país. Contudo, ainda persistem desafios à valorização dessas comunidades, o que interfere na preservação de seus saberes. Logo, urgem medidas estatais que promovam melhorias nesse cenário.
Nota: A-