Rhayane Suellen Valetim

Redação – População em situação de rua

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos. No entanto, alguns aspectos podem ser melhorados. Na competência 1, insira uma vírgula após “1988” na linha 1. Utilize “direito à vida” com crase na linha 2 e “bem-estar” com hífen. A grafia correta da palavra é “Entretanto”, na linha 3, e a palavra “cenário” exige acento. A palavra “íntegra” precisa de acento na linha 7, assim como “políticas” e “públicas” na linha 9. “Obstáculos” também requer acentuação na linha 10. Insira uma vírgula após “dificuldade” na linha 12 e depois de “Entretanto” na linha 16. Na linha 22, utilize “acesso a emprego, à moradia e à saúde” com a devida crase. Insira uma vírgula após “inclusão” na linha 24. Na linha 27, a palavra “será” precisa de acento, assim como “possível” na linha 28 e “econômica” na linha 30. Em relação à competência 2, o seu repertório sociocultural está pouco desenvolvido em relação à temática, e a divisão entre introdução, desenvolvimento e conclusão não está clara. Além disso, os parágrafos são muito curtos, o que prejudica a estrutura argumentativa.

Na competência 3, os argumentos apresentados são bons, mas precisam de um aprofundamento maior. É necessário incluir informações que comprovem os fatos e explicar os motivos pelos quais os desafios ocorrem. Deve-se também detalhar como esses problemas são desafios para a sociedade brasileira e suas consequências.

Na competência 4, há um uso inadequado e insuficiente dos recursos coesivos, o que afeta a fluidez do texto.

Na competência 5, a conclusão não apresenta uma proposta de intervenção, o que é exigido pelo Enem para uma redação completa.

 

Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 120

Nota: 640

Redação – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Correção

Olá, Rhayane! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 2: retire a vírgula depois de resolvido 

Linha 16: ainda não são 

COMPETÊNCIA 2:

Você deve utilizar repertórios socioculturais.

COMPETÊNCIA 3: 

Para uma argumentação mais completa, seria interessante apresentar quais são as causas desses problemas. Além disso, você deve apresentar dados/fatos/notícias/informações para comprovar o que você está afirmando.

COMPETÊNCIA 5:

a sua proposta não possui meio/modo e nem detalhamento.

Competência 1: 160 
Competência 2: 120
Competência 3: 100
Competência 4: 200
Competência 5: 160

Nota: 740

Atividade 10 – Redação

Correção

Todo tema de redação do Enem é um contraste entre quais deveriam ser os direitos do cidadão e quais são os descumprimentos. Partindo desse pressuposto, seria interessante que você deixasse claro nos seus parágrafos de argumentação o que está acontecendo de incorreto, o porquê disso e as consequências. E assim, apresentar o que pode ser feito para resolver essa problemática. 

Fortalecimento da Argumentação: Para fortalecer sua argumentação, é crucial que você sempre relacione seus argumentos ao tema da redação. Por exemplo, ao discutir as raízes coloniais como fatores para o preconceito, explique como essas raízes impactam diretamente a reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil. Detalhe os mecanismos pelos quais essas raízes históricas ainda influenciam o presente.

Foco no Tema: Lembre-se de que o tema da redação é “os desafios para reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil.” Use este foco para estruturar suas reflexões e argumentações.

Exercício de Perguntas: Para analisar o tema, faça o exercício de perguntas:

  • Quais são os desafios que impedem que essas pessoas sejam inseridas no âmbito econômico do país?
  • Quais são as causas e consequências desses desafios?
  • De que maneira esses desafios podem ser superados?


Essas reflexões ajudarão a construir uma base sólida de argumentação e uma proposta de intervenção coerente.

Competência 1: 140 
Competência 2: 120 
Competência 3: 120 
Competência 4: 120 
Competência 5: 120 

Nota: 620 

Atividade 09 – Redação

Correção

Você trouxe uma informação relevante sobre alimentação e proteção da saúde em seu parágrafo de argumentação, porém seria interessante expandir essa ideia nos parágrafos de desenvolvimento para fortalecer sua argumentação.

As soluções propostas em sua intervenção devem estar alinhadas com os problemas identificados ao longo do texto. Certifique-se de que as questões abordadas em sua proposta são reflexo das problemáticas discutidas anteriormente. Embora você tenha apresentado duas propostas de intervenção, ambas estão incompletas. A competência 5 do Enem exige apenas uma proposta completa, mas, se essa proposta não resolver integralmente a problemática discutida, é recomendável apresentar duas propostas para não perder pontos na competência 3. Lembre-se de que uma proposta completa deve incluir: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.

  • O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? (AÇÃO)
  • Quem deve executá-la? (AGENTE)
  • Como viabilizar essa proposta? (MEIO/MODO)
  • Qual efeito ela pode alcançar? (OBJETIVO)
  • Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta? (DETALHAMENTO)

Competência 1: 140 
Competência 2: 140 
Competência 3: 120 
Competência 4: 120 
Competência 5: 120 

Nota: 640 

Atividade 05 – Argumentação

Correção

RHAYANE SUELL

Você escolheu muito bem os seus argumentos e deixou claro o seu ponto de vista. No entanto, essas informações devem ser organizadas no padrão que o texto dissertativo argumentativo exige. Cada parágrafo exige elementos específicos.

Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=7KlEuomuACm6bTvB

Nota: B+

Atividade 04 – Argumentação

Correção

O texto dissertativo argumentativo exige alguns aspectos padronizados que não estão presentes no seu texto.

Introduçãohttps://youtu.be/SAH8yzHnp5o?si=AMo39mA-NIVC_Dc8

Os seus parágrafos estão pouco estruturados e quase não atendem aos aspectos que a argumentação exige. Você pode utilizar uma dessas estratégias para completar ainda mais sua argumentação.

Alguns modelos que você pode utilizar para escrita do seu parágrafo de argumentação:

  • Contraste entre: avanços e desafios;
  • Contraste entre: abordagem positiva e abordagem negativa;
  • Causas e consequências.

É necessário, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “como acontece?” “por quê?” (fundamento), “e daí” (conclusão).

Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=ndPfOl0QH_N61rZN

Nota: B-

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Fugiu do tema proposto para argumentar.

Rhayane, é preciso ficar atento a alguns aspectos que a argumentação exige e que não estão presentes no seu texto, como por exemplo, uma abordagem completa do tema, domínio do dissertativo argumentativo e repertório sociocultural produtivo.

Seria interessante, que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (conclusão). No seu parágrafo não ficou claro sobre o que especificamente você estava argumentando.

Os repertórios socioculturais devem ser usados para fundamentar a sua opinião.

Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu

Atividade 01 – Tese

Correção

Rhayane, ao iniciar seus parágrafos, lembre-se do espaço de recuo. O formato de um parágrafo é identificado pelo recuo de pelo menos 3,0 cm (ou dois dedos) da margem esquerda da folha. O final do parágrafo precisa estar, no máximo, a um espaço de três letras de distância da margem direita. Do contrário, o leitor pode ficar confuso a respeito de como seguir a leitura da redação.

Os elementos fundamentais do tema são bem explorados. Se possível, ao fazer a introdução, aponte os problemas em vez de apenas sugerir o que deve ser feito. Veja o exemplo a seguir:

Historicamente, a partir da implementação das missões jesuíticas no Brasil colonial, os povos nativos tiveram suas tradições suprimidas e o seu conhecimento acerca das peculiaridades territoriais menosprezado. Na contemporaneidade, a importância dessas populações configura um fator indispensável à compreensão da diversidade étnica do nosso país. Contudo, ainda persistem desafios à valorização dessas comunidades, o que interfere na preservação de seus saberes. Logo, urgem medidas estatais que promovam melhorias nesse cenário.

Nota: A-