Correção
A sua redação está bem organizada, com bons argumentos, mas alguns ajustes são necessários. Na competência 1, insira uma vírgula após “Jorge Amado” na linha 1 e retire a vírgula após “cenário” na linha 2. Na linha 3, remova “que vivemos”. Acentue “indivíduo” na linha 4, e use “e trazer problemas” para manter o paralelismo na linha 5. Acentue “têm” em “os fatores que têm” na linha 6 e utilize “deve-se ressaltar” na linha 9. Na linha 12, utilize “influenciados a utilizar” sem crase, e “retrata uma região” na linha 13. Acentue “álcool” na linha 20 e ajuste para “muitos destes têm” na linha 21. Use “a longo prazo” sem crase na linha 23, acentue “órgão” na linha 25 e “psicólogos” na linha 29.
Na competência 3, desenvolva mais suas ideias, incluindo exemplos, definições e comparações para reforçar os argumentos. No desenvolvimento 2, explique como o tema se torna um desafio para combater a banalização do consumo de drogas ilícitas.
Na competência 5, inclua o meio/modo de viabilização da ação para uma proposta completa.
Competência 1: 100
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 780
Correção
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1: Linha 10: “conhecido como as fake news” sem crase; Linha 14: ‘a não se vacinarem” sem crase; Linha 18: brasileiros* com letra minúscula; Linha 19: isole o trecho “nos últimos 10 anos” entre vírgula.
COMPETÊNCIA 3: Você apresenta bons argumentos, mas deve haver um desenvolvimento maior deles. Além de ser importante apresentar informações que comprovem os argumentos, é necessário explicar os motivos pelos quais eles ocorrem, como eles são desafios no Brasil, além das consequências geradas
COMPETÊNCIA 5: A sua proposta de intervenção não apresenta meio/modo e nem detalhamento
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 820
Correção
Olá, Sofia! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 5: e ao envolvimento
Linha 4: insira vírgula depois de dessa forma
Linha 8: retire a vírgula depois de fato
Linha 10: insira vírgula depois de com isso
Linha 21: insira vírgula depois de públicas
Linha 25: retire a crase
Linha 25: retire a vírgula depois de também
COMPETÊNCIA 3:
Desenvolvimento 1: o seu parágrafo ficou redundante e pouco argumentativo, acrescente informações como dados/fatos/dados/acontecimento para comprovar o que você afirmou, além disso, apresente as raízes da problemática
Desenvolvimento 2: em nenhum momento do seu parágrafo você relacionou as informações apresentadas à evasão escolar, o que acarreta em uma falha grave de projeto de texto.
COMPETÊNCIA 5:
a sua proposta de intervenção não possui meio/modo
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 100
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 820
Correção
Sua redação tem pontos fortes, mas para se alinhar melhor aos critérios de avaliação do Enem e alcançar uma pontuação mais alta, seguem algumas sugestões detalhadas de melhoria:
Sugestões de Melhorias:
Evite o Uso da Primeira Pessoa:
No Enem, o uso da primeira pessoa do plural (“discutirmos”) não é permitido. Substitua por formas impessoais ou terceira pessoa.
Exemplo de Correção:
Antes: “é essencial discutirmos a importância do combate ao racismo.”
Depois: “é essencial discutir a importância do combate ao racismo.”
Evite o Uso Excessivo de Gerúndio:
O uso do gerúndio pode deixar o texto pesado e repetitivo. Tente reescrever as frases de forma mais direta.
Exemplo de Correção:
Antes: “trabalham sem carteira assinada, ficando assim sem recolhimento de benefícios trabalhistas.”
Depois: “trabalham sem carteira assinada, e assim o empregador deixa de fazer o recolhimento de benefícios trabalhistas.”
Clareza na Comparação:
Quando fizer comparações, como na linha 20 e 21, certifique-se de que elas são claras e diretas.
Exemplo de Correção:
Antes: “negros quando comparados com os brancos, possuem menos chance de ocupar um cargo mais alto e possuem uma renda mais baixa.”
Depois: “Os negros, em comparação com os brancos, têm menos chances de ocupar cargos de alto escalão e geralmente recebem salários mais baixos.”
Completar Propostas de Intervenção:
A competência 5 exige que pelo menos uma das propostas de intervenção esteja completa com os elementos: AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO.
Primeira Proposta (Falta o Agente):
Antes: “É necessário implementar programas de capacitação para jovens negros.”
Depois: “É necessário que o Ministério da Educação implemente programas de capacitação para jovens negros.”
Segunda Proposta (Falta Meio/Modo):
Antes: “A criação de cotas para negros nas empresas privadas.”
Depois: “O governo deve criar políticas que incentivem a adoção de cotas para negros nas empresas privadas, através de incentivos fiscais para as empresas que aderirem a essas políticas.”
Uso de Repertório Sociocultural:
Para fortalecer sua argumentação, inclua referências a autores, teorias, dados históricos, ou estatísticas. Isso demonstra conhecimento aprofundado do tema e fundamenta sua opinião.
Exemplos de Repertórios:
Histórico: “A discriminação racial no mercado de trabalho tem raízes profundas desde o período pós-escravidão no Brasil, como detalhado pelo sociólogo Florestan Fernandes.”
Dados Estatísticos: “Segundo o IBGE, a renda média dos negros é significativamente menor que a dos brancos, refletindo a persistência das desigualdades raciais.”
Uso de Conectores:
Para garantir a coesão e a fluidez do texto, é importante começar pelo menos dois parágrafos com conectores e usá-los no corpo do texto após ponto final.
Conectores para Início de Parágrafos:
“Além disso,”
“Por outro lado,”
“Ademais,”
“Portanto,”
“No entanto,”
Conectores no Corpo do Texto:
“Consequentemente,”
“Dessa forma,”
“Além disso,”
“Assim,”
Exemplos de Aplicação:
Antes: “A desigualdade racial é evidente. A educação, por exemplo, é uma área onde essa desigualdade se manifesta claramente.”
Depois: “A desigualdade racial é evidente. Além disso, a educação é uma área onde essa desigualdade se manifesta claramente, pois escolas em áreas predominantemente negras recebem menos investimento.”
Estruturação dos Parágrafos de Desenvolvimento:
Para melhorar a estrutura dos parágrafos de desenvolvimento, siga este padrão:
Tópico Frasal (Afirmação):
Comece o parágrafo com uma afirmação clara que introduza a ideia principal.
Exemplo: “O racismo no mercado de trabalho brasileiro perpetua a desigualdade econômica entre brancos e negros.”
Fundamento (Por Que Acontece):
Explique as causas ou os fatores que contribuem para a situação descrita.
Exemplo: “Historicamente, a falta de acesso à educação de qualidade e o preconceito racial contribuem para essa desigualdade.”
Exemplificação (O Que Acontece):
Dê exemplos concretos ou dados que ilustrem sua afirmação.
Exemplo: “De acordo com o IBGE, negros ganham em média 30% menos que brancos em cargos equivalentes.”
Conclusão (E Daí?):
Conclua ligando sua ideia de volta ao tema geral ou mostrando a relevância do ponto discutido.
Exemplo: “Essa disparidade não apenas prejudica os indivíduos negros, mas também limita o desenvolvimento econômico do país como um todo.”
Competência 1: 120
Competência 2: 140
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 140
Nota: 740
Correção
Os seus parágrafos de argumentação ficaram muito curtos, além disso, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar sua opinião.
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos)
Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais); Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. Veja esse exemplo de detalhamento do agente que você escolheu para a sua proposta:
“Portanto, o Governo – instância máxima de administração executiva com a função social nítida de promover uma convivência digna entre os cidadãos e garantir o bem estar coletivo – através do congresso…”
Correção
Sofia, embora você tenha abordado o tema da desigualdade social, é importante destacar que o texto dissertativo argumentativo exige uma estruturação mais clara e organizada. Para isso, sugiro que você organize o seu texto em 4 parágrafos distintos: introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão, conforme sugerido na atividade.
Além disso, é fundamental que você apresente uma análise mais aprofundada sobre as causas e consequências da desigualdade social, utilizando um repertório sociocultural produtivo e coerente com o tema abordado. Dessa forma, você poderá aprimorar ainda mais a qualidade do seu texto e alcançar uma pontuação mais elevada.
Nota: B+
Correção
Sofia, você deixou claro no seu texto o seu ponto de vista. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião.
Seria interessante que durante o seu processo de escrita do seu parágrafo de argumentação, você respondesse algumas perguntas acerca do tema: “O que acontece?” (argumento), “Como acontece? Por quê?” (fundamento) e “e daí?” (consequências).
Argumentação: https://youtu.be/Il-vaOB-Svs?si=78zELX0k6DjUalXu
Nota: B-
Correção
Sofia, podemos fazer algumas pequenas alterações em seu contexto para que ele fique mais formal, por exemplo, evitando a repetição dos termos “acesso à saúde” e, se possível, evitando o uso do termo “pessoas”.
Veja o exemplo a seguir: “A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, garante a saúde como um direito social fundamental do cidadão e um dever do Estado, estabelecendo as bases para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos avanços conquistados desde sua criação, o acesso à saúde no Brasil ainda se configura como um desafio multifacetado, [PROBLEMA 1 + PROBLEMA 2]”.
Na tese, ao mencionar prestadores de serviço, seria interessante especificar mais dentro do tema, ou seja, a ausência de prestadores de serviços nas áreas médicas e hospitalares, e sim, você não repete o termo “saúde”.
Nota: B-