Thullio Soares Fagundes

Redação – Drogas Lícitas

Correção

Na Competência 2, que avalia o domínio do tema e a capacidade de mobilizar repertório sociocultural, é essencial que o aluno use exemplos concretos para embasar suas ideias. Isso inclui inserir dados, citações, leis, e referências culturais (como livros, filmes ou acontecimentos históricos) que tenham relação com o tema. Por exemplo, se o tema é saúde pública, mencionar a Constituição Brasileira e o direito à saúde, ou dados da Organização Mundial da Saúde sobre o impacto de políticas de saúde, demonstra um bom domínio do conteúdo e enriquece a redação. Trazer essas referências torna o texto mais embasado e mostra que o aluno consegue conectar o tema a questões amplas e significativas.

Na Competência 3, que avalia a capacidade de construção e desenvolvimento dos argumentos, é importante que o aluno não apenas apresente ideias, mas também explique por que elas são relevantes e como se relacionam com o tema proposto. Para desenvolver um argumento de maneira completa, ele pode seguir uma estrutura lógica:

  1. O que ocorre? — Apresente o problema ou o ponto de vista.
  2. Por que isso ocorre? — Explique as causas ou contextos que levam a essa situação.
  3. Como isso afeta? — Descreva as consequências para a sociedade.
  4. Com base em quê? — Use algum repertório para dar sustentação ao argumento.

Competência 1: 200
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920

Redação – Insegurança Alimentar

Correção

Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Linha 18: “que acarreta grandes desperdícios de comida.”

COMPETÊNCIA 2 Abordagem completa do tema, três partes presentes e um repertório sociocultural pertinente, legitimado e produtivo. COMPETÊNCIA 3 Para que o seu parágrafo de desenvolvimento não fique menor que o de conclusão, por exemplo, você pode estender a sua argumentação, explicando o porquê acontece essa má distribuição, quem é o responsável por isso e de que forma isso acontece na prática. COMPETÊNCIA 4 Presença expressiva de elementos coesivos intra e interparágrafos. COMPETÊNCIA 5 Sua proposta de intervenção apresenta cinco dos elementos necessários, sendo eles: o agente, a ação, o efeito, o modo/meio e o detalhamento.

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960

Redação – População em situação de rua

Correção

A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos, mas alguns pontos podem ser melhorados. Na competência 1, insira uma vírgula após “Menino de Rua” na linha 1 para isolar o nome da canção. Na linha 5, ajuste para “faz-se necessária a análise” para concordância com “análise”. Na linha 8, use “assistir a indivíduos” corretamente, e na linha 10, a grafia correta é “afligida”, com crase em “à população afligida”. Na linha 11, a expressão “qualifica-se como um grave desleixo” seria mais adequada.

Na competência 3, o argumento sobre a omissão estatal é válido, mas seria interessante mencionar exemplos de políticas que poderiam ajudar ou falharam nesse sentido, trazendo mais substância à crítica. O conceito de “banalidade do mal” de Hannah Arendt é interessante, mas poderia ser mais diretamente relacionado ao contexto da população de rua, explorando como a indiferença da sociedade contribui para a perpetuação desse problema. Além disso, o tema proposto pela redação é Desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua, portanto, é preciso abordar no texto todas as palavras presentes no tema. Dessa forma, é necessário discutir quais são os desafios enfrentados pela população de rua que impedem sua reinserção econômica, como o preconceito, a falta de escolaridade necessária para conseguir um emprego e a falta de apoio governamental, entre outros.

Na competência 5, não ficou claro na conclusão qual seria o meio/modo em que a ação seria viabilizada. Seria útil incluir um exemplo mais detalhado, como o seguinte: “Ademais, é indispensável que o Ministério da Educação, órgão responsável pela organização do sistema de ensino do país, por meio da reformulação da grade curricular, incremente a matéria de sociologia com dados relacionados ao tema…”.

 

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 160

Nota: 900

Redação – Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Correção

Olá, Thullio, tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 1: insira vírgula depois de Rio de Janeiro 

Linha 2: “debates a respeito” sem crase

Linha 16: “tem agravado” sem acentuação 

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 960

Redação – Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil

Correção

Olá, Thullio! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 3:

No seu desenvolvimento 2 não ficou claro qual seria a relação das informações que você apresentou com a evasão escolar. 

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 960 

Redação – Exploração Trabalhista

Correção

Olá, Thullio! Tudo bem com você? Espero que sim! =)

Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:

COMPETÊNCIA 1:

Linha 14: insira vírgula depois de Trabalho

COMPETÊNCIA 3: 

Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160 
Competência 4: 200
Competência 5: 200

Nota: 960

Atividade 12 – Argumentação

Correção

Você fez um ótimo trabalho. 

Nota: A

Redação Racismo Estrutural

Correção

Seu texto apresenta bons elementos, mas ainda pode ser aprimorado para alcançar uma pontuação mais alta no Enem. Aqui estão algumas sugestões detalhadas para melhorar sua redação:

Sugestões de Melhorias:

  1. Desenvolvimento Mais Detalhado:

    • No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você abordou bem as causas históricas e suas consequências. No entanto, é importante detalhar como essas questões afetam diretamente a comunidade alvo. Isso ajuda a tornar sua argumentação mais concreta e convincente.

    • Exemplo de Detalhamento:

      • Antes: “O racismo estrutural, enraizado na história do Brasil, perpetua desigualdades sociais e econômicas.”

      • Depois: “O racismo estrutural, enraizado na história do Brasil, perpetua desigualdades sociais e econômicas. Na prática, isso significa que a população negra enfrenta barreiras significativas no acesso a oportunidades de emprego e educação de qualidade, resultando em uma maior concentração de negros em trabalhos informais e mal remunerados.”

  2. Uso de Conectores:

    • Para garantir a coesão e a fluidez do texto, é essencial iniciar pelo menos dois parágrafos com conectores, além de usá-los no corpo do texto após ponto final. Isso guia o leitor através de sua argumentação de maneira lógica e organizada.

    • Conectores para Início de Parágrafos:

      • “Além disso,”

      • “Por outro lado,”

      • “Ademais,”

      • “Portanto,”

      • “No entanto,”

    • Conectores no Corpo do Texto:

      • “Consequentemente,”

      • “Dessa forma,”

      • “Além disso,”

      • “Assim,”

    • Exemplos de Aplicação:

      • Antes: “O racismo estrutural perpetua desigualdades. A educação é uma área que sofre com isso.”

      • Depois: “O racismo estrutural perpetua desigualdades. Além disso, a educação é uma área que sofre com isso, pois escolas em áreas predominantemente negras recebem menos investimento.”

  3. Fundamentação com Repertórios Socioculturais:

    • Incorporar referências culturais, históricas ou teóricas pode fortalecer sua argumentação e demonstrar conhecimento do tema. Isso é crucial para uma boa pontuação na competência 2.

    • Exemplos de Repertórios:

      • Histórico: “Desde a abolição da escravatura em 1888, a falta de políticas de inclusão deixou a população negra em desvantagem, como apontado pelo historiador Clóvis Moura.”

      • Filosófico: “Segundo o filósofo Achille Mbembe, o racismo não é apenas uma questão de preconceito individual, mas de uma estrutura de poder que organiza a sociedade e exclui grupos racializados.”

      • Dados Estatísticos: “De acordo com o IBGE, pessoas negras são maioria entre os mais pobres no Brasil, refletindo a persistência do racismo estrutural.”

Exemplo de Parágrafo Reescrito:

Antes: “No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você explicou as causas históricas e a consequência, mas pouco dissertou o que de fato acontece e como a comunidade alvo é afetada.”

Depois: “No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você explicou bem as causas históricas e as consequências do racismo estrutural. No entanto, é crucial aprofundar-se em como essas questões afetam concretamente a vida cotidiana da população negra. Por exemplo, devido à discriminação persistente no mercado de trabalho, muitos negros enfrentam dificuldades para conseguir empregos formais e acabam em ocupações informais e precárias, o que perpetua o ciclo de pobreza.”

Dicas para Aprimorar:

  • Desenvolva a Argumentação com Exemplos Concretos:

    • Mostre como os problemas mencionados afetam a vida das pessoas. Use exemplos do dia a dia ou estatísticas que tornem suas argumentações mais tangíveis.

  • Estruture Claramente os Parágrafos:

    • Cada parágrafo deve ter uma ideia central clara, apoiada por evidências e exemplos, e uma conclusão que se conecte ao próximo ponto ou ao tema geral.

  • Aprimore a Proposta de Intervenção:

    • Certifique-se de que sua proposta de intervenção siga o padrão AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO. Explique claramente quem deve fazer o quê, como isso deve ser feito, e qual é o objetivo final. Inclua detalhes que mostrem como essa proposta será viável.

Competência 1: 180  
Competência 2: 200 
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 200 

Nota: 900

Redação Inclusão Digital

Correção

Não é necessário isolar o “mas” entre vírgulas. 

Como você citou o letramento digital na sua tese na introdução, seria interesse que você desenvolvesse mais sobre essa problemática em específico, e dessa forma garantir um bom projeto de texto. 

É necessário começar pelo menos 2 parágrafos com conectores, além dos que devem ser utilizados no corpo do texto em todos os parágrafos depois do ponto final. 

Competência 1: 180 
Competência 2: 180  
Competência 3: 180 
Competência 4: 180  
Competência 5: 200 

Nota: 920

Atividade 09 – Redação

Correção

No seu desenvolvimento 1, seria interessante exemplificar quais são as consequências reais da problemática argumentada. Isso ajudaria a dar mais peso aos seus argumentos e a tornar sua redação mais persuasiva e fundamentada. Considere incluir exemplos concretos ou dados relevantes para ilustrar as repercussões do problema discutido.

Competência 1: 180  
Competência 2: 200 
Competência 3: 160 
Competência 4: 200 
Competência 5: 200 

Nota: 940 

Atividade 08 – Redação

Correção

Você fez um ótimo trabalho em sua redação, com um bom uso de argumentação e repertório sociocultural. No entanto, é importante sempre deixar clara a relação do seu repertório escolhido com a problemática atual do tema proposto para fortalecer ainda mais sua argumentação.

Sempre explicite como o repertório escolhido (seja ele histórico, literário, filosófico, etc.) se relaciona diretamente com a problemática atual do tema proposto. Isso mostra ao avaliador que você tem domínio do conteúdo e sabe aplicá-lo de forma relevante e contextualizada.

Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 920

Atividade 07 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta o padrão exigido.  

Nota: A

Atividade 06 – Conclusão

Correção

A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:  

Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais) 

Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas. 

Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua proposta:

O Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – …” 

NOTA: A 

Atividade 04 – Argumentação

Correção

Thullio, seu texto apresenta uma boa estrutura geral, mas há alguns aspectos que podem ser aprimorados para torná-lo mais sólido e completo. É importante desenvolver uma abordagem mais ampla do tema, explorando diferentes aspectos e fornecendo exemplos ou evidências para sustentar seus argumentos. Além disso, é essencial demonstrar um domínio completo do estilo dissertativo-argumentativo, apresentando uma argumentação coesa e bem fundamentada.

Nota: A+

Atividade 03 – Argumentação

Correção

Thullio, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião. Repertórios socioculturais são conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, frases, matérias, autores, pesquisas e muito mais. Eles são usados em redações (e na vida) para apoiar opiniões e argumentações.

Nota: B+

Atividade 02 – Introdução

Correção

Thullio, na primeira linha da sua introdução ocorreu um erro de vírgula que pode ser solucionado ou removendo uma das vírgulas ou adicionando outra. Lembre-se de jamais separar o sujeito do verbo em uma oração. Veja a sentença a seguir: “A Constituição Federal de 1988 garante, em um dos seus artigos, o direito à saúde pública de qualidade e digna.”

Sua tese, por outro lado, está muito melhor construída do que a contextualização e, embora seja objetiva e direta, possui dois problemas distintos bem marcados: a falta de recursos e a ausência de profissionais qualificados na área.

Contextos: https://youtu.be/StGyROanLh0?si=z49o-2YCwbnqtRAj 

Nota: A-