Correção
Na Competência 2, que avalia o domínio do tema e a capacidade de mobilizar repertório sociocultural, é essencial que o aluno use exemplos concretos para embasar suas ideias. Isso inclui inserir dados, citações, leis, e referências culturais (como livros, filmes ou acontecimentos históricos) que tenham relação com o tema. Por exemplo, se o tema é saúde pública, mencionar a Constituição Brasileira e o direito à saúde, ou dados da Organização Mundial da Saúde sobre o impacto de políticas de saúde, demonstra um bom domínio do conteúdo e enriquece a redação. Trazer essas referências torna o texto mais embasado e mostra que o aluno consegue conectar o tema a questões amplas e significativas.
Na Competência 3, que avalia a capacidade de construção e desenvolvimento dos argumentos, é importante que o aluno não apenas apresente ideias, mas também explique por que elas são relevantes e como se relacionam com o tema proposto. Para desenvolver um argumento de maneira completa, ele pode seguir uma estrutura lógica:
Competência 1: 200
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
Seguem os aspectos que podem ser melhorados: Linha 18: “que acarreta grandes desperdícios de comida.”
COMPETÊNCIA 2 Abordagem completa do tema, três partes presentes e um repertório sociocultural pertinente, legitimado e produtivo. COMPETÊNCIA 3 Para que o seu parágrafo de desenvolvimento não fique menor que o de conclusão, por exemplo, você pode estender a sua argumentação, explicando o porquê acontece essa má distribuição, quem é o responsável por isso e de que forma isso acontece na prática. COMPETÊNCIA 4 Presença expressiva de elementos coesivos intra e interparágrafos. COMPETÊNCIA 5 Sua proposta de intervenção apresenta cinco dos elementos necessários, sendo eles: o agente, a ação, o efeito, o modo/meio e o detalhamento.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
A sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos, mas alguns pontos podem ser melhorados. Na competência 1, insira uma vírgula após “Menino de Rua” na linha 1 para isolar o nome da canção. Na linha 5, ajuste para “faz-se necessária a análise” para concordância com “análise”. Na linha 8, use “assistir a indivíduos” corretamente, e na linha 10, a grafia correta é “afligida”, com crase em “à população afligida”. Na linha 11, a expressão “qualifica-se como um grave desleixo” seria mais adequada.
Na competência 3, o argumento sobre a omissão estatal é válido, mas seria interessante mencionar exemplos de políticas que poderiam ajudar ou falharam nesse sentido, trazendo mais substância à crítica. O conceito de “banalidade do mal” de Hannah Arendt é interessante, mas poderia ser mais diretamente relacionado ao contexto da população de rua, explorando como a indiferença da sociedade contribui para a perpetuação desse problema. Além disso, o tema proposto pela redação é Desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua, portanto, é preciso abordar no texto todas as palavras presentes no tema. Dessa forma, é necessário discutir quais são os desafios enfrentados pela população de rua que impedem sua reinserção econômica, como o preconceito, a falta de escolaridade necessária para conseguir um emprego e a falta de apoio governamental, entre outros.
Na competência 5, não ficou claro na conclusão qual seria o meio/modo em que a ação seria viabilizada. Seria útil incluir um exemplo mais detalhado, como o seguinte: “Ademais, é indispensável que o Ministério da Educação, órgão responsável pela organização do sistema de ensino do país, por meio da reformulação da grade curricular, incremente a matéria de sociologia com dados relacionados ao tema…”.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 900
Correção
Olá, Thullio, tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 1: insira vírgula depois de Rio de Janeiro
Linha 2: “debates a respeito” sem crase
Linha 16: “tem agravado” sem acentuação
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Olá, Thullio! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 3:
No seu desenvolvimento 2 não ficou claro qual seria a relação das informações que você apresentou com a evasão escolar.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Olá, Thullio! Tudo bem com você? Espero que sim! =)
Você fez um ótimo trabalho, a sua redação está bem escrita e apresenta excelentes argumentos! Segue os aspectos que podem ser melhorados:
COMPETÊNCIA 1:
Linha 14: insira vírgula depois de Trabalho
COMPETÊNCIA 3:
Tente desenvolver mais suas ideias, trazendo para o seu texto, por exemplo: definições, comparações, informações estatísticas, exemplos, ilustrações, analogias ou argumentos de autoridade
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 960
Correção
Seu texto apresenta bons elementos, mas ainda pode ser aprimorado para alcançar uma pontuação mais alta no Enem. Aqui estão algumas sugestões detalhadas para melhorar sua redação:
Sugestões de Melhorias:
Desenvolvimento Mais Detalhado:
No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você abordou bem as causas históricas e suas consequências. No entanto, é importante detalhar como essas questões afetam diretamente a comunidade alvo. Isso ajuda a tornar sua argumentação mais concreta e convincente.
Exemplo de Detalhamento:
Antes: “O racismo estrutural, enraizado na história do Brasil, perpetua desigualdades sociais e econômicas.”
Depois: “O racismo estrutural, enraizado na história do Brasil, perpetua desigualdades sociais e econômicas. Na prática, isso significa que a população negra enfrenta barreiras significativas no acesso a oportunidades de emprego e educação de qualidade, resultando em uma maior concentração de negros em trabalhos informais e mal remunerados.”
Uso de Conectores:
Para garantir a coesão e a fluidez do texto, é essencial iniciar pelo menos dois parágrafos com conectores, além de usá-los no corpo do texto após ponto final. Isso guia o leitor através de sua argumentação de maneira lógica e organizada.
Conectores para Início de Parágrafos:
“Além disso,”
“Por outro lado,”
“Ademais,”
“Portanto,”
“No entanto,”
Conectores no Corpo do Texto:
“Consequentemente,”
“Dessa forma,”
“Além disso,”
“Assim,”
Exemplos de Aplicação:
Antes: “O racismo estrutural perpetua desigualdades. A educação é uma área que sofre com isso.”
Depois: “O racismo estrutural perpetua desigualdades. Além disso, a educação é uma área que sofre com isso, pois escolas em áreas predominantemente negras recebem menos investimento.”
Fundamentação com Repertórios Socioculturais:
Incorporar referências culturais, históricas ou teóricas pode fortalecer sua argumentação e demonstrar conhecimento do tema. Isso é crucial para uma boa pontuação na competência 2.
Exemplos de Repertórios:
Histórico: “Desde a abolição da escravatura em 1888, a falta de políticas de inclusão deixou a população negra em desvantagem, como apontado pelo historiador Clóvis Moura.”
Filosófico: “Segundo o filósofo Achille Mbembe, o racismo não é apenas uma questão de preconceito individual, mas de uma estrutura de poder que organiza a sociedade e exclui grupos racializados.”
Dados Estatísticos: “De acordo com o IBGE, pessoas negras são maioria entre os mais pobres no Brasil, refletindo a persistência do racismo estrutural.”
Exemplo de Parágrafo Reescrito:
Antes: “No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você explicou as causas históricas e a consequência, mas pouco dissertou o que de fato acontece e como a comunidade alvo é afetada.”
Depois: “No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você explicou bem as causas históricas e as consequências do racismo estrutural. No entanto, é crucial aprofundar-se em como essas questões afetam concretamente a vida cotidiana da população negra. Por exemplo, devido à discriminação persistente no mercado de trabalho, muitos negros enfrentam dificuldades para conseguir empregos formais e acabam em ocupações informais e precárias, o que perpetua o ciclo de pobreza.”
Dicas para Aprimorar:
Desenvolva a Argumentação com Exemplos Concretos:
Mostre como os problemas mencionados afetam a vida das pessoas. Use exemplos do dia a dia ou estatísticas que tornem suas argumentações mais tangíveis.
Estruture Claramente os Parágrafos:
Cada parágrafo deve ter uma ideia central clara, apoiada por evidências e exemplos, e uma conclusão que se conecte ao próximo ponto ou ao tema geral.
Aprimore a Proposta de Intervenção:
Certifique-se de que sua proposta de intervenção siga o padrão AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + FINALIDADE + DETALHAMENTO. Explique claramente quem deve fazer o quê, como isso deve ser feito, e qual é o objetivo final. Inclua detalhes que mostrem como essa proposta será viável.
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 900
Correção
Não é necessário isolar o “mas” entre vírgulas.
Como você citou o letramento digital na sua tese na introdução, seria interesse que você desenvolvesse mais sobre essa problemática em específico, e dessa forma garantir um bom projeto de texto.
É necessário começar pelo menos 2 parágrafos com conectores, além dos que devem ser utilizados no corpo do texto em todos os parágrafos depois do ponto final.
Competência 1: 180
Competência 2: 180
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
No seu desenvolvimento 1, seria interessante exemplificar quais são as consequências reais da problemática argumentada. Isso ajudaria a dar mais peso aos seus argumentos e a tornar sua redação mais persuasiva e fundamentada. Considere incluir exemplos concretos ou dados relevantes para ilustrar as repercussões do problema discutido.
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota: 940
Correção
Você fez um ótimo trabalho em sua redação, com um bom uso de argumentação e repertório sociocultural. No entanto, é importante sempre deixar clara a relação do seu repertório escolhido com a problemática atual do tema proposto para fortalecer ainda mais sua argumentação.
Sempre explicite como o repertório escolhido (seja ele histórico, literário, filosófico, etc.) se relaciona diretamente com a problemática atual do tema proposto. Isso mostra ao avaliador que você tem domínio do conteúdo e sabe aplicá-lo de forma relevante e contextualizada.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 920
Correção
A sua proposta de intervenção apresenta 4 dos 5 elementos exigidos, faltando apenas o detalhamento que não foi feito ou que não ficou claro. Sugiro que priorize o detalhamento do modo, ação ou agente (esses ficam mais explícitos). Alguns macetes que você pode usar para deixar o seu detalhamento mais evidente:
Iniciar por um pronome relativo (o qual, a qual, os quais, as quais)
Isolar (e destacar) por travessões e vírgulas.
Veja esse exemplo de detalhamento de agente na sua proposta:
“O Ministério da Educação – órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais – …”
NOTA: A
Correção
Thullio, seu texto apresenta uma boa estrutura geral, mas há alguns aspectos que podem ser aprimorados para torná-lo mais sólido e completo. É importante desenvolver uma abordagem mais ampla do tema, explorando diferentes aspectos e fornecendo exemplos ou evidências para sustentar seus argumentos. Além disso, é essencial demonstrar um domínio completo do estilo dissertativo-argumentativo, apresentando uma argumentação coesa e bem fundamentada.
Nota: A+
Correção
Thullio, você argumentou bem, trouxe para o texto o seu ponto de vista e deixou claro a ideia que você quer defender. No entanto, é necessário utilizar repertórios socioculturais para fundamentar a sua opinião. Repertórios socioculturais são conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, frases, matérias, autores, pesquisas e muito mais. Eles são usados em redações (e na vida) para apoiar opiniões e argumentações.
Nota: B+
Correção
Thullio, na primeira linha da sua introdução ocorreu um erro de vírgula que pode ser solucionado ou removendo uma das vírgulas ou adicionando outra. Lembre-se de jamais separar o sujeito do verbo em uma oração. Veja a sentença a seguir: “A Constituição Federal de 1988 garante, em um dos seus artigos, o direito à saúde pública de qualidade e digna.”
Sua tese, por outro lado, está muito melhor construída do que a contextualização e, embora seja objetiva e direta, possui dois problemas distintos bem marcados: a falta de recursos e a ausência de profissionais qualificados na área.
Contextos: https://youtu.be/StGyROanLh0?si=z49o-2YCwbnqtRAj
Nota: A-