Ana Alice Resende Gomes

Atividade Redação

Correção

Ana Alice, o seu parágrafo cumpre de forma adequada a estrutura que trabalhamos. Você inicia com o conectivo introdutório, apresenta claramente o problema da violência contra a mulher ligado à desigualdade de gênero, utiliza repertório histórico e artístico, o que fortalece a argumentação, e faz a devida relação com o Brasil atual, destacando que a problemática ainda persiste. Além disso, você conclui com conectivo de consequência e apresenta os efeitos sociais da questão, o que garante uma boa finalização. Apenas ressalto que seria interessante explorar com um pouco mais de clareza as consequências sociais para que o fechamento ganhe mais impacto. No geral, trata-se de um parágrafo bem estruturado e consistente.


Nota: A-

Atividade Redação

Correção

Caminhos para se valorizar a arte no Brasil contemporâneo, sua redação apresenta uma estrutura da introdução bem desenvolvida, com contextualização histórica da Semana de Arte Moderna de 1922, além de conter conectivo inicial, dois períodos bem articulados e uma tese clara com dois problemas distintos: a falta de valorização institucional e o desprezo social pela arte. A construção está no modelo ideal de introdução, respeitando forma e conteúdo.

 A argumentação de seu texto está sólida, com dois parágrafos que apresentam repertórios legítimos (Ministério da Cultura, Constituição Federal de 1988, dados de pesquisa, e leis de incentivo à cultura), além de desenvolver bem as consequências da negligência estatal e da percepção social distorcida da arte. Há fluidez na progressão temática e coesão, mas algumas frases estão muito longas e densas, prejudicando a clareza. Os argumentos poderiam ser mais bem detalhados com exemplos objetivos e dados numéricos, mas cumprem bem sua função de sustentação da tese.

A conclusão de seu texto resolve os dois problemas da tese, apresentando AGENTES (Ministério da Cultura, governo, escolas),

AÇÕES (programas, parcerias, inserção da arte nas escolas), METODOLOGIA (campanhas educativas e inclusão no currículo escolar) e OBJETIVO (reconhecimento da importância histórica e social da arte). Embora completa, a proposta não especifica prazos, meios de financiamento ou abrangência, o que limitaria sua aplicabilidade em contexto real.

Seu texto possui poucos desvios gramaticais ou de pontuação, mas apresenta períodos excessivamente longos e uso repetitivo de algumas expressões. O vocabulário é adequado, embora algumas passagens exijam maior objetividade.

 Notas
Introdução: A
Argumentação: A-
Conclusão: B+

Competência 1: 180
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Total: 840 pontos

Atividade Redação

Correção

Ana Alice, sua redação apresenta uma estrutura de introdução bem construída, com cerca de 6 linhas, utilização de um conectivo (“assim”), dois problemas claros ao final – a omissão estatal e a ineficiência do sistema público de ensino – compondo adequadamente a tese. Muito boa abertura.

A argumentação de seu texto é coerente e bem estruturada. O primeiro parágrafo traz contexto histórico, referência à Constituição e uma citação indireta de Bauman, conectando bem com o primeiro problema da tese. Já o segundo parágrafo reforça o segundo problema (falta de educação sexual) e mantém a progressão temática, embora não aprofunde as consequências da problemática de forma mais explícita. O uso de exemplos e explicações torna o desenvolvimento claro, mesmo com pequenos desvios de estrutura.

A conclusão de seu texto está dentro do esperado, com duas propostas completas. O primeiro projeto envolve o poder público com ações de campanha e testagem, e o segundo atribui ao Ministério da Educação a inclusão da educação sexual no currículo com ação, método e objetivo claros. Muito bem concluído.

poucos desvios ortográficos e gramaticais, com escrita clara e bem organizada, apesar de pequenas repetições e leve oscilação de pontuação.

Introdução: A
Argumentação: B+
Conclusão: A
Competência 1: 180
Competência 2: 160
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Total: 880

Atividade Redação

Correção

A argumentação do texto é razoavelmente desenvolvida. O primeiro parágrafo traz um panorama da omissão do Estado em relação ao descarte de lixo, abordando impactos como o aumento de doenças. O segundo parágrafo discute a falta de conscientização ambiental, mencionando consequências como o descarte incorreto de substâncias nocivas. No entanto, ambos os parágrafos carecem de repertórios concretos (dados, autores, livros ou fatos históricos), e as consequências não são claramente desenvolvidas ao final dos parágrafos. Ainda assim, há coerência entre os argumentos e a tese.

A conclusão apresenta duas propostas e estrutura compatível com o modelo esperado. A primeira envolve o Ministério do Meio Ambiente, articulando ação e objetivo de forma satisfatória. A segunda aciona o Ministério da Educação, propondo a inclusão de nova matéria com intenção formativa. Apesar da leve superficialidade na formulação de metodologias, a proposta está completa e coerente com os problemas da tese.

alguns desvios ortográficos e de pontuação, mas sem comprometer o entendimento geral do texto.

Argumentação: B
Conclusão: B+
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 180
Total: 860

Atividade Redação

Correção

Ana, ao passar o texto a limpo, lembre-se sempre de fazer uma verificação cuidadosa da acentuação gráfica. Alguns erros simples podem ser corrigidos nesse momento. Uma dica importante: após terminar o rascunho, confira palavra por palavra, evitando aquela leitura dinâmica e automática, pois assim você conseguirá identificar termos que precisam de correção, como, por exemplo, “história” (linha 01) e “inoperância” (linha 10), que ficaram sem acento. ⛔

Em relação à estrutura, é fundamental que você faça dois parágrafos argumentativos distintos, cada um abordando um dos problemas apresentados na tese. Isso facilita a organização e o desenvolvimento mais aprofundado das ideias. 🔁

Além disso, evite o uso de linguagem em primeira pessoa. O texto dissertativo-argumentativo deve ser escrito em terceira pessoa, com linguagem formal e distante da oralidade. Perceba o exemplo de inadequação na linha 07:
“Em primeiro ponto, ressalto que mesmo após anos…”.
O ideal seria:
“Em primeiro plano, é importante ressaltar que mesmo após o estabelecimento da Constituição Federal de 1988…”. 🔁

Você demonstrou potencial, mas atenção a esses aspectos importantes para melhorar ainda mais o seu desempenho! ✅

Introdução – A-
Argumentação – C-
Conclusão – B+

Competência 1 – 140
Competência 2 – 120
Competência 3 – 140
Competência 4 – 180
Competência 5 – 160

Total – 740

Atividade Conclusão

Correção

Ana, ao construir seu parágrafo de conclusão na atividade sobre os padrões de beleza idealizados, é importante lembrar de dar o espaço de tabulação no início do parágrafo — isso demonstra organização e domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo. ✅

Você apresentou como proposta “promover projetos de conscientização”, o que é um bom começo. No entanto, faltou descrever a metodologia, ou seja, como esses projetos serão realizados na prática. 🔁 Além disso, é essencial indicar a finalidade da proposta, explicitando os objetivos que ela busca atingir, retomando de forma crítica o tema abordado no desenvolvimento do texto. 🧠

Veja um exemplo de reescrita que pode te ajudar a aprimorar sua conclusão:

🔁 Dessa forma, o Ministério da Saúde deve promover projetos de conscientização por meio de campanhas educativas desenvolvidas em parceria com escolas públicas municipais e estaduais, além de encontros presenciais em instituições públicas, com o objetivo de quebrar os padrões estéticos brutalmente impostos pela sociedade contemporânea brasileira, promovendo o respeito à diversidade corporal e o fortalecimento da autoestima.

Reorganizando seu texto com esses elementos, ele ficará ainda mais estruturado, coerente e eficaz.

Lembre-se de que, em sala de aula, discutimos os elementos essenciais para a elaboração de uma conclusão eficaz. Primeiramente, é fundamental o uso de um conectivo inicial, como “portanto” ou “destarte”, que estabeleça a relação lógica com o que foi exposto anteriormente. Em seguida, deve-se indicar claramente o agente responsável pela ação, o qual pode ser explicado entre parênteses ou travessões para maior clareza. Após isso, é importante descrever a ação realizada por esse agente, utilizando um verbo marcante que destaque a ação principal. Posteriormente, deve-se apresentar a metodologia adotada, resumindo o processo utilizado para alcançar os resultados. Por fim, é necessário expor os objetivos e as finalidades da solução proposta, ressaltando sua relevância e o impacto esperado.

Nota: 8/10

Atividade Argumentação

Correção

Ana Alice Rezende, sua argumentação sobre a persistência da fome no Brasil está bem estruturada e apresenta todos os elementos que combinamos em sala de aula; contudo, alguns ajustes podem torná-la ainda mais alinhada ao padrão do ENEM. Sugiro formalizar a linguagem e corrigir a ortografia: revise a acentuação de eficiência e insira a crase em à fome ⚠️. Mantendo suas ideias e termos, a reescrita poderia ser:

“A persistência da fome no Brasil evidencia a ineficiência do Estado em garantir direitos básicos à população, como o acesso regular e digno à alimentação. Essa negligência estrutural é impactantemente descrita em Quarto de Despejo, diário de Carolina Maria de Jesus, no qual a autora retrata, com dor e lucidez, a realidade de quem busca comida no lixo para sobreviver nas favelas de São Paulo na década de 1950. Apesar dos avanços sociais, milhares de brasileiros ainda enfrentam insegurança alimentar como parte de sua rotina, reflexo da falta de políticas públicas eficazes, da má distribuição de renda e da ausência de ações contínuas de combate à pobreza extrema. Lamentavelmente, essa realidade permanece invisível para grande parte da sociedade e dos governantes.” ✏️

Nota: 8/10

Atividade Argumentação

Correção

Ana, eu não iniciaria o primeiro argumento utilizando o conectivo “Nesse contexto”, mas sim algumas das estruturas que aprendemos na última aula, que você dispõe na parte teórica da aula 13.

📚 Caso queira rever esse conteúdo, acesse: Conteúdo Aula 13

O conectivo “assim sendo” me remete, pessoalmente, a um teor informal da linguagem. Prefiro apenas “assim”. Sobretudo, embora a sua construção textual tenha todos os elementos, é preciso estar atenta a dois pontos:

  1. O contexto utilizado já está na introdução do texto;

  2. A linguagem precisa ser mais objetiva, rica e formal.

Nota: 7/10

Veja um parágrafo de modelo:

“Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, ainda que diversos estudos atuais corroborem para o fim da relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença. Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. No espectro literário nacional, a obra real-naturalista O Alienista, de Machado de Assis, retrata as mazelas associadas aos estigmas e padronização de comportamentos divergentes. Nesse viés, considerando a denúncia machadiana é evidente que ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.”

Atividade Introdução

Correção

Ana, perceba que há um erro de coesão logo na primeira linha da sua introdução, um equívoco bastante comum. Veja como a estrutura da frase pode ser aprimorada para garantir maior clareza e correção gramatical:

📌 Frase original:
Na obra literária, Vidas Secas, de Graciliano Ramos retrata […]

📌 Sugestões de reescrita para corrigir o problema:
1️⃣ A obra literária ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, retrata […]
2️⃣ Na obra ‘Vidas Secas’, é retratada a luta de uma família […].

Dicas para evitar esse erro: Sempre verifique se o sujeito e o verbo da oração estão bem conectados. Se iniciar a frase com “Na obra”, certifique-se de que o verbo concorda corretamente com o termo seguinte.

O restante do contexto da introdução mantém um tom negativo, comparável à realidade brasileira, que também apresenta desafios. Assim, é mais adequado usar um conectivo que indique conclusão ou concordância, como: “Assim, fora da obra literária, a realidade brasileira também apresenta desafios semelhantes.” ou “Analogamente à obra, a situação brasileira reflete a mesma problemática.”

Nota: 9/10

Atividade Introdução

Correção

A primeira introdução a respeito da valorização da arte periférica possui algumas repetições de termos que podem ser evitadas como “arte” e “direito”. Procure revisar a introdução antes de passar a limpo, algumas partes podem ser melhor mais formais, veja o exemplo:

Estabelecida em 1988 a Constituição Federal, conhecida como Constituição Cidadã, possui em suas diretrizes o acesso à cultura e à arte. Entretanto, décadas após a instituição da Carta Magna, no Brasil, o direito à manifestação artística não tem sido devidamente respeitado, principalmente em comunidades e periferias[…].

Lembre-se para construir uma introdução de excelência na redação do ENEM, é essencial iniciar com um contexto social, histórico, literário, cinematográfico, artístico, econômico ou científico, estabelecendo uma conexão com o tema proposto. Em seguida, deve-se inserir elementos do tema, demonstrando a relação direta do tema com o Brasil contemporâneo. Após essa abordagem inicial, é necessário apresentar a tese, destacando dois problemas bem definidos que serão desenvolvidos ao longo do texto e solucionados na conclusão da redação.

Nota: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Você apresentou bons argumentos, mas é preciso organizá-los melhor para garantir fluidez na leitura e clareza nas ideias.

  • Na linha 5, a relação entre “ONGs de apoio e o governo” não ficou clara. Explique de que forma o governo está envolvido na problemática.
  • Esclareça por que a insegurança alimentar ainda é recorrente e quais seriam as formas de enfrentamento desse problema. Dessa maneira, sua tese ficará mais consistente e antecipará a proposta de intervenção.

Nota: 8/10

Atividade Tese

Correção

Na atividade 01 sobre “o estigma Associado às doenças mentais” não é necessário saltar espaço de parágrafo. Lembre-se a introdução é composta por um único parágrafo, com 3 ou 4 pontos finais, conectivos e tese com dois problemas. Reescrevi sua tese, veja:

[…]na medida em que desumanizava estes. Fora da ficção, na sociedade contemporânea brasileira, esses elementos se repetem, já que muitos pacientes são desumanizados (problema 1), bem como o Estado pouco atua em relação à busca investimentos relacionados à saúde mental pública (problema 2).

Na atividade 02, a palavra visível tem acentuação gráfica. Evite repetir palavras marcantes como “desigualdade”.

Nota: 6/10