Ana Alice Resende Gomes

Atividade Redação

Correção

Ana Alice Rezende Gomes

Ana, ao passar o texto a limpo, lembre-se sempre de fazer uma verificação cuidadosa da acentuação gráfica. Alguns erros simples podem ser corrigidos nesse momento. Uma dica importante: após terminar o rascunho, confira palavra por palavra, evitando aquela leitura dinâmica e automática, pois assim você conseguirá identificar termos que precisam de correção, como, por exemplo, “história” (linha 01) e “inoperância” (linha 10), que ficaram sem acento. ⛔

Em relação à estrutura, é fundamental que você faça dois parágrafos argumentativos distintos, cada um abordando um dos problemas apresentados na tese. Isso facilita a organização e o desenvolvimento mais aprofundado das ideias. 🔁

Além disso, evite o uso de linguagem em primeira pessoa. O texto dissertativo-argumentativo deve ser escrito em terceira pessoa, com linguagem formal e distante da oralidade. Perceba o exemplo de inadequação na linha 07:
“Em primeiro ponto, ressalto que mesmo após anos…”.
O ideal seria:
“Em primeiro plano, é importante ressaltar que mesmo após o estabelecimento da Constituição Federal de 1988…”. 🔁

Você demonstrou potencial, mas atenção a esses aspectos importantes para melhorar ainda mais o seu desempenho! ✅

Introdução – A-
Argumentação – C-
Conclusão – B+

Competência 1 – 140
Competência 2 – 120
Competência 3 – 140
Competência 4 – 180
Competência 5 – 160

Total – 740

Atividade Conclusão

Correção

Ana, ao construir seu parágrafo de conclusão na atividade sobre os padrões de beleza idealizados, é importante lembrar de dar o espaço de tabulação no início do parágrafo — isso demonstra organização e domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo. ✅

Você apresentou como proposta “promover projetos de conscientização”, o que é um bom começo. No entanto, faltou descrever a metodologia, ou seja, como esses projetos serão realizados na prática. 🔁 Além disso, é essencial indicar a finalidade da proposta, explicitando os objetivos que ela busca atingir, retomando de forma crítica o tema abordado no desenvolvimento do texto. 🧠

Veja um exemplo de reescrita que pode te ajudar a aprimorar sua conclusão:

🔁 Dessa forma, o Ministério da Saúde deve promover projetos de conscientização por meio de campanhas educativas desenvolvidas em parceria com escolas públicas municipais e estaduais, além de encontros presenciais em instituições públicas, com o objetivo de quebrar os padrões estéticos brutalmente impostos pela sociedade contemporânea brasileira, promovendo o respeito à diversidade corporal e o fortalecimento da autoestima.

Reorganizando seu texto com esses elementos, ele ficará ainda mais estruturado, coerente e eficaz.

Lembre-se de que, em sala de aula, discutimos os elementos essenciais para a elaboração de uma conclusão eficaz. Primeiramente, é fundamental o uso de um conectivo inicial, como “portanto” ou “destarte”, que estabeleça a relação lógica com o que foi exposto anteriormente. Em seguida, deve-se indicar claramente o agente responsável pela ação, o qual pode ser explicado entre parênteses ou travessões para maior clareza. Após isso, é importante descrever a ação realizada por esse agente, utilizando um verbo marcante que destaque a ação principal. Posteriormente, deve-se apresentar a metodologia adotada, resumindo o processo utilizado para alcançar os resultados. Por fim, é necessário expor os objetivos e as finalidades da solução proposta, ressaltando sua relevância e o impacto esperado.

Nota: 8/10

Atividade Argumentação

Correção

Ana Alice Rezende, sua argumentação sobre a persistência da fome no Brasil está bem estruturada e apresenta todos os elementos que combinamos em sala de aula; contudo, alguns ajustes podem torná-la ainda mais alinhada ao padrão do ENEM. Sugiro formalizar a linguagem e corrigir a ortografia: revise a acentuação de eficiência e insira a crase em à fome ⚠️. Mantendo suas ideias e termos, a reescrita poderia ser:

“A persistência da fome no Brasil evidencia a ineficiência do Estado em garantir direitos básicos à população, como o acesso regular e digno à alimentação. Essa negligência estrutural é impactantemente descrita em Quarto de Despejo, diário de Carolina Maria de Jesus, no qual a autora retrata, com dor e lucidez, a realidade de quem busca comida no lixo para sobreviver nas favelas de São Paulo na década de 1950. Apesar dos avanços sociais, milhares de brasileiros ainda enfrentam insegurança alimentar como parte de sua rotina, reflexo da falta de políticas públicas eficazes, da má distribuição de renda e da ausência de ações contínuas de combate à pobreza extrema. Lamentavelmente, essa realidade permanece invisível para grande parte da sociedade e dos governantes.” ✏️

Nota: 8/10

Atividade Argumentação

Correção

Ana, eu não iniciaria o primeiro argumento utilizando o conectivo “Nesse contexto”, mas sim algumas das estruturas que aprendemos na última aula, que você dispõe na parte teórica da aula 13.

📚 Caso queira rever esse conteúdo, acesse: Conteúdo Aula 13

O conectivo “assim sendo” me remete, pessoalmente, a um teor informal da linguagem. Prefiro apenas “assim”. Sobretudo, embora a sua construção textual tenha todos os elementos, é preciso estar atenta a dois pontos:

  1. O contexto utilizado já está na introdução do texto;

  2. A linguagem precisa ser mais objetiva, rica e formal.

Nota: 7/10

Veja um parágrafo de modelo:

“Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, ainda que diversos estudos atuais corroborem para o fim da relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença. Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. No espectro literário nacional, a obra real-naturalista O Alienista, de Machado de Assis, retrata as mazelas associadas aos estigmas e padronização de comportamentos divergentes. Nesse viés, considerando a denúncia machadiana é evidente que ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.”

Atividade Introdução

Correção

Ana, perceba que há um erro de coesão logo na primeira linha da sua introdução, um equívoco bastante comum. Veja como a estrutura da frase pode ser aprimorada para garantir maior clareza e correção gramatical:

📌 Frase original:
Na obra literária, Vidas Secas, de Graciliano Ramos retrata […]

📌 Sugestões de reescrita para corrigir o problema:
1️⃣ A obra literária ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, retrata […]
2️⃣ Na obra ‘Vidas Secas’, é retratada a luta de uma família […].

Dicas para evitar esse erro: Sempre verifique se o sujeito e o verbo da oração estão bem conectados. Se iniciar a frase com “Na obra”, certifique-se de que o verbo concorda corretamente com o termo seguinte.

O restante do contexto da introdução mantém um tom negativo, comparável à realidade brasileira, que também apresenta desafios. Assim, é mais adequado usar um conectivo que indique conclusão ou concordância, como: “Assim, fora da obra literária, a realidade brasileira também apresenta desafios semelhantes.” ou “Analogamente à obra, a situação brasileira reflete a mesma problemática.”

Nota: 9/10

Atividade Introdução

Correção

A primeira introdução a respeito da valorização da arte periférica possui algumas repetições de termos que podem ser evitadas como “arte” e “direito”. Procure revisar a introdução antes de passar a limpo, algumas partes podem ser melhor mais formais, veja o exemplo:

Estabelecida em 1988 a Constituição Federal, conhecida como Constituição Cidadã, possui em suas diretrizes o acesso à cultura e à arte. Entretanto, décadas após a instituição da Carta Magna, no Brasil, o direito à manifestação artística não tem sido devidamente respeitado, principalmente em comunidades e periferias[…].

Lembre-se para construir uma introdução de excelência na redação do ENEM, é essencial iniciar com um contexto social, histórico, literário, cinematográfico, artístico, econômico ou científico, estabelecendo uma conexão com o tema proposto. Em seguida, deve-se inserir elementos do tema, demonstrando a relação direta do tema com o Brasil contemporâneo. Após essa abordagem inicial, é necessário apresentar a tese, destacando dois problemas bem definidos que serão desenvolvidos ao longo do texto e solucionados na conclusão da redação.

Nota: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Você apresentou bons argumentos, mas é preciso organizá-los melhor para garantir fluidez na leitura e clareza nas ideias.

  • Na linha 5, a relação entre “ONGs de apoio e o governo” não ficou clara. Explique de que forma o governo está envolvido na problemática.
  • Esclareça por que a insegurança alimentar ainda é recorrente e quais seriam as formas de enfrentamento desse problema. Dessa maneira, sua tese ficará mais consistente e antecipará a proposta de intervenção.

Nota: 8/10

Atividade Tese

Correção

Na atividade 01 sobre “o estigma Associado às doenças mentais” não é necessário saltar espaço de parágrafo. Lembre-se a introdução é composta por um único parágrafo, com 3 ou 4 pontos finais, conectivos e tese com dois problemas. Reescrevi sua tese, veja:

[…]na medida em que desumanizava estes. Fora da ficção, na sociedade contemporânea brasileira, esses elementos se repetem, já que muitos pacientes são desumanizados (problema 1), bem como o Estado pouco atua em relação à busca investimentos relacionados à saúde mental pública (problema 2).

Na atividade 02, a palavra visível tem acentuação gráfica. Evite repetir palavras marcantes como “desigualdade”.

Nota: 6/10