Correção
A argumentação é robusta e bem fundamentada. O primeiro parágrafo traz uma base legal com a Constituição de 1988 e aborda questões sanitárias e sociais, conectando-as à ausência de políticas públicas. O segundo parágrafo utiliza um repertório cultural relevante – o filme Tempos Modernos, de Chaplin – de forma pertinente, relacionando-o à lógica do descarte. Há clareza na exposição, coerência com a tese e as consequências dos problemas são indicadas ao final dos parágrafos. Ainda que o texto seja um pouco denso, mantém coerência argumentativa e progressão temática.
A conclusão apresenta duas propostas de intervenção completas: a primeira, com o governo federal, trata de políticas públicas ambientais e incentivo à produção sustentável; a segunda, com o Ministério da Educação, propõe criação de projeto de conscientização social, detalhado com agente, ação, metodologia e finalidade. A conclusão é clara, coerente e funcional.
Há poucos desvios ortográficos, e a linguagem mantém-se formal e bem articulada, apesar de alguns trechos longos que poderiam ser mais objetivos.
Argumentação: A
Conclusão: A
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Total: 960
Correção
Ana, a introdução da sua redação está perfeita, com todos os elementos que combinamos em sala de aula: estrutura adequada, tamanho apropriado e os problemas da tese muito bem definidos. Parabéns! ✅
Existe apenas um erro de concordância na linha 05:
“[…] os obstáculos que leva à perpetuação da ausência de moradia”.
O verbo deveria estar no plural, concordando com o sujeito:
“os obstáculos que levam à perpetuação da ausência de moradia”. ⛔
Todo o restante do texto atende bem aos critérios para uma dissertação argumentativa. O uso da obra “Capitães da Areia” foi muito produtivo e o primeiro parágrafo argumentativo ficou excelente. ✅
O segundo parágrafo, como é comum na maioria dos textos, apresentou uma argumentação um pouco mais rasa. Talvez a adição de um novo contexto pudesse torná-lo ainda mais forte. 🔁
Além disso, a solução apresentada, especialmente em relação ao segundo argumento, parece fugir um pouco do tema. Se o problema é a arquitetura hostil, uma solução focada na base educacional se distancia da realidade prática de intervenção. Talvez fosse melhor pensar em uma relação com a legislação, como alteração de leis urbanísticas ou políticas públicas que proíbam práticas de arquitetura hostil, ajustando também a formulação do problema na introdução. 🧠
Introdução – A+
Argumentação – A-
Conclusão – A+
Competência 1 – 200
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160
Competência 4 – 200
Competência 5 – 160
Total – 920
Correção
Sua conclusão apresenta todos os elementos estruturais que discutimos em sala de aula, com conectivo inicial, agente, ação, metodologia e objetivo bem definidos. Continue seguindo esse modelo nas próximas produções, inclusive no dia do ENEM, pois você demonstrou domínio da estrutura argumentativa. 🧠
✅ Nota: 10/10
Correção
Ana, sua introdução sobre a disseminação de informações falsas está muito bem construída. A tese está clara e bem posicionada, conectando-se adequadamente ao contexto apresentado. ✅
🔁 Apenas sugeriria uma pequena reformulação na transição entre o contexto e a tese, mais especificamente a partir do trecho “entretanto”, na linha 4, para tornar a construção mais coesa e formal. Veja a sugestão:
“Entretanto, tais regulamentações não são devidamente respeitadas no cenário jurídico brasileiro contemporâneo, uma vez que persistem os inúmeros desafios relacionados ao combate à disseminação de informações falsas em todo o território nacional.”
✅ Nota: 9/10
Correção
Sua introdução está muito bem estruturada, com todos os elementos essenciais para um texto coeso e bem fundamentado. O desenvolvimento das ideias é claro, e a articulação entre contexto e tese está bem construída.
✅ Parabéns pelo ótimo desempenho! Continue praticando para manter esse nível de excelência.
📝 Nota: 10/10 🚀
Correção
Perceba que existe um erro, inclusive muito recorrente em redações, logo no início da introdução da primeira atividade sobre a arte de periferia, veja:
Com a única exceção desse pequeno detalhe o restante da atividade está excelente, assim como a segunda atividade.
Nota: 10/10