Gabrielly da Silva

Atividade Redação

Correção

Gabrielly, a escolha do livro “Capitães da Areia” foi uma seleção muito interessante para a elaboração da sua introdução. Além disso, o uso de uma tese bem definida, abordando a negligência do Estado e o preconceito presente na população, foi muito produtivo — parabéns! ✅

Em relação à argumentação, é importante ponderar que forçar elementos históricos, como a Revolta da Vacina, para estabelecer uma relação direta com as populações em situação de rua na contemporaneidade, pode ser um pouco excessivo. 🧠 Além disso, eu evitaria o termo “baixa renda”, utilizado na linha 11. Perceba que você gastou grande parte do parágrafo explicando sobre a Revolta da Vacina e pouco argumentou sobre os problemas ligados à falta de moradia. 🔁

O segundo argumento, em sequência, perde em qualidade e também em relação à linguagem quando comparado ao primeiro. ⛔ Percebi que você utilizou o termo “cruel” na primeira linha do argumento e, depois, repetiu essa mesma estrutura na linha 20 — tente variar o vocabulário para manter a riqueza linguística do texto.

Lembre-se: mencionar o preconceito na tese é muito válido, mas desenvolver a argumentação sobre o preconceito nem sempre é simples. Me lembre em sala de aula para que possamos fazer juntos um parágrafo de exemplo, explorando essa temática na redação. 🧠

Por fim, a conclusão foi muito bem elaborada, com todos os elementos exigidos — parabéns! ✅

Introdução – A-
Argumentação – C+
Conclusão – A+

Competência 1 – 180
Competência 2 – 200
Competência 3 – 120
Competência 4 – 180
Competência 5 – 200

Total – 880

Atividade Conclusão

Correção

Gabrielly, não sei se a melhor forma de iniciar a sua conclusão sobre a permanência do trabalho infantil seria atacando o agente diretamente. 🧠 Acho que manter a estrutura mais simples e funcional talvez seja mais garantido para organizar melhor as ideias e deixar a conclusão ainda mais objetiva. 🔁 Por exemplo, poderíamos reescrever o início da seguinte maneira:

Portanto, é crucial que o governo federal, órgão máximo do poder executivo brasileiro, realize um plano nacional de fiscalização do trabalho infantil, por meio da parceria entre ministros das pastas relacionadas, principalmente do Ministério do Trabalho e do Ministério dos Direitos Humanos, através do financiamento de ações fiscalizadoras e ampliação das instituições protetoras dessa parcela vulnerável, sobretudo os Conselhos Tutelares, a fim de garantir e preservar a infância dos jovens brasileiros.

✅ Nota: 8/10

Atividade Conclusão

Correção

Gabi, sua grafia melhorou bastante, agora com o uso da letra de forma, que está muito mais legível. Apenas fique atenta à padronização do tamanho da letra: na primeira conclusão sobre os padrões de beleza, você começou com a letra muito grande e foi reduzindo aos poucos. 🔁 Sugiro manter o padrão da letra no tamanho da linha 07, que ficou ideal.

🧠 Sua conclusão está excelente, pois contém todos os elementos fundamentais: o agente, a metodologia e a finalidade, todos muito bem desenvolvidos.

⛔ Um detalhe importante: na segunda atividade, sobre o sistema educacional, você usou “a fingir” separado corretamente, mas logo depois, na linha 06, escreveu “afim de partir” junto. Lembre-se de que “a fim de”, quando indica finalidade, deve sempre ser escrito separado.

✅ Nota: 9/10

Atividade Introdução

Correção

Gabi, seria interessante que a sua letra estivesse entre a que você usou nas atividades sobre intolerância religiosa e sobre a fome no Brasil contemporâneo — nem tão grande, nem tão pequena. Porém, notei que ao usar letra de forma, o seu texto ficou bem mais legível.

Além disso, percebi que na sua atividade sobre a fome, você esqueceu a vírgula depois da palavra lamentavelmente na linha 02. Por fim, a crase está ausente na linha 08 no trecho “omisso em relação à vulnerabilidade econômica”, e o termo econômica também está sem acentuação gráfica.

De forma geral, o texto está bem desenvolvido, tem todos os elementos que combinamos e faz bom uso dos conectivos. Parabéns!

Nota: 9/10

Atividade Introdução

Correção

Gabi, a substituição do termo “segundo” por “conforme” pode conferir maior sofisticação ao texto, tornando-o mais formal e alinhado à proposta da redação.

✨ Além disso, considerando que você deseja expandir seu vocabulário, fiz uma reescrita do seu parágrafo para torná-lo mais preciso e fluido:

➡️ “Conforme o ativista político Eli Pariser, a disseminação de informações falsas é um dos principais desafios da era digital, tendo como consequência severa a alienação do tecido social. Assim, torna-se evidente que esse apontamento retrata, sobretudo, a verdade contemporânea, principalmente no Brasil, onde grande parte do que é representado nas redes virtuais tem sido assimilado como verdadeiro. Portanto, é fundamental destacar dois problemas distintos diretamente ligados ao combate da divulgação de dados inverídicos: a profunda falha educacional brasileira e a ausência de mecanismos fiscalizadores eficazes nas redes sociais.”

📝 Nota: 9/10 🚀

Atividade Introdução

Correção

Gabi, todos os elementos fundamentais necessários estão bem desenvolvidos e não precisam de alterações. Lembra que você comentou comigo na aula que gostaria de incrementar o vocabulário? Portanto, vou reescrever a primeira introdução sua fazendo alterações no léxico:

A pintura cubista Les Demoiselles d’Avignon, criada por Picasso no século XX, propõe uma reflexão incisiva sobre as concepções de beleza, utilizando representações fragmentadas de mulheres para explorar temas de transformação e identidade. No entanto, a contemporaneidade continua a produzir padrões estéticos que resultam no apagamento identitário e na desconstrução da naturalidade do indivíduo. Nesse contexto, é crucial destacar que os estigmas gerados por esse cenário são, principalmente, frutos da pressão estética imposta pelas redes sociais, somada à ausência de regulamentação das mídias.

Eu, particularmente evitaria o conectivo “com isso”, e construções como “acaba acarretando”.

Nota: 9.5/10

Atividade Introdução

Correção

Gabi, lembre-se de evitar a repetição de termos sempre que possível, especialmente quando estão muito próximos. Por exemplo, na linha 6, a palavra “periférica” aparece duas vezes na mesma frase, o que pode comprometer a fluidez do texto.

Além disso, não é necessário colocar “Rua” entre aspas no final da linha 7, e talvez fosse mais adequado utilizar o termo “estigmatização da arte marginalizada” ou “da arte marginal”, para deixar a ideia mais formal e objetiva.

Sua primeira atividade está muito superior à segunda, tanto em relação ao conteúdo, quanto na escolha do contexto e na definição dos problemas. Isso demonstra uma boa evolução na sua escrita!

Nota: 9/10

Atividade Introdução

Correção

Você estruturou sua tese muito bem! O texto está completo e bem fundamentado. Parabéns pela dedicação!

Nota: 10/10

Atividade Tese

Correção

Sua introdução apresenta todos os elementos exigidos. No entanto, é importante explicar com mais clareza qual é a relação da educação ineficaz com a problemática do tema. Esse detalhamento tornará seu argumento mais consistente.

Nota: 9/10

Atividade Tese

Correção

Acho um pouco redundante utilizar dois conectivos, eu iniciaria a tese da primeira atividade sobre “o estigma Associado às doenças mentais” diretamente: […]Fora da ficção, mas profundamente relacionado ao cenário brasileiro contemporâneo,[…]”. Na segunda atividade, lembre-se da vírgula após o conectivo. A acentuação gráfica da palavra “áreas” está voltada para o lado errado.

Nota: 8/10