Correção
Isys, o uso da Constituição Federal de 1988 foi uma forma segura e bastante adequada para iniciar a introdução. Além disso, a escolha da sua tese — abordando a negligência do governo e a extrema discriminação — são decisões muito boas, com potencial para gerar uma ótima argumentação. ✅
Entretanto, notei que na introdução e no restante do texto ocorreram diversos erros de acentuação gráfica. ⛔ A minha dica é que, ao terminar de escrever, você leia palavra por palavra, sem estabelecer conexões lógicas entre elas, assim conseguirá verificar a ausência de acentos e evitar perder pontos na competência 1. Por exemplo, ficaram sem acentuação palavras como: negligência, precárias, necessário, econômica, excluídos, histórico, importância, Ministério, básicos. 🔁
No primeiro parágrafo de argumentação, lembre-se de que, ao mencionar elementos históricos, é muito importante marcar com datas, século, ou outra forma de contextualizar verdadeiramente o evento. Além disso, o uso de dados estatísticos deve ser feito para exemplificar o que foi apresentado, mas eu evitaria utilizá-los no final da argumentação e sim no cerne do parágrafo, deixando para finalizar com as consequências dos problemas ou dados citados. 🧠
Em relação ao segundo argumento, sugiro que evite recorrer a notícias muito localizadas e, sempre que possível, aborde a questão com conceitos mais amplos, que alcancem estados ou a federação como um todo. Percebi também que nesse parágrafo você se esqueceu de utilizar conectivos para iniciar as frases — e isso prejudica a coesão textual. ⛔
Por fim, na conclusão, notei que você se inclui no texto, ao dizer na linha 29: “quebrando esse preconceito ensinando sobre nossos direitos”. Sempre prefira a terceira pessoa do singular nesse caso, por exemplo: “ensinando sobre os direitos básicos garantidos constitucionalmente à população brasileira”. 🔁
Introdução – A-
Argumentação – C+
Conclusão – A+
Competência 1 – 140
Competência 2 – 200
Competência 3 – 120
Competência 4 – 160
Competência 5 – 160
Total – 780
Correção
Isys, perceba que há uma quebra de padrão no tamanho da letra .
Tente utilizar uma letra menor e mais regular, como você fez na introdução, para manter a organização e não correr o risco de comprometer o espaço da folha no ENEM.
Outro ponto importante: ao passar o texto do rascunho para a folha definitiva, faça uma revisão cuidadosa para não deixar escapar detalhes simples como a acentuação gráfica.
Notei ausência de acento em várias palavras, como: problemática, midiática, influência, importância, midiático, vulneráveis, através e econômica. Esses erros, apesar de pequenos, podem impactar sua nota na competência 1 da redação.
Lembre-se de que os parágrafos ideais geralmente seguem a seguinte estrutura:
Abertura com conectivo ou elemento indicativo do início, como “Em primeira análise, é importante destacar que…”; Retomada dos elementos centrais da tese, apresentando um dos problemas; Desenvolvimento com contextualização interdisciplinar; Explicação detalhada do problema e suas consequências, sempre utilizando conectivos para garantir coesão e clareza.
Nota: 7/10
Correção
Isys, a sua atividade sobre evasão escolar tem os elementos que combinamos em sala de aula, porém, eles poderiam ser melhor desenvolvidos. Percebi que o tamanho da sua letra oscila muito; por exemplo, na linha 01 ela está muito menor do que na linha 06.
Notei também que alguns termos estão grafados de maneira incorreta, como angústia e o nome do autor Graciliano Ramos, que se escreve com C. Além disso, algumas palavras estão sem acentuação gráfica, como indispensável, negligência e econômicas.
Talvez esses pequenos problemas possam ser resolvidos ao passar o texto a limpo, com um pouco mais de atenção.
Nota: 6/10
Correção
Ao produzir o contexto da introdução, evite gastar muitas linhas apenas narrando o enredo do filme, como ocorreu na sua primeira atividade, sobre as consequências da busca por padrões de beleza, onde os elementos do filme “A Substância” foram apresentados de forma excessiva.
Para tornar seu texto mais objetivo e coeso, o ideal é fazer uma breve menção ao filme, mas rapidamente conectar a ideia ao tema central da redação. Dessa forma, seu contexto será mais produtivo e permitirá mais espaço para a apresentação da tese.
Além disso, em suas próximas atividades, prefira escrever a tinta, pois isso tornará sua escrita mais legível e facilitará a correção.
Por fim, fique atento à acentuação gráfica de algumas palavras utilizadas no seu texto, como “insaciável”, “além”, “histórico” e “indústria”, garantindo que elas estejam escritas corretamente.
Nota: 7/10
Correção
Seria interessante trocar o conetivo por algo mais formal na segunda atividade, a crase no fim da tese está ausente. Fiz a reescrita de sua tese, veja:
“[…]Nesse cenário, é seguro afirmar que entre as principais causas relacionada à disparidade entre regiões está a ausência de recursos públicos em determinadas áreas, bem com as enormes diferenças relacionadas ao acesso à educação de qualidade”.
Nota: 7/10