Correção
Letícia, sua redação aborda um tema relevante e atual, a reinserção da população em situação de rua, mas apresenta problemas significativos que comprometem a clareza e a coerência do texto. ⛔
A introdução precisa ser mais clara e completa. Você inicia mencionando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas não apresenta a tese de forma clara nem articula bem o problema. Além disso, há erros de concordância e uso inadequado de conectivos, como em “esses acontecidos vem se decorrendo”, que está incorreto e prejudica a compreensão. 🔁 Uma sugestão para a introdução: “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, assegura a todo indivíduo os direitos à vida, liberdade e segurança. No entanto, no Brasil contemporâneo, esses direitos são frequentemente violados, especialmente no que se refere à população em situação de rua. Assim, é possível postular que esse cenário adverso ocorre devido à negligência governamental […]”
Nos parágrafos argumentativos, observe que há muitas falhas gramaticais e estruturais. A ideia central está confusa, e as frases carecem de coesão e clareza. Por exemplo, “cerca de 10 anos, o aumento da população de rua foi mais de 180.000” não está bem construída e falta fonte ou explicação contextual para esse dado. ⛔
Sua tentativa de usar Aristóteles como repertório é válida, mas a citação está mal formulada e com erros. Corrija para: “Aristóteles, filósofo grego, afirmava que o ser humano é um animal político, destinado a viver em sociedade”, reforçando a importância da inclusão social. 🧠
A conclusão é muito vaga e pouco desenvolvida. Faltou explicitar a proposta de intervenção de forma clara, detalhando quem deve agir, o que fazer, como e por quê. É essencial que a conclusão tenha esses elementos para ser completa. 🔁
Sugiro que você: Revise a estrutura do texto, garantindo que cada parágrafo tenha uma ideia clara e seja bem desenvolvido; de atenção à gramática, concordância e coesão; use repertórios e dados com mais precisão e clareza; e desenvolva melhor a proposta de intervenção, seguindo o modelo que estudamos.
Notas:
Introdução – C
Argumentação – C-
Conclusão – C-
Competência 1 – 160
Competência 2 – 140
Competência 3 – 140
Competência 4 – 140
Competência 5 – 160
Total – 740
Correção
Letícia, embora a sua atividade sobre os padrões de beleza possua os elementos que combinamos em sala de aula, eles poderiam ser melhor desenvolvidos. 🧠 É importante trabalhar a linguagem formal e criar uma proposta de intervenção mais robusta do que a simples criação de campanhas.
⛔ Na linha 03, a expressão “que muitas às vezes” está grafada de forma incorreta. O correto, dentro da norma culta, seria “que muitas das vezes”.
🔁 Em relação à proposta de campanhas, é possível reformular para algo mais efetivo e específico. Veja uma sugestão de reescrita para fortalecer sua proposta:
“É fundamental que o governo federal, órgão máximo pelo estabelecimento da ordem social, por meio de ações do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, crie um projeto nacional de conscientização sobre os transtornos causados por distúrbios ligados à aparência estética, por meio de campanhas publicitárias, palestras e eventos escolares, com a finalidade de mitigar os problemas causados pela padronização corporal.”
✅ Nota: 8/10
Correção
Letícia, sempre que possível, realize as atividades a tinta, pois isso facilita um pouco a minha correção.
Nesta atividade sobre a persistência da fome, senti a falta de uma ligação mais forte entre a obra e o problema apresentado. Veja um bom exemplo para iniciar um parágrafo citando a obra literária Quarto de Despejo:
“A persistência da fome no Brasil evidencia a ineficiência do Estado em garantir direitos básicos à população, como o acesso regular e digno à alimentação. Essa negligência estrutural é retratada de forma impactante em Quarto de Despejo, diário de Carolina Maria de Jesus, no qual a autora descreve, com dor e lucidez, a realidade de quem busca comida no lixo para sobreviver nas favelas de São Paulo na década de 1950.”
Novamente, lembre-se de desenvolver as consequências de maneira mais específica, atingindo verdadeiramente os problemas do tema.
Nota: 8/10
Correção
Letícia, eu evitaria ao máximo utilizar verbos que exprimem fala no desenvolvimento de qualquer trecho da redação do Enem. Então, a gente poderia reescrever a linha 08:
“Em primeira análise, é importante ressaltar a fragilidade da legislação relacionada ao combate ao aumento exorbitante das apostas online realizadas por brasileiros.”
Na sequência, notei que você repetiu o termo “legislação” na linha 10 em uma frase curta, que deveria estar um pouco mais desenvolvida também.
Por fim, é importante apresentar as consequências. Percebi esse trecho final de seu parágrafo, onde você repetiu novamente a palavra “legislação” e, em sequência, a palavra “aumento” nas linhas 15 e 16.
Veja um exemplo de como melhorar:
“Consequentemente, o crescimento desregulado das apostas online no Brasil contribui para o aumento do endividamento das famílias, favorece o desenvolvimento de vícios comportamentais, como a ludopatia, e agrava quadros de ansiedade e depressão, afetando não apenas a saúde mental dos apostadores, mas também o equilíbrio social e financeiro de suas comunidades.”
Nota: 7/10
Correção
Letícia, perceba que o contexto do filme Central do Brasil retrata uma realidade de caráter negativo. Portanto, ao comparar com a realidade contemporânea brasileira, o uso do conectivo “entretanto” não é a melhor opção, pois ele pode suavizar demais a transição entre os contextos. Além disso, os problemas da tese, relacionados à falta de interesse e estigma social, parecem fracos e podem dificultar a produção de um texto mais consistente e impactante.
📌 Sugestão de reescrita para as linhas 4, 5, 6 e 7:
“Fora da ficção, o cenário da realidade contemporânea brasileira se mostra semelhante ao longa-metragem, uma vez que são inúmeros os desafios relacionados ao combate à evasão escolar, sobretudo nas instituições públicas de ensino nacionais. Afinal, esse fenômeno ocorre principalmente devido à profunda desigualdade social, somada à ausência de investimentos em regiões marginalizadas e periféricas do Brasil.”
💡 Dica: Quando os problemas da tese forem abordados, procure torná-los mais claros e diretos, como você fez agora, destacando de forma precisa as causas do problema. Isso fortalece a argumentação e torna o texto mais coeso.
📝 Nota: 7/10
Correção
Letícia, percebo que o contexto utilizado em sua atividade, ao comparar o tema da reinserção socioeconômica da população em situação de rua com o filme Que Horas Ela Volta?, destaca a desigualdade e as dificuldades de ascensão econômica, criando um caráter negativo. Para melhorar a coesão entre os pontos, é fundamental utilizar um conectivo que faça a transição entre o caráter negativo do filme e os problemas expostos em sua tese. A reescrita ideal seria a seguinte:
“O filme Que Horas Ela Volta?, publicado em 2015, retrata a desigualdade social e a dificuldade de inserção econômica das classes mais vulneráveis no Brasil moderno. Anos mais tarde, a situação da realidade brasileira contemporânea se mostra semelhante ao longa-metragem, já que persistem inúmeros desafios relacionados à inserção socioeconômica da população em situação de rua. Isso ocorre, sobretudo, devido à desigualdade social, agravada pela omissão governamental.”
Essa reescrita ajuda a conectar de forma mais fluida as ideias apresentadas, criando uma transição coesa entre o filme e os problemas da realidade brasileira.
📝 Nota: 6/10
Correção
Lembre-se de sempre utilizar vírgula após conectivos que iniciam frases. Além disso, é interessante evitar a inclusão da primeira pessoa, mantendo um tom mais formal e impessoal, preferencialmente na terceira pessoa.
Aqui está um exemplo de reescrita da sua primeira atividade sobre doenças mentais na sociedade brasileira, utilizando um elemento conectivo que relaciona a obra cinematográfica à realidade do país:
“Fora da ficção, mas profundamente relacionado à realidade brasileira, é evidente o quanto o preconceito ligado às doenças e transtornos mentais ainda persiste, sobretudo devido às influências negativas midiáticas, bem como à negligência governamental em relação ao tema.”
Já na segunda atividade, há uma repetição entre os termos “individualismo” e “indivíduo” que pode ser facilmente evitada para melhorar a fluidez do texto.
Nota: 7/10