Natália Ribeiro Silva

Atividade Redação

Correção

Natália, sua introdução está muito bem construída, com contextualização histórica e apresentação clara do tema. ✅ Gostei da referência à Constituição de 1988, pois ela reforça a legitimidade do tema, além de introduzir bem a tese. Talvez fosse interessante corrigir a preposição: “Entretanto à perpetuação” → o correto seria “Entretanto, a perpetuação”. ⛔ Além disso, poderia ter usado mais um ou dois elementos para reforçar o nexo entre o ideal constitucional e a realidade. 🧠

Na argumentação, seu texto apresenta bons repertórios filosóficos, bem selecionados e pertinentes. ✅ O primeiro parágrafo argumentativo está muito bem estruturado, porém, o uso da expressão “negligência Estatal ou manifesta” ficou confuso — talvez tenha faltado uma palavra ou um ajuste: “negligência Estatal manifesta” ou “negligência Estatal, manifesta na falta de…”. 🔁 Recomendo uma releitura atenta.

No segundo parágrafo, há um problema de concordância: “a ignorância social em relação a complexidade da vida nas ruas, contribuem…” → o correto é “contribui”. ⛔

A conclusão está muito bem organizada, apresentando uma proposta completa, com agentes, ações e finalidade. ✅ Faltou, talvez, detalhar um pouco mais as consequências positivas dessa reinserção, para tornar a proposta ainda mais robusta. 🧠

Sugestões:
🔁 Releia com atenção para corrigir pequenas falhas de gramática e concordância.
🔁 Busque reforçar a consequência positiva da proposta na conclusão.
🧠 Poderia explorar mais a transformação social que ocorreria com a efetiva reinserção dessas pessoas, para ampliar a força argumentativa.

Introdução – A-
Argumentação – B+
Conclusão – A

Competência 1 – 160
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160
Competência 4 – 160
Competência 5 – 200

Total – 880

 

Atividade Conclusão

Correção

Natália, sua atividade sobre as consequências da busca pelo padrão de beleza está muito bem desenvolvida e apresenta todos os elementos que combinamos em sala de aula.

⛔ Dois pequenos detalhes precisam ser corrigidos:
– Falta a vírgula após o conectivo “além disso”, na linha 4;
– A palavra “estética” está sem acento.

🔁 Se possível, ao passar os próximos textos a limpo, tente escrever um pouco mais lentamente para garantir uma grafia mais legível.

✅ Nota: 9/10

Atividade Argumentação

Correção

Natália, o seu parágrafo sobre a persistência da fome no Brasil contemporâneo está perfeito em termos estruturais. Entretanto, precisamos fazer alguns ajustes para melhorar tanto a estética quanto o conteúdo.

  • A palavra “amedrontado” na linha 07 deve estar no feminino, já que ela concorda com o termo “realidade”.
  • A palavra “persistência” também na linha 07 deve ter acento gráfico.
  • Ao mencionar os conteúdos relacionados à segurança alimentar, a argumentação ficou um pouco vaga. O problema do estado não é apenas o conteúdo, mas a falta de fornecimento de alimentos à população.


S
ugestão de reescrita: “Consequentemente, a realidade contemporânea brasileira permanece amedrontada com a persistência da fome no país, uma vez que o estado não é capaz de garantir dignidade básica em relação à alimentação das populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica em todo o território nacional.”

Nota: 9/10

Atividade Argumentação

Correção

Natália, seu parágrafo argumentativo está muito bem desenvolvido! Todos os elementos fundamentais estão presentes e bem articulados, como combinamos em sala. Parabéns pela organização, clareza e profundidade da análise.

📝 Nota: 10/10

Atividade Introdução

Correção

Natália, seria interessante reconstruir o conectivo que liga o contexto ao tema principal. Observe esse exemplo para reformular o início da linha 4:

Fora da ficção, mas considerando o contexto cinematográfico, nota-se que a problemática da evasão escolar persiste na atualidade contemporânea brasileira de maneira análoga ao longa-metragem. Sobretudo, isso se deve a dois principais entraves…

🎯 Essa mudança melhora a fluidez e reforça a relação entre o repertório e a tese.

📝 Nota: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Natália, perceba que na sua atividade sobre a valorização da arte periférica, logo no início, na linha 1, você mencionou o filósofo Sócrates utilizando a expressão ‘de acordo com’ e, em seguida, ‘ele afirma’. Eu sugiro que evite esses verbos dicendi, como ‘afirma’, que expressam relação de fala. Para tornar o trecho mais fluido e direto, eu reescreveria da seguinte forma:

‘Conforme o filósofo Sócrates, a arte é a reprodução do mundo, que por sua vez, é a representação de ideias no mundo manifesto, e por isso a arte distancia a mente da realidade e, consequentemente, do Belo. Entretanto, o Brasil contemporâneo é incapaz de realizar a verdadeira valorização da arte periférica em seu cenário ou de […]’.

Essa alteração ajuda a evitar a repetição de verbos de dicção e melhora a clareza da argumentação.

Nota: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Seu repertório sociocultural foi bem escolhido e está de acordo com o tema. No entanto, falta uma conexão mais direta entre o filme e a realidade brasileira. Tente reforçar esse vínculo para que a argumentação fique mais sólida.

Nota: 8/10

Atividade Tese

Correção

TEMA 3:

  • Linha 7: É necessário exemplificar qual é o problema mencionado, pois ele não foi claramente exposto anteriormente no texto.
  • Linha 6: O termo “exclusão” se encaixa melhor no contexto do que a palavra originalmente utilizada.

 

Nota: 7/10

Atividade Tese

Correção

A atividade sobre “o estigma associado às doenças mentais” está muito bem construída, eu faria somente uma pequena mudança em relação ao segundo problema. Apresentar um problema muito específico na tese pode dificultar a construção de um parágrafo argumentativo. Na segunda atividade, lembre-se de utilizar um conectivo que faça uma ligação coesa entre os elementos anteriores à tese.

Nota: 8/10