Correção
Phamela, sua introdução está bem elaborada, trazendo a série “Cidade Invisível” como contexto sociocultural, o que demonstra repertório legitimamente aplicado ao tema. ✅ Isso enriquece o texto logo no início e conecta bem com a reflexão sobre a invisibilidade das pessoas em situação de rua. Porém, você poderia desenvolver um pouco mais esse contexto antes de já avançar para a tese, criando uma construção mais gradual e fluida. 🧠
Na argumentação, você apresenta dois pontos: a negligência governamental e a falta de acesso a direitos básicos, como saúde e educação. ✅ São argumentos válidos e bem alinhados ao tema, mas em alguns trechos senti falta de aprofundamento e clareza. Por exemplo, há frases como “onde a falta do comprometimento do governo acerta diretamente os moradores de rua” que soam genéricas e poderiam ser detalhadas com exemplos concretos ou dados que reforcem a argumentação. 🔁
Além disso, lembre-se sempre que todos os parágrafos argumentativos precisam apresentar contexto — ou seja, um contexto para cada um deles, sem exceção. Assim, você será capaz de demonstrar conhecimento das várias áreas e desenvolver melhor a sua redação. 🧠 Aqui, os argumentos poderiam ganhar mais força com referências adicionais (como dados oficiais, exemplos históricos ou citações de especialistas) que sustentem as afirmações feitas.
A conclusão traz uma proposta de intervenção interessante, mencionando o papel do Governo Federal e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. ✅ No entanto, para alcançar a pontuação máxima na competência 5, você deve garantir que todos os elementos estejam claramente presentes: agente (quem fará), ação (o que será feito), modo/meio (como será feito), efeito/finalidade (para quê) e detalhamento (como isso resolverá o problema). 🔁
📌 Ortografia (crase e acentuação gráfica):
Não encontrei erros de crase nem de acentuação gráfica que comprometam a correção. ✅
Notas finais:
Introdução – B
Argumentação – B-
Conclusão – B
Competência 1 – 180
Competência 2 – 180
Competência 3 – 140
Competência 4 – 160
Competência 5 – 140
Total – 800
Correção
Phamela, perceba que há um problema de coesão e concordância verbal na sua frase, especialmente no verbo que você utilizou na terceira linha. ⛔ Você escreveu “deve”, mas, ao retirarmos os apostos explicativos e termos acessórios, a frase perde o sentido:
Esse tipo de ajuste é essencial para garantir clareza e correção gramatical. 🔁
Veja uma sugestão de reescrita mais clara e objetiva:
Assim, é fundamentalmente importante que o Ministério do Trabalho e Emprego – órgão responsável por gerir as relações laborais nacionais – estabeleça um plano nacional de fiscalização do trabalho infantil, através da instituição de uma nova força-tarefa gerenciada em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, com a finalidade de se combater essa modalidade trabalhista e garantir a verdadeira infância dos jovens brasileiros. 🧠
✅ Nota: 7/10
Correção
Phamela, sua atividade está bem encaminhada, mas alguns ajustes estruturais são necessários para garantir uma argumentação mais sólida e alinhada ao padrão do ENEM. ✅
🔁 No início do primeiro parágrafo de argumentação, evite conectivos de adição como “além disso” ou “também”. O ideal é utilizar uma estrutura mais formal e introdutória, como:
Essas fórmulas ajudam a estabelecer uma sequência lógica e coerente na argumentação, além de conferir maior impessoalidade e clareza.
🧠 Além disso, senti falta das consequências do problema que você apontou — o crescimento das apostas online mediado pelas mídias digitais. É essencial explicitar o impacto social, como o endividamento das famílias, problemas de saúde mental, ou desempenho escolar prejudicado, para reforçar a gravidade do tema.
Mantenha o bom trabalho e continue atenta aos detalhes estruturais.
✅ Nota: 8/10
Correção
Phamela, sua atividade sobre a persistência da fome no Brasil contemporâneo está muito bem desenvolvida e apresenta todos os elementos que combinamos em sala de aula, como estrutura organizada, uso de conectivos e linguagem clara. ✅
🧠 Para deixá-la ainda melhor, recomendo que você expanda o conteúdo apresentado, especialmente nos parágrafos argumentativos. Tente detalhar mais as causas, consequências e soluções, como fizemos juntos na atividade sobre o combate à violência religiosa. A ideia é que a quantidade de informações e a profundidade da análise estejam equilibradas em ambas as atividades.
🔁 Uma dica prática: utilize exemplos concretos, dados estatísticos ou referências socioculturais para enriquecer seus argumentos e torná-los mais convincentes.
Continue assim e aproveite essa base sólida para evoluir ainda mais!
✅ Nota: 9/10
Correção
Pamela, a finalização da sua argumentação sobre o tema da disseminação de informações falsas está bem escrita, mas ficou faltando elementos fundamentais que discutimos em sala de aula. ⛔
🔁 É indispensável que, no desenvolvimento, você defina com clareza o problema central – ou seja, por que as informações falsas se espalham e quem são os responsáveis por isso (ex: plataformas digitais, influenciadores, falta de checagem da população, etc.). Apontar apenas as consequências, como transtornos mentais, não é suficiente para sustentar um argumento completo sobre o tema. As consequências devem aparecer, sim, mas no final do parágrafo, após a explanação clara da causa.
🧠 Uma boa estratégia é organizar a argumentação da seguinte forma:
✅ Nota: 8/10
Correção
Pâmela, sua atividade sobre padrões de beleza está excelente! A argumentação está bem estruturada e recebeu nota máxima. No entanto, faria algumas pequenas mudanças para melhorar ainda mais a coesão e a formalidade do texto.
📌 Sugestões de melhorias:
Sugestão de reescrita da linha 7 e 8:
“A busca pela estética idealizada afeta de maneira extremamente negativa a autoestima, sobretudo da parcela mais jovem da sociedade. Isso ocorre não apenas devido à ausência de incentivo das instituições educacionais para a aceitação da diversidade estética, mas também pela persistência de comportamentos agressivos, como o bullying, que reforçam estereótipos e padrões inatingíveis.”
Nota: 10/10
Correção
Eu sugiro que evite o uso de verbos dicendi, como ‘é dito‘, que expressam relação de fala. Ao apontar os problemas na primeira atividade sobre a valorização da arte periférica no cenário brasileiro, especificamente na linha 06, você utilizou a expressão ‘percebemos a falta de incentivo’. Prefiro sempre utilizar a terceira pessoa, ou seja, evite se incluir no discurso da redação, mantendo o maior grau de formalidade.
Uma reescrita mais produtiva poderia ser:
‘Entretanto, nesse cenário, é evidente a completa falta de investimentos e incentivos educacionais voltados à valorização da arte periférica, fato que se soma ao preconceito enraizado e persistente em parte do tecido social nacional.’
Essa mudança melhora a formalidade e a objetividade do seu texto, além de proporcionar mais clareza na argumentação.
Nota: 8/10
Correção
Sua introdução sobre a recorrência da insegurança alimentar no Brasil está interessante, e o uso do livro Quarto de Despejo é extremamente produtivo, inclusive já foi utilizado em redações que tiraram nota 1000. No entanto, seria interessante mencionar de maneira mais adequada a relação entre a linha 1 e a linha 2. Veja a sugestão de reescrita:
‘O livro Quarto do Despejo retrata uma mãe solo residente em uma região de vulnerabilidade social, em busca de sobrevivência, enfrentando insegurança alimentar e inanição.’
Além disso, seu contexto possui um tom negativo, ou seja, um cenário desfavorável. O conectivo que deveria vir na sequência precisa concordar com esse tom e não ser um conectivo de oposição. Por isso, sugiro substituir o ‘no entanto’ por ‘nesse cenário’, que se alinha melhor com a ideia de continuidade do problema apresentado.
Nota: 8/10
Correção
Suas teses estão bem desenvolvidas e os problemas foram apresentados de maneira objetiva. Procure seguir esses modelos nas redações que for realizar ao longo deste ano, pois eles ajudam a garantir clareza e foco na construção das ideias. Continuar aplicando essa abordagem vai aprimorar ainda mais suas produções.
Nota: 10/10
Correção
Lembre-se de sempre utilizar vírgula após conectivos que iniciam frases. Seria interessante formalizar um pouco mais a linguagem. Fiz a reescrita de sua primeira atividade para exemplificar:
Fora da ficção, mas profundamente relacionado à realidade brasileira, é evidente que no território nacional há uma enorme ausência de profissionais destinados ao atendimento de portadores de transtornos mentais, acarretando a falta de acesso a tratamentos adequados, fator que se soma a uma educação de base ineficiente sobre a temática.
A segunda atividade deve possuir um conetivo com valor de conclusão ou adição, já que os elementos anteriores são negativos.
Nota: 7/10