Arthur Silva Guimarães

Atividade Redação

Correção

Arthur, o seu parágrafo é consistente e cumpre a maior parte das diretrizes. Você inicia de forma correta com o conectivo, apresenta o problema da negligência estatal, utiliza repertórios históricos e artísticos e relaciona a discussão ao Brasil contemporâneo, o que fortalece bastante sua argumentação. A finalização é bem feita, com conectivo de consequência e apresentação dos efeitos sociais do problema. O que pode ser aprimorado é a clareza na articulação entre as ideias, já que em alguns momentos o encadeamento ficou denso, e também o detalhamento das consequências, que poderiam ser mais específicas. Ainda assim, o resultado é sólido.

Nota: A-

Atividade Redação

Correção

Introdução: A redação apresenta uma introdução sólida, com uso pertinente de repertório sociocultural (a série Euphoria) e contextualização adequada do tema. A tese está bem delimitada, com dois problemas claros: falhas nas políticas públicas de saúde e negligência estatal no combate à dependência química.

Argumentação: Os dois parágrafos de desenvolvimento são bem estruturados. O primeiro discute o papel das políticas públicas e da guerra às drogas, com respaldo teórico e exemplos de medidas ineficazes. O segundo aprofunda a relação entre desigualdade social e ausência de garantias constitucionais, com referência explícita à Constituição de 1988. Há boa progressão temática, uso coerente de conectivos e argumentação crítica com base em autores e dados pertinentes.

Conclusão: A conclusão propõe dois caminhos distintos e diretamente ligados aos problemas expostos na tese. Ambas as propostas estão bem estruturadas, com agente, ação, metodologia e finalidade claramente indicados. As soluções apresentadas são viáveis e socialmente relevantes.

Ortografia e linguagem: O domínio da norma-padrão é evidente. Há fluidez, coesão textual e vocabulário formal adequado ao gênero dissertativo-argumentativo. Os parágrafos são equilibrados e bem articulados. Não há desvios que comprometam a compreensão do texto.

 

Notas
Introdução: A
Argumentação: A+
Conclusão: A+

 

Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Total: 960

Atividade Redação

Correção

A argumentação é sólida em conteúdo, com boas referências históricas e legais. O primeiro parágrafo articula a crítica ao modelo capitalista com a expansão urbana e a ausência de políticas públicas para contenção da produção de lixo, incluindo referências a Éric Hobsbawm e à Revolução Industrial. O segundo parágrafo desenvolve a ideia da educação como ferramenta transformadora, citando o artigo 225 da Constituição Federal. Apesar da presença de bons argumentos e repertório pertinente, falta maior desenvolvimento das consequências dos problemas levantados, especialmente ao fim dos parágrafos.

A conclusão apresenta duas propostas completas, com agente, ação, meio e finalidade. A primeira proposta envolve o Ministério do Meio Ambiente, e a segunda, o Ministério da Educação, ambos com estratégias plausíveis. No entanto, há excesso de generalizações e trechos longos pouco objetivos, o que prejudica a clareza da argumentação final.

diversos desvios de pontuação, repetição de termos e uso confuso de estruturas frasais, que comprometem parcialmente a leitura e tornam alguns trechos truncados.

Argumentação: B
Conclusão: B
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 180
Total: 860

Atividade Redação

Correção

Arthur, sua introdução apresenta uma estrutura densa, com linguagem formal e contextualização histórica bem feita. O parágrafo tem extensão adequada e uso de conectivo (“frente a isso”). Os dois problemas estão presentes: a desigualdade social que afeta o mercado de trabalho e a negligência estatal frente às novas formas de emprego. No entanto, a formulação da tese está pouco clara, diluída entre muitas informações, o que prejudica sua força argumentativa.

A argumentação demonstra bom repertório e boa capacidade analítica. O primeiro parágrafo discute o papel da desigualdade com base em referência cultural (a obra Retirantes, de Portinari), relacionando-a com a exclusão estrutural e os impactos das novas tecnologias nos trabalhadores com baixa qualificação. Apesar da riqueza de conteúdo, a densidade e a extensão das frases comprometem a clareza. O segundo parágrafo desenvolve bem a crítica à omissão estatal, citando o IBGE e o avanço da precarização. Contudo, não há aprofundamento das consequências dos problemas apresentados, o que enfraquece a progressão argumentativa.

A conclusão está presente, mas muito sintética e pouco detalhada. Há um esforço em propor soluções, com agente, ação e finalidade, mas falta metodologia concreta. A generalização e a ausência de detalhamento comprometem a efetividade da proposta de intervenção.

O texto apresenta alguns desvios gramaticais, frases excessivamente longas, repetições e uso impreciso de vírgulas, que dificultam a fluidez e exigem releitura frequente.

Introdução: B
Argumentação: B
Conclusão: C+
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 140
Total: 800

Atividade Redação

Correção

Arthur, a maneira como você utilizou a contextualização talvez não tenha sido a ideal. Seria interessante reconstruir o início da sua introdução para que o parágrafo fique mais formal e aproveite melhor a referência à obra literária “Vidas Secas” em relação à situação dos moradores de rua. 🧠

Enquanto isso, a sua tese está muito bem construída, parabéns! Mencionar, por exemplo, a normalização da miséria foi uma estratégia muito única e interessante. Parabéns!

Segue um exemplo de como a contextualização poderia ser aprimorada:

No romance “Vidas Secas”, publicado em 1938, Graciliano Ramos retrata a dura trajetória de uma família sertaneja que, expulsa pela seca e pela miséria, vive em constante deslocamento, sem moradia fixa e privada de direitos básicos. Essa obra evidencia como a falta de acesso a condições dignas de vida pode condenar indivíduos à marginalização social, situação que, infelizmente, permanece atual no Brasil contemporâneo. Nesse sentido, as pessoas em situação de rua representam um grupo social vulnerável…

Além disso, em alguns trechos percebo que a linguagem poderia ser mais formal e um pouco melhor elaborada. Por exemplo, na linha 11, talvez adicionando um conectivo e reconstruindo o trecho. Veja:

🔁 Assim, a obra de Portinari reflete uma denúncia contundente em relação à situação da miséria e da fome no Brasil, sobretudo relacionada à questão da constante migração e à ausência de moradia, na qual grande parte dos habitantes brasileiros é forçada a viver, persistindo em uma diáspora incansável por todo o território brasileiro, acentuando a situação de vulnerabilidade e disparidade social.

Esse tipo de ajuste valoriza a clareza e a formalidade do texto!

Introdução – A-
Argumentação – B+
Conclusão – A-

Competência 1 – 160
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160
Competência 4 – 180
Competência 5 – 180

Total – 880

Atividade Redação

Correção

Arthur, a maneira como você utilizou a contextualização talvez não tenha sido a ideal. Seria interessante reconstruir o início da sua introdução para que o parágrafo fique mais formal e aproveite melhor a referência à obra literária “Vidas Secas” em relação à situação dos moradores de rua. 🧠

Enquanto isso, a sua tese está muito bem construída, parabéns! Mencionar, por exemplo, a normalização da miséria foi uma estratégia muito única e interessante. Parabéns!

Segue um exemplo de como a contextualização poderia ser aprimorada:

No romance “Vidas Secas”, publicado em 1938, Graciliano Ramos retrata a dura trajetória de uma família sertaneja que, expulsa pela seca e pela miséria, vive em constante deslocamento, sem moradia fixa e privada de direitos básicos. Essa obra evidencia como a falta de acesso a condições dignas de vida pode condenar indivíduos à marginalização social, situação que, infelizmente, permanece atual no Brasil contemporâneo. Nesse sentido, as pessoas em situação de rua representam um grupo social vulnerável…

Além disso, em alguns trechos percebo que a linguagem poderia ser mais formal e um pouco melhor elaborada. Por exemplo, na linha 11, talvez adicionando um conectivo e reconstruindo o trecho. Veja:

🔁 Assim, a obra de Portinari reflete uma denúncia contundente em relação à situação da miséria e da fome no Brasil, sobretudo relacionada à questão da constante migração e à ausência de moradia, na qual grande parte dos habitantes brasileiros é forçada a viver, persistindo em uma diáspora incansável por todo o território brasileiro, acentuando a situação de vulnerabilidade e disparidade social.

Esse tipo de ajuste valoriza a clareza e a formalidade do texto!

Introdução – A-
Argumentação – B+
Conclusão – A-

Competência 1 – 160
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160
Competência 4 – 180
Competência 5 – 180

Total – 880

Atividade Conclusão

Correção

Arthur, sua atividade a respeito da persistência da fome no Brasil carece de alguns elementos que são importantíssimos para o bom desenvolvimento do texto. ⛔

Lembre-se que um parágrafo argumentativo deve ser mais extenso que uma introdução, então priorize parágrafos com no mínimo 8 ou 9 linhas. Além disso, é fundamental desenvolver também as consequências dos problemas apresentados. 🧠

Por exemplo, se você após a linha 07 tivesse inserido as consequências, utilizando um conectivo como “por conseguinte” seguido de uma explicação, teria desenvolvido muito melhor esse parágrafo.

Os parágrafos ideais costumam seguir esta estrutura:

  • Abertura com conectivo ou elemento indicativo do início, como “Em primeira análise, é importante destacar que…”; Retomada dos elementos centrais da tese, apresentando um dos problemas; Desenvolvimento com contextualização interdisciplinar; Explicação detalhada do problema e suas consequências, sempre utilizando conectivos para garantir coesão e clareza.

✅ Nota: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Arthur, sua atividade sobre os estigmas relacionados às doenças mentais no Brasil está bem estruturada e aborda um tema de grande relevância. No entanto, pequenas alterações em alguns termos poderiam refinar ainda mais a linguagem.

Nas linhas 1 e 2, em vez de “o povo brasileiro”, seria interessante optar por uma expressão como “parte do tecido social brasileiro”, que soa mais formal e precisa.

Além disso, percebi uma repetição frequente dos termos “estatal” e “Estado” ao longo do parágrafo. Tente variar o vocabulário, utilizando sinônimos ou reestruturando algumas frases para evitar redundâncias e manter a fluidez do texto.

Veja um parágrafo de modelo:

“Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, ainda que diversos estudos atuais corroborem para o fim da relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença. Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. No espectro literário nacional, a obra real-naturalista “O Alienista”, de Machado de Assis, retrata as mazelas associadas aos estigmas e padronização de comportamentos divergentes. Nesse viés, considerando a denúncia machadiana é evidente que ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.”

Nota: 7/10

Atividade Introdução

Correção

Arthur, em relação à sua atividade sobre a evasão escolar, acredito que o uso da citação cinematográfica poderia ser melhor aproveitado. Em vez de dedicar boa parte do texto à narração da obra, seria mais produtivo utilizar esse espaço para destacar as críticas sociais e as problemáticas abordadas no enredo.

Por exemplo, uma reformulação poderia seguir esta linha:
“O longa-metragem norte-americano ‘Preciosa’, lançado em 2010, retrata a dura realidade de indivíduos em situação de marginalização, especialmente mulheres que enfrentam dupla jornada de trabalho e gravidez precoce. Ainda que fictícia, a obra ilustra bem as mazelas associadas à evasão escolar — um cenário que se repete, de forma alarmante, na realidade brasileira contemporânea.”

Essa abordagem permite uma análise mais crítica e conectada com o tema proposto, enriquecendo o desenvolvimento do seu texto.

Nota: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Arthur, sua atividade sobre a recessão socioeconômica da população em situação de rua está muito bem desenvolvida e estruturada. No entanto, faria pequenas alterações nas linhas 3 e 4 para tornar a linguagem mais fluida e impactante.

📌 Sugestão de reescrita para aprimorar a coesão e clareza:
“Fora da ficção, a realidade das populações mais vulneráveis no Brasil se assemelha ao cenário retratado na obra modernista de Graciliano Ramos, agravando-se progressivamente com o crescimento populacional e a falta de políticas públicas eficazes.”

📝 Nota: 10/10 🚀

Atividade Introdução

Correção

Arthur, gostei muito da sua introdução sobre a valorização da arte periférica! A escolha do contexto foi produtiva, e os problemas estão muito bem definidos. Você compreendeu todos os elementos necessários para construir uma introdução de qualidade.

Ao citar elementos fictícios, uma abordagem interessante é evitar narrar a história da obra e, em vez disso, destacar seu contexto e impacto. Talvez uma reformulação mais objetiva ficasse assim:

‘O longa-metragem Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, retrata um protagonista que busca incessantemente a aceitação no mercado cultural por meio da fotografia, enfrentando barreiras impostas por sua origem periférica.’

Nota: 9/10

Atividade Tese

Correção

Sua introdução está bem estruturada e contém todos os elementos exigidos. Parabéns!

Nota: 10/10

Atividade Tese

Correção

Lembre-se sempre de apresentar um conectivo ou elementos que façam a ligação entre a tese e o contexto. As palavras cenário e públicos possuem acentuação gráfica. Veja um exemplo de tese a seguir:

Fora da ficção, mas profundamente relacionado à realidade brasileira, é evidente que no território nacional há uma enorme ausência de profissionais destinados ao atendimento de portadores de transtornos mentais, acarretando a falta de acesso a tratamentos adequados, fator que se soma a uma educação de base ineficiente sobre a temática.

A segunda atividade possui os dois problemas bem apresentados, mas poderia ser melhor escrita adicionando o conectivo e formalizando a linguagem, veja:

Nesse sentido, são evidentes as disparidades em território nacional, consequências da escassez de recursos hídricos, sobretudo no nordeste, fator que se soma à ausência de disponibilidade de emprego em grandes centros urbanos.

Nota: 7/10