Correção
Ana Beatriz, em sua atividade sobre o estigma relacionado às doenças mentais, você, na linha 02, produziu a seguinte sentença: “está presente no país a muitos anos”. Perceba que o uso do “a” deveria ser no sentido de haver, existir. Ou seja, a sentença correta é: “está presente no país há muitos anos”.
Na linha 7, você produziu uma construção muito curiosa utilizando os termos “geração em geração, gerando”. Eu evitaria esse tipo de repetição.
📚 Recomendo que você reveja a parte teórica da aula de argumentação: Conteúdo Aula 13
Nota: 6/10
📝 Veja um parágrafo de modelo:
“Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, ainda que diversos estudos atuais corroborem para o fim da relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença. Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. No espectro literário nacional, a obra real-naturalista O Alienista, de Machado de Assis, retrata as mazelas associadas aos estigmas e padronização de comportamentos divergentes. Nesse viés, considerando a denúncia machadiana, é evidente que, ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.”
Correção
Ana, sua atividade sobre o caminho para combater a evasão escolar está impecável, com todos os elementos fundamentais bem desenvolvidos. A linguagem está excelente e a proporção de desenvolvimento na introdução está muito bem equilibrada.
📌 Sugestão de melhoria:
Na linha 4, o conectivo de oposição poderia ser substituído por um conectivo que relacione a ficção com a realidade contemporânea brasileira, garantindo maior coesão; na linha 6, um conectivo conclusivo fortaleceria a transição para a apresentação dos problemas.
Nota: 9/10 🏆
Correção
Ana, ao treinar em atividades em casa ou durante o tempo de aula, pesquise contextos diferentes, assim você irá ampliar seu repertório, não ficando presa somente à Constituição de 1988. A primeira atividade, sobre arte de periferia, tem todos os elementos, mas você poderia ter desenvolvido-os mais.
Ao finalizar a tese, você utiliza “os grandes agravantes dessa problemática seriam; evite termos que expressam hipóteses, prefira ser mais direta.
Contudo, os principais agravantes dessa problemática são, sobretudo, a opressão política realizada pelo Estado e a falta de reconhecimento e valorização identitária cultural oriunda de grande parte da sociedade.
Nota: 8/10
Correção
Seu repertório sociocultural precisa estar mais conectado ao argumento desenvolvido.
Nota: 7/10
Correção
TEMA 1: O trecho “a omissão governamental contribui para a ausência de direitos trabalhistas e condições socioeconômicas à população” ficou confuso. Seria interessante reformulá-lo para tornar a ideia mais clara.
TEMA 2: O conectivo “Além da ausência” não é o mais adequado. Sugiro substituir por “Em razão da ausência” para melhor fluidez.
TEMA 3: Especifique melhor como o preconceito se manifesta na prática. Quais são as situações concretas que evidenciam essa discriminação?
Nota: 7/10