Correção
Anna, a sua produção está impecável! Você desenvolveu muito bem o primeiro parágrafo, utilizando todos os elementos que combinamos em sala e definindo uma tese muito específica, com dois problemas distintos. Parabéns! ✅
A única observação é que você esqueceu da crase na linha 05, no trecho: “em relação à reinserção socioeconômica da população de rua“. Fique atenta a esses detalhes! ⛔
Na argumentação, percebi que:
🔁 No primeiro argumento, poderia haver uma linha a mais, apresentando de maneira mais detalhada as consequências. Você poderia, por exemplo, colocar um conectivo no início da linha 13 e separar melhor as consequências dos trechos anteriores.
🔁 Já no segundo argumento, está ausente a contextualização. Lembre-se: é preciso que cada parágrafo argumentativo apresente pelo menos um contexto das várias áreas do conhecimento — isso enriquece muito a argumentação!
Na conclusão, lembre-se de apresentar uma proposta distinta para cada um dos problemas identificados na tese. Além disso, é importante desenvolver bem os quatro elementos da proposta:
Notei que, neste parágrafo, você realizou apenas uma proposta de intervenção. 🧠
Introdução – A+
Argumentação – B+
Conclusão – B-
Competência 1 – 200
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160
Competência 4 – 200
Competência 5 – 140
Total – 900
Correção
Ana, sua atividade sobre a permanência da desigualdade no acesso ao saneamento básico está bem desenvolvida e cumpre os requisitos que trabalhamos em sala de aula. A linguagem, apesar de simples, é direta e clara, o que é um ponto positivo. ✅
Apenas uma pequena observação: nas linhas 3 e 4, houve repetição do termo “sobretudo”, o que pode comprometer um pouco a fluidez textual. 🔁
Já na atividade sobre o trabalho infantil, percebi que você utilizou quase quatro linhas apenas para introduzir a conclusão. Isso compromete o espaço necessário para desenvolver os cinco elementos fundamentais da conclusão:
🧠 Ao desenvolver suas próximas conclusões, comece de maneira mais direta e detalhe as ações com clareza, indicando quem fará, como fará e com qual objetivo. Isso garantirá uma conclusão mais objetiva e completa. Você também precisa se lembrar de abordar dois problemas: o envolvimento do Estado e a ausência ou fragilidade das leis no combate ao trabalho infantil.
✅ Nota: 8/10
Correção
Anna Júlia, a sua conclusão sobre o sistema educacional brasileiro apresenta todos os elementos fundamentais que combinamos em sala de aula: conectivo inicial, agente, ação, metodologia e finalidade. 🧠✅
Minha sugestão para as próximas atividades é que você reduza um pouco o trecho introdutório do parágrafo, iniciando diretamente pela conclusão. Isso permitirá que você tenha mais espaço para desenvolver esses elementos com ainda mais detalhamento e clareza. 🔁
Outro ponto importante: procure manter o padrão de letra (caligrafia) que você usou na primeira atividade também nesta segunda — a uniformidade facilita a leitura e demonstra capricho e atenção aos detalhes.
Fora esse pequeno ajuste, meus parabéns pela excelente conclusão! 👏
✅ Nota: 10/10
Correção
Anna, no seu parágrafo sobre a persistência da fome no Brasil, a ideia está bem estruturada. Uma sugestão seria colocar a palavra atualmente entre vírgulas na primeira linha. Isso traria um efeito de coerência e coesão mais interessante para o texto. Além disso, lembre-se de utilizar todo o espaço da linha e, quando necessário, dividir as palavras em sílabas. Notei que você usou dois contextos em sequência, o que pode prejudicar a argumentação. Seria interessante desenvolver mais as ideias antes de passar para o outro contexto. Aqui está um exemplo de como poderia ser:
“A persistência da fome no Brasil evidencia a ineficiência do Estado em garantir direitos básicos à população, como o acesso regular e digno à alimentação. Essa negligência estrutural é retratada de forma impactante em Quarto de Despejo, diário de Carolina Maria de Jesus, no qual a autora descreve, com dor e lucidez, a realidade de quem busca comida no lixo para sobreviver nas favelas de São Paulo na década de 1950. Apesar dos avanços sociais desde então, milhares de brasileiros ainda enfrentam a insegurança alimentar como parte de sua rotina, reflexo da falta de políticas públicas eficazes, da má distribuição de renda e da ausência de ações contínuas de combate à pobreza extrema. Lamentavelmente, essa realidade permanece invisível para grande parte da sociedade e dos governantes.”
Nota: 8/10
Correção
Ana Júlia, seu texto demonstra um bom domínio do tema e segue uma linha argumentativa coerente. No entanto, para torná-lo ainda mais eficaz, é essencial reforçar a conexão entre a tese e os parágrafos de desenvolvimento.
Ao iniciar um parágrafo argumentativo, procure retomar diretamente o problema mencionado na introdução. Isso garante coesão textual e fortalece sua construção lógica. Veja abaixo uma sugestão de início mais enfático para o seu parágrafo:
“Em primeiro plano, é evidente o quanto o ambiente digital facilita o acesso restrito e desregulamentado às plataformas de aposta, sobretudo porque a legislação brasileira contemporânea não é capaz de estabelecer os limites e os elementos jurídicos necessários para a proteção desse ambiente e de seus usuários.”
Além disso, no encerramento do seu parágrafo, você optou por sugerir uma medida de intervenção — isso antecipou parte da conclusão, o que pode prejudicar a progressão natural do texto. Prefira explorar as consequências sociais do problema, deixando as soluções exclusivamente para a conclusão.
✨ Sugestão de reescrita para o fechamento do seu parágrafo:
“[…] Porém, isso não ocorre no Brasil contemporâneo, uma vez que a insuficiência legislativa deixa a população desamparada legalmente, à medida que as plataformas também não possuem as devidas punições ou regulamentações jurídicas. Consequentemente, o número de indivíduos prejudicados por algoritmos que deliberadamente exploram as apostas de maneira visceral e viciosa tem aumentado de forma vertiginosa em todo o território nacional, gerando danos financeiros e psicológicos muitas vezes irreparáveis.“
🔎 Dica final: Na aula de conclusão, trabalharemos justamente com a estrutura ideal para apresentar soluções — por ora, foque em aprofundar a análise dos problemas e seus impactos.
Nota: 8/10
Correção
Anna, em termos estruturais, a sua atividade sobre o estigma associado às doenças mentais no Brasil está interessante e apresenta todos os elementos esperados. Entretanto, alguns pontos poderiam ser melhor desenvolvidos. Por exemplo: o uso de conectivos pode ser mais variado, e a relação entre o contexto filosófico e a temática central pode ser aprofundada. Além disso, seria interessante evitar a repetição da expressão “inércia governamental” no final, substituindo-a por consequências mais concretas e específicas.
Na linha 8, a sentença “onde vêm desonrando tal responsabilidade” apresenta dois problemas: o verbo “vem” deve estar no singular (caso o sujeito também esteja), e o termo “onde” é reservado a locais físicos. Em casos assim, prefira usar “em que”. Uma sugestão de reconstrução seria:
“Porém, isso não acontece em território nacional, uma vez que o governo se mostra displicente em relação aos estigmas sofridos por grande parte do tecido social afetado por divergências neurológicas, contrariando os preceitos filosóficos de Hobbes. Consequentemente, essa parcela populacional torna-se evidentemente segregada, excluída e posta à margem de seus direitos sociais, sofrendo com um preconceito gelado e cristalizado no cerne da estrutura social brasileira.”
Nota: 8/10
Correção
Anna, a escolha do contexto está interessante e sua introdução contém todos os elementos fundamentais. No entanto, faria duas alterações para deixá-la ainda mais precisa.
Primeiro, adicione a vírgula sempre que utilizar um conectivo após ponto final, como na linha 6, após o trecho ‘Desse modo’. Além disso, defina os problemas de maneira mais assertiva, substituindo, por exemplo, ‘problemas físicos e psicológicos’ por uma formulação mais específica.
Uma sugestão de reescrita seria: “Desse modo, a busca por padrões estéticos romantizados e idealizados encontra um cenário fértil na sociedade, gerando danos sobretudo devido ao descaso estatal e ao incentivo indiscriminado da mídia”.
Nota: 8/10
Correção
Anna, a escolha do contexto está interessante e sua introdução contém todos os elementos fundamentais. No entanto, faria duas alterações para deixá-la ainda mais precisa.
Primeiro, adicione a vírgula sempre que utilizar um conectivo após ponto final, como na linha 6, após o trecho ‘Desse modo’. Além disso, defina os problemas de maneira mais assertiva, substituindo, por exemplo, ‘problemas físicos e psicológicos’ por uma formulação mais específica.
Uma sugestão de reescrita seria: “Desse modo, a busca por padrões estéticos romantizados e idealizados encontra um cenário fértil na sociedade, gerando danos sobretudo devido ao descaso estatal e ao incentivo indiscriminado da mídia”.
Nota: 8/10
Correção
Ana, ao treinar em atividades em casa ou durante o tempo de aula, pesquise contextos diferentes, assim você irá ampliar seu repertório, não ficando presa somente à Constituição de 1988.
Na sua introdução sobre a valorização da arte periférica no cenário brasileiro, percebi que faltou mencionar o artigo específico da Constituição ou que a construção inicial ficou com pouca coesão, dificultando a clareza da ideia. Para garantir uma introdução mais objetiva e fluida, sugiro a seguinte reescrita do contexto:
A Constituição Federal, estabelecida em 1988 e conhecida como Constituição Cidadã, assegura o direito ao acesso à cultura para todos os cidadãos brasileiros, garantindo também a liberdade artística e de expressão para manifestações culturais diversas.
Essa reformulação garante maior formalidade e precisão ao contexto, além de reforçar a importância da Constituição na defesa da cultura.
Por outro lado, a tese está bem apresentada, com os problemas bem definidos e alinhados ao tema da atividade. Apenas certifique-se de manter a coesão entre contexto e tese, utilizando um elemento conectivo adequado para fortalecer essa ligação.
Nota: 8/10