Correção
Pedro, sua atividade sobre a busca de padrões de beleza está muito bem construída, com todos os elementos combinados em sala de aula muito bem desenvolvidos. A linguagem é clara e objetiva, parabéns! ✅
⛔ Apenas um pequeno detalhe: a palavra “afim”, no sentido de finalidade (“com intenção de”), deve ser escrita separado, ou seja, “a fim de”.
🔁 Curiosamente, no segundo texto, sobre o sistema educacional, você usou o termo corretamente, inclusive duas vezes. Excelente atenção nesse ponto!
✅ Nota: 10/10
Correção
Pedro na primeira atividade que a introdução a respeito da permanência da desigualdade você Pedro, na primeira atividade, referente à introdução sobre a permanência da desigualdade, você esqueceu a acentuação gráfica na palavra “pública” na última linha. ⛔
Na conclusão sobre o trabalho infantil, você utilizou adequadamente os elementos que combinamos em sala de aula, o que demonstra uma boa compreensão da estrutura exigida. ✅
🔁 Entretanto, cabe uma sugestão importante: evite utilizar expressões como “a sociedade como a gente”, pois esse tipo de construção diminui a formalidade do texto. Prefira instituições específicas, como o Estado, o Ministério do Trabalho ou o Ministério dos Direitos Humanos, o que confere mais autoridade e objetividade à sua proposta de intervenção.
✅ Nota: 9/10
Correção
Pedro, em termos estruturais, sua argumentação sobre o combate ao crescimento das apostas online está bem interessante, com boa organização e clareza. ✅
🧠 No entanto, senti falta de uma conclusão mais completa, especialmente no que diz respeito às consequências do crescimento das apostas digitais, como o endividamento familiar, dependência psicológica, ou desvio de foco escolar/produtivo, por exemplo. Esse fechamento é essencial para mostrar a gravidade do problema e justificar a intervenção.
Lembre-se de que, em sala de aula, discutimos os elementos essenciais para a elaboração de uma conclusão eficaz. Primeiramente, é fundamental o uso de um conectivo inicial, como “portanto” ou “destarte”, que estabeleça a relação lógica com o que foi exposto anteriormente. Em seguida, deve-se indicar claramente o agente responsável pela ação, o qual pode ser explicado entre parênteses ou travessões para maior clareza. Após isso, é importante descrever a ação realizada por esse agente, utilizando um verbo marcante que destaque a ação principal. Posteriormente, deve-se apresentar a metodologia adotada, resumindo o processo utilizado para alcançar os resultados. Por fim, é necessário expor os objetivos e as finalidades da solução proposta, ressaltando sua relevância e o impacto esperado.
✅ Nota: 8/10
Correção
Pedro, a sua argumentação sobre a estigmatização das doenças mentais no Brasil está muito bem desenvolvida.
Sugestão: “Perceba que a invisibilidade das situações deploráveis que ocorrem nos manicômios, geradas pelo Estado, também se perpetuam devido ao déficit de conhecimento na sociedade sobre o tema.”
Nota: 9/10
Correção
Pedro, a sua redação está boa, mas com alguns ajustes na linguagem, ela pode ficar ainda mais formal e objetiva.
Exemplo de reescrita: “Sobretudo, é fato que uma parcela relevante do tecido social brasileiro ainda sofre as consequências da subalimentação, ficando à margem, uma vez que o governo não possui um planejamento verdadeiramente eficaz para extinguir a fome no Brasil.”
Acentuação: O termo “vernáculo” na linha 10 deveria ser acentuado.
Nota: 9/10
Correção
Pedro, sua introdução apresenta uma linguagem sólida e o primeiro problema está bem construído. Contudo, alguns ajustes são importantes para garantir mais clareza e coesão, além de respeitar o espaço ideal da introdução.
📌 Contexto ausente: Na próxima atividade, lembre-se de incluir o contexto no início da introdução — só para verificar se o número de linhas não iria extrapolar o limite de 8.
📌 Segundo problema da tese: O trecho “a necessidade de abandono da escola de jovens para contribuir na estabilidade financeira da família” pode ser melhor formulado. A ideia é válida, mas a redação pode ganhar mais formalidade e fluidez com a seguinte reescrita:
“Nesse cenário, é evidente que os fatores substanciais para a perpetuação dessa problemática são, principalmente, a ausência de políticas públicas voltadas à permanência escolar, bem como a desigualdade social atrelada à vulnerabilidade socioeconômica, que compromete o acesso e a continuidade no sistema de ensino.”
Nota: 9/10
Correção
Pedro, o conectivo “portanto” na linha 4 da sua atividade sobre a busca por padrões de beleza idealizados talvez não seja a melhor escolha. Uma alternativa mais fluida e coesa seria reformular a sentença da seguinte maneira: “[…] e produtos estéticos acessíveis a um número maior de pessoas. Consequentemente, esse costume social se estende e perpetua contemporaneamente, impactando, sobretudo, o público feminino, que sofre pressões mais intensas de uma sociedade que julga e oprime essa parcela em relação aos padrões estéticos.
Nota: 9.5/10