Cláudio Noronha da Silva Júnior

Atividade Conclusão

Correção

Cláudio, ao passar sua atividade a limpo para ajudar na organização, mas é fundamental que você preste mais atenção à acentuação gráfica, pois esse é um hábito que, embora difícil e monótono, é essencial para evitar perdas de pontos, especialmente na competência 1 do ENEM. Notei que as palavras mídia, importância e econômico estavam sem acento. ⛔

Sua argumentação poderia ser ainda mais desenvolvida se você reduzisse um pouco o tamanho da letra e o espaçamento entre as palavras, para deixar o texto mais uniforme e visualmente agradável. Além disso, sugiro que você conclua seu texto apresentando as consequências de forma mais detalhada, isso fortalecerá ainda mais sua argumentação. 🔁

Continue se dedicando, aprimorar esses aspectos fará muita diferença! ✅

Nota: 7/10

Atividade Conclusão

Correção

Cláudio, a sua conclusão sobre os padrões de beleza apresenta todos os elementos estruturais que combinamos em sala de aula, como a definição clara do agente, a ação proposta e os objetivos. No entanto, alguns ajustes podem torná-la ainda melhor.

⛔ Observe que você escreveu “ministério da saúde” com letra minúscula e sem a crase. Além disso, na linha 04, no trecho “profissionais relacionados à saúde”, também está faltando a crase. Outro ponto importante é o espaço da conclusão. Notei que você iniciou com uma letra muito grande e só tentou diminuí-la após a linha 07, justamente no momento da segunda proposta, que viria após um conectivo de adição. Isso compromete o equilíbrio visual e textual da conclusão.

🔁 Minha sugestão principal é que você diminua um pouco o tamanho da letra e reduza a inclinação à esquerda, que está dando ao texto um aspecto de itálico exagerado, ocupando mais espaço do que o necessário.

✅ Nota: 8/10

Atividade Argumentação

Correção

Cláudio, a sua atividade sobre a persistência da fome no Brasil está muito bem realizada! Percebi que você estruturou bem os elementos necessários para a argumentação. 👏

No entanto, fiz algumas observações para tornar o texto ainda mais claro e perfeito. Primeiramente, tente não inclinar tanto a caneta ao escrever, pois isso pode criar um efeito itálico no seu texto, o que dificulta um pouco a leitura, especialmente para quem tem dificuldade de enxergar.

Além disso, sugiro que troque o conectivo “portanto” por algo mais fluido. Veja a sugestão:

Essa negligência estrutural é retratada de forma impactante em Quarto de Despejo, diário de Carolina Maria de Jesus, no qual a autora descreve, com dor e lucidez, a realidade de quem busca comida no lixo para sobreviver nas favelas de São Paulo na década de 1950.

Outro ponto importante é a acentuação gráfica. Algumas palavras estão sem acento, como “práticas”, “públicas” e “índices”. A crase também está incorreta na linha 06 e não deveria existir ali.

No geral, o texto está muito bom, parabéns!

Nota: 9/10

Atividade Argumentação

Correção

Cláudio, o seu parágrafo está bem escrito, com boa estrutura e coesão. Entretanto, ele parece estar antecipando soluções para os problemas discutidos anteriormente, o que dá a ele um tom conclusivo.

Essa atividade, na verdade, tinha como objetivo a produção do segundo parágrafo argumentativo do texto, com base na negligência estatal (tema destacado em vermelho na introdução). Ou seja, o foco deveria estar na análise crítica e aprofundamento do problema, e não na sua resolução.

Já o parágrafo que você elaborou, ao abordar os estigmas mentais e sugerir formas de combatê-los, acaba se aproximando do modelo de conclusão, o que pode prejudicar a progressão adequada do texto dissertativo-argumentativo.

Se precisar de apoio para reformular o parágrafo dentro do foco esperado, estou por aqui!

Veja um parágrafo de modelo:

“Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o avanço dos meios de comunicação é responsável pela rápida disseminação de notícias, principalmente no meio digital, mas isso não significa que os cidadãos se encontram mais conscientes acerca de temáticas sociais. Dessa forma, ainda que diversos estudos atuais corroborem para o fim da relevância da saúde mental e a legitimidade dos distúrbios psíquicos, as raízes de uma intolerância generalizada ainda questionam a veracidade da doença. Consequentemente, os indivíduos portadores de transtornos psicológicos vivem em um meio degradante de discriminação estrutural, enfrentando constantemente a invisibilidade presente na sociedade brasileira. No espectro literário nacional, a obra real-naturalista O Alienista, de Machado de Assis, retrata as mazelas associadas aos estigmas e padronização de comportamentos divergentes. Nesse viés, considerando a denúncia machadiana é evidente que ao negligenciar a complexidade das pessoas com distúrbios mentais, devido a estigmas baseados no estereótipo de incapacidade ou de invalidez desses indivíduos, a sociedade míope alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as diversas possibilidades de manifestação do ser humano.

Atividade Introdução

Correção

Cláudio, sua introdução está muito bem construída e apresenta todos os elementos fundamentais. Parabéns pelo trabalho!

No entanto, notei que o verbo ‘dar’ na linha 4 está sem acentuação gráfica, o que precisa ser corrigido. Além disso, na linha 6, o conectivo foi utilizado de maneira inadequada. Talvez uma reescrita mais clara e fluida ficasse assim:

‘Portanto, é evidente que tais problemas são oriundos principalmente da desigualdade social, que se soma à influência das redes sociais na construção da estética idealizada.’

Nota: 9/10

Atividade Introdução

Correção

Para as próximas atividades, sugiro que utilize tinta em vez de lápis, pois, durante a digitalização, a definição do texto pode ser comprometida, dificultando a correção.

Além disso, ao mencionar sites como G1, prefira uma construção mais formal, como “Portal de Notícias da Globo, G1”, garantindo maior profissionalismo ao seu texto.

Outro ponto importante: é mais produtivo utilizar referências históricas, sociais, filosóficas ou culturais na introdução, deixando os dados numéricos e estatísticos para os argumentos. Isso fortalece sua linha argumentativa e melhora a organização do texto.

Ao utilizar um conectivo, nunca separe o sujeito do verbo. A construção coesiva da linha 05 ficou incorreta.

Nota: 7/10

Atividade Tese

Correção

Na atividade sobre o combate à exploração trabalhista no Brasil, o termo “ineficiência” foi grafado sem a acentuação gráfica correta. Certifique-se de revisar a ortografia antes de finalizar o texto.

Na atividade sobre o preconceito de classes sociais no Brasil, a crase está ausente na última linha, em “não é instruída em relação à diversidade social”. Lembre-se de que a preposição “a” se une ao artigo feminino “a”, exigindo o uso da crase (à).

Pequenos ajustes como esses garantem um texto mais preciso e bem estruturado. Continue praticando! 

Crase: https://youtu.be/aS-ZDEQTK5M?si=uf9c9P5H8QbKmh9D 

Nota: 6/10

Atividade Tese

Correção

O uso do lápis me trouxe grande dificuldade ao corrigir suas atividades. Prefira utilizar tinta. A palavra intolerância possui acentuação gráfica. Lembre-se de definir de maneira bem evidente os problemas na tese. O uso da vírgula após “tendo em vista que” está incorreto.

Nota: 6/10