Correção
📌 Maju, a linguagem e o desenvolvimento do seu parágrafo estão muito bem realizados. A construção é clara e coerente.
⚠️ Ponto de atenção: Senti falta de uma contextualização, que é um elemento fundamental para que o parágrafo fique completo e aprofundado. Além disso, no final do texto, você apresenta as iniciativas, mas sem deixar claro que essas ações estão ausentes, o que pode enfraquecer a crítica social. Lembre-se do que comentamos em sala sobre esse tipo de construção.
🔹 Elementos fundamentais da argumentação para revisar:
Conectivo de abertura ou apresentação
Repetição do problema apresentado na tese
Uso dos elementos do tema
Contextualização (social, histórica, geográfica, filosófica, cinematográfica, artística, literária etc.)
Consequências relacionadas à problemática
🔄 Sugestão de reescrita para o final do parágrafo:
➡️ “Sobretudo, as consequências são amparadas pela ausência de iniciativas de conscientização, revelando um cenário cada vez mais segregador e preconceituoso em relação aos estigmas sociais brasileiros ligados aos portadores de transtornos cognitivos, que se deparam também com profissionais que não possuem uma visão humanizada a respeito da saúde mental nacional.”
📝 Nota: 9/10 ✅
Correção
Maria Júlia, a sua introdução sobre os caminhos para se combater a disseminação de informações falsas está excelente! O único detalhe é que, nas linhas 7 e 8, você apresentou propostas de solução, mas o ideal para a construção do texto é apresentar problemas. Veja como a reescrita poderia ficar:
“Diante dessa realidade, é fundamental destacar que os problemas persistem devido à ausência de estratégias governamentais, bem como à alienação populacional.”
🏆 Nota: 9/10 🚀
Correção
Maria Júlia, a linguagem da sua redação sobre a valorização da arte periférica no cenário brasileiro está excelente! O texto está claro, mas precisa de algumas pequenas alterações. Primeiramente, é importante utilizar conectivos sempre que possível, pois eles estão ausentes na linha 3 e na linha 4. Além disso, é necessário definir de forma mais precisa os dois problemas da tese, sem simplesmente afirmar que é necessário superar os desafios. Perceba também que você repetiu o termo ‘superar’ na linha 4 e na linha 7, o que pode tornar o texto redundante.
Um fenômeno curioso aconteceu na segunda atividade: você utilizou contextos conceituais nas duas partes, ou seja, apenas definiu o tema. Lembre-se de que é importante contextualizar a questão, mencionando aspectos históricos, sociais, artísticos, cinematográficos, literários ou filosóficos, por exemplo, para enriquecer o parágrafo e trazer mais profundidade à sua argumentação.
Nota: 8/10