Correção
Maria Júlia, percebi que esta atividade que você fez para o simulado do cursinho está muito superior à atividade feita no simulado da escola. ✅ Aqui, você respeitou melhor os elementos centrais do tema, e a letra ficou mais legível — inclusive, parece que você trocou de caneta ao longo do texto, usando uma de ponta mais fina para fazer a conclusão, o que deixou esse trecho muito mais fácil de ler. 🧠
Porém, ao desenvolver a argumentação, você se esqueceu de inserir contextos específicos. A única contextualização presente no texto é a Constituição Federal de 1988, que funciona muito bem para a introdução, mas cada argumento precisa ter um contexto próprio, para garantir que você demonstra conhecimento das várias áreas. 🔁
Lembre-se das nossas aulas de argumentação e, para fortalecer suas próximas produções, baseie-se em textos que tiraram nota 1000, usando-os como exemplo para construir argumentos mais sólidos, variados e detalhados. 🧠
Notas:
Introdução – B+
Argumentação – C-
Conclusão – B-
Competência 1 – 180
Competência 2 – 140
Competência 3 – 140
Competência 4 – 160
Competência 5 – 140
✅ Total – 760
Correção
Maju, sua redação aborda o tema sem os elementos fundamentais da introdução. Além disso, há problemas importantes de estruturação, clareza e coesão que precisam ser ajustados para que o texto atinja seu potencial máximo.
Principalmente na introdução, você se esqueceu de utilizar os conectivos, além de não apresentar uma tese marcante. Lembre-se das nossas aulas: uma introdução adequada deve conter contextualização, uma referência ao Brasil contemporâneo e, na sequência, a formulação clara de dois problemas que serão desenvolvidos na argumentação.
A proposta de intervenção está presente, mas pouco desenvolvida. Além disso, a conclusão apresenta frases desconexas e imprecisas.
A citação final de Djamila Ribeiro ficou confusa e mal explorada. Recomendo que você simplifique e reforce a ideia de superação do capacitismo com ações concretas e um fechamento mais objetivo.
Sugiro fortemente que você revise as nossas aulas sobre os elementos fundamentais de cada parágrafo, evitando construções que dificultem a compreensão do seu texto.
Além disso, ao passar o texto a limpo, tenha cuidado com a grafia: as letras muito arredondadas e próximas dificultaram bastante a leitura, sendo necessário reler várias vezes para compreender o que foi escrito. Parece que, em alguns trechos, as letras estão faltando pedaços.
Notas finais:
Introdução – C+
Argumentação – C
Conclusão – C
Competência 1 – 160
Competência 2 – 140
Competência 3 – 140
Competência 4 – 160
Competência 5 – 120
Total – 720
Correção
📌 Maju, a linguagem e o desenvolvimento do seu parágrafo estão muito bem realizados. A construção é clara e coerente.
⚠️ Ponto de atenção: Senti falta de uma contextualização, que é um elemento fundamental para que o parágrafo fique completo e aprofundado. Além disso, no final do texto, você apresenta as iniciativas, mas sem deixar claro que essas ações estão ausentes, o que pode enfraquecer a crítica social. Lembre-se do que comentamos em sala sobre esse tipo de construção.
🔹 Elementos fundamentais da argumentação para revisar:
Conectivo de abertura ou apresentação
Repetição do problema apresentado na tese
Uso dos elementos do tema
Contextualização (social, histórica, geográfica, filosófica, cinematográfica, artística, literária etc.)
Consequências relacionadas à problemática
🔄 Sugestão de reescrita para o final do parágrafo:
➡️ “Sobretudo, as consequências são amparadas pela ausência de iniciativas de conscientização, revelando um cenário cada vez mais segregador e preconceituoso em relação aos estigmas sociais brasileiros ligados aos portadores de transtornos cognitivos, que se deparam também com profissionais que não possuem uma visão humanizada a respeito da saúde mental nacional.”
📝 Nota: 9/10 ✅
Correção
Maria Júlia, a sua introdução sobre os caminhos para se combater a disseminação de informações falsas está excelente! O único detalhe é que, nas linhas 7 e 8, você apresentou propostas de solução, mas o ideal para a construção do texto é apresentar problemas. Veja como a reescrita poderia ficar:
“Diante dessa realidade, é fundamental destacar que os problemas persistem devido à ausência de estratégias governamentais, bem como à alienação populacional.”
🏆 Nota: 9/10 🚀
Correção
Maria Júlia, a linguagem da sua redação sobre a valorização da arte periférica no cenário brasileiro está excelente! O texto está claro, mas precisa de algumas pequenas alterações. Primeiramente, é importante utilizar conectivos sempre que possível, pois eles estão ausentes na linha 3 e na linha 4. Além disso, é necessário definir de forma mais precisa os dois problemas da tese, sem simplesmente afirmar que é necessário superar os desafios. Perceba também que você repetiu o termo ‘superar’ na linha 4 e na linha 7, o que pode tornar o texto redundante.
Um fenômeno curioso aconteceu na segunda atividade: você utilizou contextos conceituais nas duas partes, ou seja, apenas definiu o tema. Lembre-se de que é importante contextualizar a questão, mencionando aspectos históricos, sociais, artísticos, cinematográficos, literários ou filosóficos, por exemplo, para enriquecer o parágrafo e trazer mais profundidade à sua argumentação.
Nota: 8/10