Correção
Marcela, sua redação apresenta uma introdução com excelente repertório, utilizando a citação de Aristóteles para contextualizar a importância da educação e, em seguida, delimitando claramente os problemas da exclusão digital e da omissão estatal. A tese está bem formulada, com dois problemas distintos e relevantes ao tema.
A argumentação é consistente e aprofundada. O primeiro parágrafo apresenta dados do IBGE, articula com a Constituição Federal e evidencia a contradição entre o direito à educação e a realidade digital excludente. O segundo parágrafo aborda a estrutura pedagógica defasada e homogênea, citando Paulo Freire como referencial teórico para defender um ensino mais inclusivo e adaptado à diversidade. Ambos os parágrafos são bem desenvolvidos, com repertórios legítimos, conexão com a tese e consequências bem explicitadas.
A conclusão propõe duas intervenções completas: uma sob responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, voltada à inovação educacional e inclusão digital, e outra do Ministério da Educação, com foco na formação docente e adaptação de práticas pedagógicas. As propostas contêm agente, ação, meio e finalidade, estando plenamente de acordo com a competência 5.
A linguagem é formal e o texto é bem coeso. Há apenas mínimos desvios gramaticais e pontuais correções manuscritas, que não comprometem a clareza ou a organização.
Introdução: A
Argumentação: A+
Conclusão: A
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Total: 960
Correção
Marcela, seu texto está muito bem desenvolvido, com linguagem formal, fluidez textual e estrutura sólida. ✅ A introdução está excelente, com uso de repertório histórico pertinente — a Revolta da Vacina — articulado com clareza à tese, que delimita dois problemas centrais: a omissão estatal e a ineficiência educacional. 🧠
A argumentação está bem construída e traz repertórios relevantes, como a citação da série Sex Education e o pensamento de Paulo Freire. ✅ No entanto, é importante observar que a referência à série norte-americana ficou um pouco desconectada da realidade brasileira, o que enfraquece a força argumentativa do parágrafo. 🔁 Talvez o efeito fosse mais positivo se a série fosse apenas mencionada como exemplo de abordagem do tema, sem a explicação da trama em si. Ao trazer o comparativo “fora da ficção”, a conexão com o contexto nacional se perde um pouco.
Por outro lado, a argumentação baseada em Paulo Freire está muito bem estruturada, e o segundo parágrafo é mais objetivo e coeso. 👏 Você articula bem a ideia da ausência de educação sexual com a vulnerabilidade dos jovens frente às ISTs, mostrando domínio do conteúdo.
Sua conclusão é completa e muito bem organizada, com todos os elementos exigidos na competência 5: agente, ação, meio e finalidade, tudo isso com respeito aos direitos humanos. ✅ Só é preciso atentar-se à organização espacial do texto: o parágrafo conclusivo ficou bastante extenso e comprimido ao final da folha, o que pode comprometer a estética e a distribuição equilibrada do texto. 🔁
Notas:
Introdução – A+
Argumentação – B+
Conclusão – A+
Competência 1 – 200
Competência 2 – 200
Competência 3 – 180
Competência 4 – 200
Competência 5 – 200
Total – 980
Correção
Marcela, seu texto apresenta excelente domínio do tema proposto e traz uma introdução muito bem estruturada, com repertório legitimado e pertinente: a obra A Lei do Menor, de Gilmar Piccolo. ✅ A articulação com a realidade brasileira é clara e reflexiva, e os problemas são bem delimitados na tese.
Algumas palavras estão com a acentuação gráfica muito pequena, temo que algum corretor do enem possa considerar ela esteja, na verdade, ausente. Veja a palavra “é” na linha 16, por exemplo.
O primeiro parágrafo argumentativo utiliza referência musical (Raul Seixas) e dados do IPEA, mostrando consciência crítica e domínio de múltiplas áreas do conhecimento. 🧠 Contudo, há problemas de coesão e pontuação que prejudicam a fluidez do texto: frases muito longas e falta de clareza em alguns trechos, como “Da mesma maneira o qual ocorre…” e “sendo em evidência…”. Além disso, faltou desenvolver de forma mais clara as consequências sociais desse problema, o que compromete parcialmente a competência 3.
O segundo parágrafo traz uma abordagem crítica sobre a estigmatização social dos moradores de rua e apresenta um exemplo concreto (Cracolândia), o que fortalece o argumento. 👏 No entanto, este parágrafo também poderia ser aprofundado com um repertório a mais e maior detalhamento das implicações sociais da exclusão.
A conclusão está completa e bem articulada aos direitos humanos, com todos os elementos exigidos pelo ENEM: agente, ação, meio e finalidade. ✅ O texto propõe soluções viáveis e respeitosas, mas poderia ser um pouco mais concisa. Ainda assim, cumpre seu papel com eficácia.
🔁 Sugestão para próximos textos: revise a pontuação e a divisão dos períodos. Use frases mais curtas para ganhar clareza. E lembre-se de inserir consequências dos problemas discutidos e dois repertórios por parágrafo argumentativo sempre que possível. Se tiver dúvidas, podemos revisar isso juntos em sala! 📚
✅ Notas:
Introdução – A+
Argumentação – B+
Conclusão – A-
Competência 1 – 180
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160
Competência 4 – 160
Competência 5 – 200
Correção
Marcela, a sua conclusão a respeito da permanência do trabalho infantil em território brasileiro apresenta todos os elementos que combinamos em sala de aula: linguagem formal, clareza e boa estrutura. 🧠 Entretanto, para que sua redação não seja apenas correta, mas superior em relação à concorrência no Enem, sugiro fortalecer a proposta de intervenção com uma formulação mais específica e impactante. 🔁 Por exemplo, na linha 04, ao invés de citar apenas “leis mais rígidas”, opte por algo como:
“Portanto, faz-se necessário que o governo, por meio de parceria com o Ministério do Trabalho e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, elabore um plano nacional de combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes, sobretudo quanto às condições de trabalho insalubre que os afastam da escola, com o estabelecimento jurídico de punições severas para os responsáveis, garantindo não apenas uma infância e adolescência dignas, mas também a permanência escolar.”
Essa construção valoriza o detalhamento, eleva o nível da intervenção e demonstra domínio do tema.
✅ Nota: 9/10
Correção
Marcela, sua atividade de conclusão está perfeita, contendo todos os elementos que combinamos em sala de aula, muito bem desenvolvidos. A linguagem está clara, direta e objetiva, exatamente o padrão que espero no dia da avaliação do Enem. Parabéns pelo excelente trabalho!
✅ Nota: 10/10
Correção
Marcela, o desenvolvimento da sua argumentação está excelente! Todos os elementos que combinamos em sala de aula estão bem desenvolvidos, com apenas a exceção do uso de conectivos.
Na linha 04, eu adicionaria o conectivo “Afinal”, ficando assim:
“Afinal, a narrativa da obra evidencia como a desigualdade colabora para a falta de oportunidades.”
E talvez na sequência, adicionar algo que mantivesse a discussão sobre a desigualdade mais próxima da fome, quem sabe algo assim:
“Afinal, a narrativa da obra cinematográfica evidencia o quanto a insegurança alimentar soma-se à desigualdade, catalisando a falta de oportunidades para grande parte do tecido social brasileiro.”
Por fim, o uso do conectivo “contudo” também está inadequado, já que ele prima pela ideia de adversidade, ou seja, de oposição. Nesse caso, na linha 07, seria melhor utilizar um conectivo que finalizasse a ideia, como “sobretudo”, por exemplo:
“Sobretudo, no Brasil, tal realidade ainda é persistente uma vez que…”
Nota: 9/10
Correção
📌 Marcela, o uso de elementos contextuais baseados em filmes, sobretudo fictícios, é uma estratégia interessante. No entanto, é importante fazer um paralelo mais direto com a realidade contemporânea brasileira, estabelecendo comparações que aprofundem a discussão sobre o cenário nacional.
🔹 Sugestão de reformulação para garantir essa conexão (linha 4):
➡️ “…problemática sobre transtornos mentais. Sobretudo, esse cenário fictício repete-se de maneira extremamente análoga à contemporaneidade brasileira, uma vez que o cenário nacional passa também por desinformações, resultando na banalização desses contextos.”
📝 Nota: 9/10
Correção
Marcela, a sua introdução a respeito de caminhos para combater a disseminação de informações falsas no Brasil está impecável! A abordagem foi clara, bem estruturada, e você apresentou os problemas de forma direta, com uma boa conexão entre as ideias.
O único detalhe que eu alteraria seria deixar mais evidente os problemas que você colocou na linha 5 e 6 no final da introdução, descartando o trecho da linha 7 e 8. Isso vai garantir uma conclusão ainda mais impactante.
🏆 Nota: 10/10 🚀