Gustavo Henrique Cunha

Atividade Introdução

Correção

Os dois elementos iniciais da sua introdução — o contexto escolhido e a conexão com a realidade brasileira — estão bem desenvolvidos. Você demonstrou domínio sobre a estrutura que trabalhamos em sala, o que é um ponto bastante positivo.

📌 Entretanto, nas três últimas linhas, a sua tese poderia ser mais objetiva e clara, com a definição explícita de dois problemas centrais que contribuem para a evasão escolar. Esses problemas devem estar bem delimitados, pois serão a base para o desenvolvimento dos parágrafos argumentativos.

💡 Abaixo, segue uma sugestão de reescrita para a parte final da sua introdução:

Diante desse cenário, é possível notar o quanto, na contemporaneidade, pouco foi alterado em relação ao combate à evasão escolar. Assim, muitos alunos acabam por desistir da continuidade dos estudos devido a dois fatores principais: a precariedade das condições socioeconômicas e a ausência de políticas públicas eficazes que promovam a permanência escolar.

Dessa forma, sua tese ficaria mais sólida e alinhada à estrutura ideal, facilitando também a construção dos seus parágrafos de desenvolvimento.

📘 Nota: 7/10

Atividade Introdução

Correção

Gustavo, sua proposta de introdução apresenta uma boa referência cultural e uma temática relevante, mas a relação entre o contexto apresentado e a tese ainda não está bem desenvolvida. Além disso, notei a ausência de um conectivo na linha 4, o que compromete um pouco a fluidez textual.

Para tornar sua introdução mais interessante, coesa e dentro do padrão exigido no ENEM, sugiro uma reformulação do parágrafo, como no exemplo abaixo:

“O nascimento de Vênus”, pintura do italiano Sandro Botticelli, possui como central a definição de um conceito de beleza. Embora seja uma representação artística, a obra renascentista retrata a busca desenfreada presente no Brasil contemporâneo, já que grande parte do tecido social pauta-se por padrões estéticos idealizados. Nesse contexto, é possível observar que os entraves relacionados a essa temática ocorrem, sobretudo, devido à pressão social exercida pelas redes sociais e ao aumento de procedimentos estéticos arriscados motivados pela insegurança corporal.

📝 Nota: 7/10