Correção
O desenvolvimento da sua argumentação está muito bom: você retoma o problema proposto na tese, apresenta um contexto pertinente e conclui de maneira lógica. No entanto, no final do parágrafo, há um pequeno deslize de concordância verbal. Observe a frase:
“Indivíduos são enganados por ilusões de que sempre ganhará.”
O verbo “ganhará” está no singular, mas o sujeito da oração (“indivíduos”) está no plural. A forma correta seria: “indivíduos são enganados por ilusões de que sempre ganharão.”
Além disso, o trecho final após o conectivo “dessa forma” deveria ser precedido por vírgula, e o tom adotado ali ficou mais informal em relação ao restante do parágrafo. Tente manter uma linguagem coesa e formal em todo o texto.
Nota: 7/10
Correção
Assim como na atividade anterior, nesta também há um erro de concordância verbal logo no início: “Atualmente, apesar de existir programas…”
A forma correta é: “apesar de existirem programas”, pois o verbo deve concordar com o termo plural “programas”.
Além disso, evite períodos excessivamente longos e compostos. Na linha 6, seria interessante encerrar a ideia com um ponto final antes de apresentar os problemas da tese, garantindo mais clareza.
Outro ponto importante: o termo “a fim”, que aparece na linha 7, deve ser grafado separadamente quando expressa finalidade. Assim, o correto é: “a fim de”.
Na segunda atividade, sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa, observe que você escreve: “os agravantes de tal problemática tem a negligência…”
Mas os “agravantes” são a negligência e a alienação. O verbo deveria ser “são”, e não “tem”.
Nota: 8/10
Correção
Sempre que utilizar um conectivo para iniciar uma sentença após o ponto final, lembre-se de usar vírgula. Veja na linha 03, onde você escreveu: “Ademais, a obra retrata…”.
Além disso, prefiro que você utilize dados estatísticos nos parágrafos argumentativos. Perceba que, ao usar tanto a obra quanto os dados estatísticos na introdução, você ultrapassou o limite ideal de linhas. Tente sempre manter suas introduções com, no máximo, 7 linhas ✍️.
Outro ponto importante: A introdução não deve apenas apontar o que precisa ser feito, mas sim apresentar dois problemas distintos na tese. No trecho da linha 06, onde você menciona: “é necessário encontrar caminhos para combater tal atraso”, seria interessante reformular da seguinte maneira:
Exemplo de tese sobre evasão escolar: “De maneira análoga, a evasão escolar no Brasil reflete dois problemas graves: a falta de investimentos em infraestrutura escolar, especialmente nas áreas mais carentes, e a desvalorização da profissão docente, que resulta na desmotivação dos professores e no comprometimento da qualidade do ensino.”
Nota: 7/10
Correção
Maria Alice, sua introdução está bem estruturada em termos de proposta, mas apresenta alguns pequenos erros de construção que merecem atenção:
🔍 Correções e sugestões:
Na primeira frase, há um problema de concordância e estrutura. Veja:
❌ “Na música da cantora retrata-se a incansável…”
✅ O correto seria: “A música retrata a incansável busca…”
Sempre que usar conectivos no início das frases, como “Nesse contexto”, lembre-se de colocar vírgula após o conectivo:
✅ “Nesse contexto, parâmetros de beleza…”
O uso do conectivo “contudo” só é adequado quando há ideia de oposição ou contraste. No trecho avaliado, essa relação não está clara. Uma alternativa mais apropriada seria:
✅ “Sobretudo, a busca por padrões estéticos idealizados se perpetua devido à constante ação social de auto comparação impulsionada pela mídia, somada aos distúrbios relacionados à autoimagem.”
📝 Nota: 7/10