Correção
Mariana, sua argumentação apresenta um desenvolvimento coerente e fundamentado sobre o impacto das insuficiências educacionais no preconceito contra pessoas com deficiência. ✅ Você articula bem um repertório histórico relevante — ao mencionar a exclusão ao longo da história — e utiliza com propriedade a referência à LDB e à aplicação prática das leis. A linguagem também é clara e formal, adequada ao gênero dissertativo-argumentativo. ✅
⛔ No entanto, é importante destacar que, em parágrafos argumentativos, não se deve apresentar propostas de solução, como você faz a partir da linha 8. 🔁 Essa estrutura é própria da conclusão. O ideal aqui seria retomar os efeitos do problema em vez de resolvê-lo. A seguir, uma sugestão de reescrita para esse trecho:
“Sobretudo, torna-se evidente o quanto a formação cidadã inclusiva nos anos iniciais é igualmente precarizada, sobretudo devido à ausência de capacitação de professores e coordenadores do sistema público de ensino.”
Essa reformulação mantém o foco no agravamento do problema, como se espera de um parágrafo argumentativo. 🧠
✅ Nota: 8/10
Correção
Mariana, sua conclusão apresenta linguagem formal adequada e estrutura coesa, com uso correto de conectores e segmentação temática. ✅ A primeira proposta de intervenção está bem desenvolvida, trazendo agente (Ministério da Educação), ação (promoção da valorização docente), metodologia (salários justos e formação contínua) e finalidade (melhoria da educação).
⛔ No entanto, a segunda proposta — “ampliar os investimentos nas escolas públicas” — é tratada de forma superficial. 🔁 Embora a ideia seja relevante, não há menção clara ao agente responsável pela execução, tampouco ao meio pelo qual essa ampliação será implementada, o que compromete a completude da intervenção. 🧠
Sugestão: desenvolva a segunda proposta com o mesmo nível de detalhamento da primeira, incluindo agente, ação, metodologia e finalidade. Exemplo: “É necessário que o Governo Federal, por meio do FNDE, amplie os investimentos na modernização tecnológica das escolas públicas, com o objetivo de garantir infraestrutura adequada e promover igualdade de oportunidades”.
✅ Nota: 7/10
Correção
Seria interessante, na linha 04, iniciar a sentença fazendo uma comparação entre o contexto literário fictício e a realidade contemporânea brasileira. Assim, essa ligação entre contexto e elementos do tema ficaria mais completa. 🔗
Na linha 05, seria bom também iniciar com conectivo para garantir maior fluidez. 🌟
Reescrevendo, poderíamos fazer assim:
“Fora da ficção, a realidade contemporânea nacional em relação à evasão escolar persiste, elemento que afeta profundamente o desenvolvimento social do país. Nesse sentido, é possível apontar que os principais desafios para o combate a essa problemática são, principalmente, a negligência governamental somada à necessidade de inserção precoce de jovens ao mercado de trabalho.”
Nota: 9/10 📝
Correção
Maria, sua introdução está muito bem construída, com linguagem adequada, coesão e estrutura sólida. Além disso, a escolha por utilizar a letra de forma tornou a escrita mais legível e organizada — excelente decisão, recomendo que continue assim!
🔍 Sugestão de melhoria:
Para deixar sua tese ainda mais precisa, sugiro apenas um pequeno ajuste de formulação. Em vez de dizer que o cenário resulta, o ideal é destacar que ele persiste devido aos fatores problemáticos. Veja a sugestão de reescrita:
✅ Sobretudo, esse cenário adverso persiste devido à negligência governamental em relação ao aumento dos transtornos psicológicos em grande parte do tecido social, somada a uma sociedade que busca obsessivamente por procedimentos.
📝 Nota: 9/10