Correção
Gabriel, seu texto apresenta uma estrutura canônica da redação do ENEM, com introdução, dois parágrafos de argumentação e uma conclusão. Isso é positivo, pois demonstra domínio da organização textual. No entanto, há diversos pontos que podem ser aprimorados, especialmente no que diz respeito à clareza da escrita, coerência argumentativa e desenvolvimento aprofundado das ideias.
A sua introdução parte de um repertório midiático (a série “Malhação”), o que pode ser uma boa estratégia, mas aqui foi mal explorado. A referência é mencionada, mas não desenvolvida ou conectada de maneira eficaz ao problema das ISTs no Brasil. Além disso, a frase que encerra a introdução (“aumento das ISTs relaciona-se à insuficiência educacional e à falta de investimentos no setor da saúde”) está correta quanto à apresentação de dois problemas, porém falta fluidez na construção. Uma possível reescrita da introdução, com uso mais preciso do repertório e maior articulação entre as ideias, deixaria esse início mais potente.
No primeiro parágrafo argumentativo, você aborda a insuficiência educacional, o que está coerente com o que foi proposto na introdução. Há uma tentativa de contextualizar com o comportamento de adolescentes e o modelo de educação sexual no Brasil. No entanto, a argumentação é um tanto genérica e repete ideias sem aprofundá-las. Faltam repertórios mais robustos (como leis, dados estatísticos, filósofos ou eventos históricos) e uma explicitação mais clara das consequências do problema. A referência à série “Malhação” volta a aparecer, mas ainda de forma superficial. A linguagem por vezes se torna vaga, com frases como “esse é o impacto negativo na formação dos indivíduos” — que não explica qual é esse impacto e nem exemplifica de forma objetiva.
No segundo parágrafo argumentativo, você trata da negligência governamental, retomando o segundo problema da introdução. Aqui há mais tentativa de aprofundar o argumento, especialmente ao mencionar que o Estado deveria promover mais campanhas informativas, mas a construção das frases ainda é confusa em diversos momentos. A ideia de que “os investimentos recaem sobre os indivíduos” é interessante, mas mal explicada. Além disso, a expressão “tendo em vista a omissão estatal no controle de uma infecção de modo tão grave e urgente” carece de clareza: qual infecção? Onde está o dado que comprova isso? O parágrafo se perde por falta de exemplos concretos e por uma escrita que, em alguns momentos, dificulta a compreensão.
Sua conclusão segue a estrutura clássica exigida pelo ENEM: apresenta agentes (Ministério da Educação e da Saúde), ações (promover palestras, modificar o ensino médio), meios (parcerias, investimentos), e finalidade (redução de ISTs e disseminação de informações). No entanto, a proposta ainda pode ser mais objetiva e menos genérica. A repetição de ideias (“ações que visem combater doenças”) sem detalhamento do que seriam essas ações concretamente enfraquece o encerramento.
Do ponto de vista linguístico, a redação apresenta uma boa extensão de vocabulário, mas há sérios problemas de pontuação, construção frasal e coerência textual. Frases longas demais, vírgulas mal posicionadas e termos vagos comprometem a fluidez e a clareza do texto.
Gabriel, seu texto tem potencial e apresenta boas ideias centrais, mas precisa de uma reescrita mais atenta às exigências do gênero dissertativo-argumentativo e aos critérios do ENEM. Invista na clareza da linguagem, em exemplos mais concretos e no uso mais eficiente dos repertórios socioculturais.
Notas:
Introdução – B-
Argumentação – C+
Conclusão – B
Competência 1: 180
Competência 2: 160
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 160
Total: 860 pontos
Correção
Gabriel, sua conclusão apresenta os elementos essenciais da proposta de intervenção, como o agente, a ação e a finalidade. ✅ No entanto, a estrutura pode ser aprimorada para garantir maior clareza e coesão. ⛔ Na linha 6, você separou o sujeito do verbo de forma inadequada, o que compromete a fluidez da leitura. 🔁 Além disso, o papel do Ministério da Educação poderia ser mais bem especificado: que tipo de ação será realizada, como ela será executada e qual metodologia será adotada? Detalhar essas etapas fortalece a efetividade da proposta. A retomada da Constituição ao final do parágrafo foi uma decisão pertinente, pois reforça o compromisso com os direitos fundamentais. 🧠
✅ Nota: 9/10
Correção
Gabriel, sua proposta está bem fundamentada e demonstra boa compreensão do problema. ✅ O uso da Constituição fortalece o argumento, e a proposta tem objetivo claro. 🔁 Ainda assim, alguns trechos ficaram excessivamente longos, o que compromete a clareza da intervenção. 🧠 Recomendo rever a pontuação para melhorar a fluidez e indicar com mais precisão os agentes envolvidos.
✅ Nota: 8/10
Correção
Gabriel, ao desenvolver sua argumentação, lembre-se de que não é necessário apontar soluções logo no início, como você fez na linha 11. Além disso, cada parágrafo de argumentação deve ser único, então não era necessário dar outro espaço de parágrafo na linha 15. É importante também utilizar conectivos e apresentar um contexto mais amplo (artístico, histórico, social, cinematográfico, filosófico, etc.) para embasar sua argumentação. Na linha 13, percebi que houve confusão entre “estar/está” e “esta”. Fique atento a essas questões de concordância.
Nota: 7/10
Correção
Gabriel, o seu parágrafo sobre a persistência da fome no Brasil apresenta uma introdução com boa fluidez e estruturação contextual. Contudo, faltou a tese com dois problemas bem definidos, o que é essencial para garantir coerência e condução adequada da argumentação nos parágrafos seguintes.
🔁 Sugestão de melhoria:
➡️ “Nesse sentido, percebe-se que a permanência da fome no Brasil decorre da má gestão dos recursos públicos, aliada à negligência estatal em relação à criação de políticas de segurança alimentar.”
Esse modelo também pode ser aplicado à sua segunda introdução, sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa. Lembre-se de que a introdução deve conter os seguintes elementos:
❏ Contexto
❏ Conexão com o tema
❏ Inserção dos elementos do tema
❏ Indicação de dois problemas distintos
📌 Nota: 8/10
Correção
Nas próximas atividades, prefira fazer a caneta para facilitar a leitura e correção, especialmente na digitalização do seu texto.
A sua introdução apresenta todos os elementos fundamentais que combinamos em sala de aula: há um contexto bem escolhido, a conexão com a realidade brasileira e dois problemas definidos na tese. No entanto, a linguagem ainda pode ser melhor lapidada para se aproximar daquela esperada em uma redação de excelência no ENEM, com mais formalidade, impessoalidade e fluidez.
💡 Utilizando as mesmas ideias que você trouxe e mantendo o contexto citado, aqui está uma sugestão de reescrita da sua introdução:
No longa-metragem “O Menino que Descobriu o Vento”, é retratada a trajetória de um jovem que, enfrentando adversidades como a pobreza e a escassez de recursos educacionais, encontra na escola e no conhecimento uma forma de transformar sua realidade e a de sua comunidade. Fora da ficção, o cenário brasileiro mostra-se semelhante ao apresentado na obra, uma vez que inúmeros jovens enfrentam obstáculos estruturais que comprometem sua permanência nas instituições de ensino. Nesse sentido, é evidente que a evasão escolar está diretamente ligada à necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, bem como à ausência de políticas públicas eficazes de apoio à permanência escolar.
🔎 Nota: 6/10