Correção
Gabriel, ao desenvolver sua argumentação, lembre-se de que não é necessário apontar soluções logo no início, como você fez na linha 11. Além disso, cada parágrafo de argumentação deve ser único, então não era necessário dar outro espaço de parágrafo na linha 15. É importante também utilizar conectivos e apresentar um contexto mais amplo (artístico, histórico, social, cinematográfico, filosófico, etc.) para embasar sua argumentação. Na linha 13, percebi que houve confusão entre “estar/está” e “esta”. Fique atento a essas questões de concordância.
Nota: 7/10
Correção
Gabriel, o seu parágrafo sobre a persistência da fome no Brasil apresenta uma introdução com boa fluidez e estruturação contextual. Contudo, faltou a tese com dois problemas bem definidos, o que é essencial para garantir coerência e condução adequada da argumentação nos parágrafos seguintes.
🔁 Sugestão de melhoria:
➡️ “Nesse sentido, percebe-se que a permanência da fome no Brasil decorre da má gestão dos recursos públicos, aliada à negligência estatal em relação à criação de políticas de segurança alimentar.”
Esse modelo também pode ser aplicado à sua segunda introdução, sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa. Lembre-se de que a introdução deve conter os seguintes elementos:
❏ Contexto
❏ Conexão com o tema
❏ Inserção dos elementos do tema
❏ Indicação de dois problemas distintos
📌 Nota: 8/10
Correção
Nas próximas atividades, prefira fazer a caneta para facilitar a leitura e correção, especialmente na digitalização do seu texto.
A sua introdução apresenta todos os elementos fundamentais que combinamos em sala de aula: há um contexto bem escolhido, a conexão com a realidade brasileira e dois problemas definidos na tese. No entanto, a linguagem ainda pode ser melhor lapidada para se aproximar daquela esperada em uma redação de excelência no ENEM, com mais formalidade, impessoalidade e fluidez.
💡 Utilizando as mesmas ideias que você trouxe e mantendo o contexto citado, aqui está uma sugestão de reescrita da sua introdução:
No longa-metragem “O Menino que Descobriu o Vento”, é retratada a trajetória de um jovem que, enfrentando adversidades como a pobreza e a escassez de recursos educacionais, encontra na escola e no conhecimento uma forma de transformar sua realidade e a de sua comunidade. Fora da ficção, o cenário brasileiro mostra-se semelhante ao apresentado na obra, uma vez que inúmeros jovens enfrentam obstáculos estruturais que comprometem sua permanência nas instituições de ensino. Nesse sentido, é evidente que a evasão escolar está diretamente ligada à necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, bem como à ausência de políticas públicas eficazes de apoio à permanência escolar.
🔎 Nota: 6/10