Maria Carolina Valadão

Atividade – Redação

Correção

Maria Carolina, a sua introdução está estruturada conforme o modelo ideal: apresenta conectivo, contextualização histórica com a Revolução Industrial, dois pontos finais e tese com dois problemas claros. Isso demonstra domínio sobre a estrutura da introdução. Na argumentação, você utiliza um repertório bem selecionado, como o documentário “Ilha das Flores”, mas ele não está totalmente explorado no que se refere às consequências da problemática, que é um elemento obrigatório ao fim de cada parágrafo argumentativo. Também observei que faltou maior articulação entre a tese e o desenvolvimento do segundo parágrafo. A conclusão apresenta dois agentes e ações possíveis, mas não estão totalmente delimitadas com metodologia e finalidade em cada proposta, o que compromete o fechamento da redação. Identifiquei desvios ortográficos, ausência de vírgulas e concordância em vários trechos, o que prejudica a fluidez e a clareza.

Introdução: A
Argumentação: B
Conclusão: B

Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Total: 820 pontos

Atividade – Redação

Correção

Maria Carolina, registrei uma introdução com repertório pertinente (Beauvoir), extensão adequada e progressão lógica, mas a estrutura ficou aquém do ideal: não há conectivo inicial, a tese não delimita claramente dois problemas distintos (por exemplo, negligência estatal e fragilidade das políticas de proteção) e o recorte temporal/espacial do Brasil atual poderia vir amarrado ao repertório.

Na argumentação, percebi contextualização com a Lei Maria da Penha e menção à Constituição, o que é positivo. Porém, os parágrafos carecem de um eixo por problema da tese; faltam dados ou exemplos verificáveis para sustentar as afirmações, há generalizações (“os números estão cada vez maiores”) e conclusões sem demonstração. Além disso, alguns períodos muito longos e certa repetição enfraquecem a progressão lógica.

A conclusão apresenta uma única medida centrada no Ministério da Educação, genérica. Para atender ao modelo, preciso ver duas ações distintas, cada uma com AGENTE, AÇÃO, METODOLOGIA (como executar, com que instrumentos, onde e quando) e OBJETIVO mensurável. Por exemplo: (1) Ministério da Justiça + Defensorias: ampliar e monitorar Delegacias Especializadas com metas trimestrais de atendimento e acolhimento; (2) MEC + secretarias: currículo de prevenção à violência de gênero com formação docente e avaliação por indicadores de incidência e denúncias.

Quanto à linguagem, registrei vários deslizes de ortografia/concordância e pontuação, além de repetições; isso impacta a clareza.

Notas
Introdução: B-
Argumentação: C+
Conclusão: C-

Competência 1: 140
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Total: 780

Atividade – Conclusão

Correção

Maria Carolina, sua proposta de intervenção apresenta os elementos essenciais, como agente, ação e finalidade, mas alguns ajustes na formalidade e na correção gramatical são indispensáveis para fortalecer o parágrafo. ⛔

Na linha 03, por exemplo, faltou a crase em “amplia à verba direcionada à educação”, já que o verbo “ampliar” exige a preposição a e o substantivo “verba” está acompanhado de artigo definido feminino, formando a crase. 🔁

Além disso, alguns trechos soam excessivamente informais, como na linha 04: “urge que o governo federal, instituição máxima o poder executivo amplia através de uma parceria com o Ministério da educação […]”. Seria mais adequado reescrever da seguinte forma:
🔁 “Para isso, é urgente que o governo federal — instituição máxima do poder executivo — amplie, em parceria com o Ministério da Educação, os investimentos no sistema público de ensino, priorizando a democratização do acesso, a valorização docente com plano de carreira e a modernização da infraestrutura escolar.”

Na última linha, esse mesmo tom informal se repete. Busque sempre alinhar a linguagem àquela utilizada nas atividades mais formais, como a que fizemos sobre os padrões de beleza. 🧠

✅ Nota: 7/10

Atividade Argumentação

Correção

Maria, sua atividade sobre a fome no Brasil contemporâneo precisa de alguns ajustes para contemplar todos os elementos fundamentais da introdução que combinamos em sala de aula. Por exemplo, na linha 03, está ausente um conectivo que relacione o contexto escolhido – no caso, a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus – com o tema da redação. Além disso, um novo conectivo seria necessário para introduzir a tese, que também está ausente na linha 05, surgindo apenas na linha 07.

Outro ponto importante: após o conectivo na linha 07, é obrigatória a vírgula.

Evite repetições próximas, como a palavra “pessoas”, que aparece na linha 04 e novamente na linha 06. Isso compromete a fluidez do texto.

Mas, o ponto mais crucial é a formulação da tese: é fundamental apresentar dois problemas de forma clara e objetiva, como treinamos em sala.

Veja abaixo um exemplo de introdução nota 1000, que pode servir de referência para sua reescrita:

Desde o século XX, a fome tem sido uma chaga presente na realidade brasileira, como retrata a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, ao expor o cotidiano de uma mulher negra que luta diariamente para alimentar seus filhos com o pouco que encontra no lixo. No cenário atual, apesar de avanços sociais, a persistência da fome ainda evidencia dois entraves graves: a negligência do Estado em garantir políticas públicas eficazes e a má distribuição de renda, que perpetua desigualdades e priva milhões do acesso básico à alimentação.

Minha sugestão é que você revise nossas aulas sobre introdução, utilizando o check list da folha de atividades para conferir:

  • Início com o contexto
  • Conexão com o tema proposto
  • Inserção dos elementos fundamentais do tema
  • Relação direta com o Brasil contemporâneo
  • Indicação de dois problemas claros na tese


Nota: 7/10

Atividade Introdução

Correção

Maria, a sua atividade está muito boa e contém todos os elementos fundamentais que combinamos em sala de aula. Entretanto, com pequenos ajustes, ela pode ficar ainda mais coesa e clara.

Na linha 06, seria interessante inserir um conectivo para marcar o início da sentença de forma mais fluida — algo como “nesse sentido”, “desse modo” ou “assim”. Além disso, evite utilizar a expressão “uma vez que” logo no início da frase; ela é mais apropriada entre frases, para explicar ou justificar algo já mencionado.

Para a tese, seria interessante reestruturá-la para garantir mais clareza e objetividade. Aqui está uma sugestão com base no que comentamos:

Exemplo de reformulação da tese:

“[…] contribuem para a evasão social e escolar no Brasil. Assim, é possível considerar que os problemas relacionados a essa problemática são, fundamentalmente, a negligência governamental somada à desigualdade socioeconômica.

Nota: 8/10 📝