Correção
Bianca, sua argumentação está estruturada como se fosse a proposta de intervenção. Ao longo do desenvolvimento, você apresenta soluções para o problema, o que compromete a função dos parágrafos argumentativos, que, como vimos em sala, devem apresentar problemas sociais relacionados à tese, desenvolvidos com contextos históricos, sociológicos, legais ou estatísticos, e uma análise clara de causas e consequências. A solução deve ficar restrita à conclusão.
🔁 Além disso, é importante lembrar que a estrutura ideal de uma redação dissertativo-argumentativa exige dois parágrafos de desenvolvimento, cada um abordando um problema distinto da tese apresentada na introdução. Como você apresentou apenas um parágrafo de desenvolvimento, sua argumentação ficou concentrada e limitada. Isso prejudica o aprofundamento da discussão e o equilíbrio do texto.
✨ A conclusão, embora bem escrita, repete muitas ideias que já haviam sido desenvolvidas na argumentação. Como resultado, ela perde força e originalidade. Para evitarmos isso nas próximas produções, o ideal é manter a proposta de intervenção apenas no encerramento do texto e garantir que todos os elementos estejam bem definidos: quem, o que, como e para quê.
📌 Dica final: recomendo que você utilize redações nota 1000 como modelo, observando especialmente como elas dividem os argumentos e aprofundam os repertórios antes de apresentar soluções. Se tiver dúvidas, vamos conversar em sala e treinar juntos nas próximas atividades! 📚
Argumentação – C+
Conclusão – B
Competência 1 – 180
Competência 2 – 120
Competência 3 – 120
Competência 4 – 160
Competência 5 – 160
Total – 740 pontos
Correção
Bianca, embora curta, a sua introdução possui todos os elementos fundamentais. Talvez fosse interessante aproveitar um pouco mais a contextualização, utilizando mais uma ou duas linhas para que ela apresentasse mais força e densidade.
Veja um exemplo:
A Constituição Federal de 1988, conhecida como a “Carta Cidadã”, assegura em seu artigo 6º o direito à moradia, à dignidade e à proteção social, princípios indispensáveis para a construção de uma sociedade justa e solidária. No entanto, na prática, observa-se que milhares de brasileiros vivem em situação de rua, em flagrante violação a esses direitos fundamentais. Tal problemática evidencia…
Além disso, notei que você oscilou em relação às margens — tanto do lado esquerdo quanto do lado direito. Tente utilizar a linha completamente; se a palavra não couber, faça um traço e divida-a em sílabas. Isso facilita a organização visual do texto e evita perda de pontos em critérios de apresentação.
Na argumentação, lembre-se daquilo que combinamos em sala de aula: são necessários dois parágrafos distintos — um para falar sobre a negligência governamental e outro sobre o preconceito da sociedade. Fazer a argumentação com dois parágrafos é mais fácil e você pode reutilizar a fórmula em cada um deles. Se você não estava presente quando fizemos essa aula, deixo aqui o link da aula sobre argumentação para que você possa revisar e ver todos os conteúdos ligados ao desenvolvimento de um bom parágrafo argumentativo.
Em relação à conclusão, você apresentou uma proposta de intervenção, mas lembre-se que é necessário incluir todos os elementos fundamentais:
Incluir esses elementos vai facilitar muito a sua produção textual, tornando-a mais simples, mais completa e mais rápida.
Introdução – B-
Argumentação – C+
Conclusão – A-
Competência 1 – 180
Competência 2 – 160
Competência 3 – 140
Competência 4 – 180
Competência 5 – 140
Total – 800