Juliana Maria

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

6.8/10

Aula 34 – Redação

Juliana, evite rasuras quando passar seu texto a limpo. Para que seu texto esteja de acordo com a escrita formal, é necessário considerar alguns cuidados:

(1) Evite marcas de oralidade e de registro informal. Os vícios de linguagem presentes na fala não devem ser utilizados na escrita formal, pois não se adequam à norma-padrão da língua.

(2) Busque a precisão vocabular. Encontrar as palavras corretas para definir conceitos e ideias é fundamental para atender a esse requisito. A precisão vocabular é alcançada ao utilizar um bom vocabulário, empregando palavras que não são comumente utilizadas na fala.

Para atingir a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.

Lembre-se de ao longo do desenvolvimento do texto apresentar elementos das várias áreas do conhecimento, como dados históricos, estatísticas, pensadores sociólogos, filósofos, obras cinematográficas, literárias, pinturas e reflexões filosóficas. Esses elementos complementam e demonstram um repertório sócio-cultural.

Durante a conclusão você apresenta como solução o “planejamento de modos”, todavia é necessário desenvolver quais são tais modos, demonstrando a metodologia de solução.

Competência 1 – 140 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 120 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 680/1000

Atividade 06 – Redação

Correção

Em seus próximos textos procure fazer a letra um pouco menor, isso irá facilitar na organização geral. Ao passar o texto a limpo, tenha atenção com a acentuação gráfica, você está esquecendo de transcrever alguns desses símbolos. Evite ultrapassar a sétima linha ao transcrever a introdução para o texto definitivo. Termos como “necessária, precário, *percentuação*, infelizmente, básico, por exemplo, foram grafados incorretamente. Há um erro de concordância na linha 13.

Planeje sua redação antes de escrever – reserve alguns minutos para pensar sobre o tema e organize suas ideias em um esquema ou mapa mental. Isso ajudará você a ter uma visão clara do que deseja escrever e a organizar suas ideias de maneira coerente.

Use argumentos consistentes e bem fundamentados – para obter uma boa pontuação na redação do Enem, é essencial que seus argumentos estejam bem fundamentados em fatos e opiniões confiáveis. Faça pesquisas para embasar seus argumentos e evite usar informações falsas ou distorcidas.

Seja claro e objetivo na escrita – evite palavras difíceis e construções complexas que possam confundir o leitor. Use uma linguagem simples e direta, com frases curtas e coerentes, e revise cuidadosamente sua redação para garantir que ela seja clara e objetiva.

Nota: 4/10

Atividade 04 – Introdução

Correção

Seria interessante formalizar mais a linguagem nas duas primeiras linhas – o termo obrigatório parece não funcionar bem nesse caso; na sequência veja: “com o intuito de fornecer às classes menos favorecidas, principalmente, maior qualidade de vida e atendimento saúde democrático e de qualidade”.

Nota: 8/10

Atividade 03 – Conclusão

Correção

Evite ao máximo utilizar a própria população como agente de solução dos problemas apresentado. Aumentar a fiscalização é papel do Estado, por meio das secretarias e ministérios responsáveis por determinada área.

Nota: 7/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Na segunda atividade (caminhos para se combater a exploração trabalhista no Brasil) eu removeria o termo “ocorrendo”, deixando a frase mais direta; Na terceira atividade, atenção à ortografia – “salário”; O conteúdo está confuso nessa tese e a linguagem muito próxima da oralidade.

Na última atividade “não têm (plural) acesso à internet”; na sequência “traz” de trazer.

Nota: 6/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

No trecho inicial “Assim, pode-se ver que no Brasil” eu faria algumas modificações para deixá-lo mais interessante:

“Assim, em paralelo com a realidade contemporânea brasileira é possível notar de maneira evidente que a educação a respeito…”

Na sequência “Diversas vezes não ”  – neste caso utilize o verbo haver, no sentido de existir. É possível também evitar a repetição do termo “pessoas”?

Nota: 7/10

Lembre-se de inserir um conectivo antes de iniciar a tese;

[…] geral. Logo, uma considerável parcela da população emigra-se do interior”.

Evite o termo “fala errada”, prefira sotaque ou dialeto.

Nota: 6/10