Maria Clara dos Santos

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
7.8/10

Aula 32 – Redação

Maria, sua introdução está muito boa, com excelente coesão, e a escolha de repertório foi assertiva. Seria interessante, no entanto, apresentar o século ou a data do período colonial para uma contextualização mais precisa. Na linha 4, eu faria uma pequena modificação, veja:

“Dessa maneira, é possível inferir que tais elementos ocorrem devido à falta de acesso ao sistema, somando-se à incidência de uma má distribuição de renda e evasão escolar.”

É importante ficar atenta ao tipo de construção da tese, pois ela pode eventualmente desviar do tema proposto. Embora não seja o caso desse texto, é bom estar atenta a essa questão.

O repertório utilizado no final do primeiro argumento exemplifica o comentário anterior e acaba distorcendo o que foi proposto pela própria articulação, mencionando, por exemplo, o direito de ir e vir do cidadão, enquanto a redação versa sobre o sistema de ensino. O segundo parágrafo argumentativo é ligeiramente inferior ao primeiro. Na conclusão, substitua o conectivo “como também” por “Ademais”. Lembre-se de que aprimorar suas habilidades de escrita requer prática constante e atenção aos detalhes. Continuar revisando as aulas de redação disponíveis no drive do cursinho e buscar um repertório sólido são passos importantes para o seu desenvolvimento. Parabéns pelo seu trabalho até agora e continue se esforçando para aprimorar suas habilidades de escrita!

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 160 pontos: Demonstra compreensão e análise crítica parciais do tema, com argumentos relevantes, porém com algumas inconsistências e limitações no texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma adequada as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.


Nota: 780/1000

Atividade 07 Conclusão

Correção

As atividades elaboradas estão realmente excelentes. É evidente que todas as conclusões abordam de forma precisa e completa os elementos necessários, além de desenvolverem de maneira eficaz aquilo que foi proposto com base nos problemas apresentados nas teses. A clareza e a coerência presentes nas conclusões refletem o domínio do conteúdo e a capacidade de analisar e sintetizar as informações de forma assertiva.

Nota: 10/10

Atividade 06 – Redação

Correção

Na linha 1, após o termo “marcado”, há uma vírgula que separa o sujeito do verbo. A utilização do termo “higiene básica” no fim de sua introdução parece não ser a melhor escolha, tanto pela questão semântica quanto em relação à aproximação do tema.

No início do primeiro argumento, ao utilizar o termo “humanidade”, é possível que ocorra uma generalização muito grande. Prefira, então, em suas relações, manter-se mais próxima exclusivamente da população brasileira. A utilização da “Revolta da Vacina” é um bom contexto para esse parágrafo, está bem articulado com sua argumentação. Todavia, nas linhas 12 e 13, eu removeria ou substituiria a sentença “a Voz do Povo traz uma qualidade de vida”. O conectivo “contudo” está inadequado, tanto ortograficamente quanto semanticamente, já que ele expressa oposição.

Nota: 5/10

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Perceba a concordância dos termos nas linhas 4 e 5 – leis não foi desenvolvida. Na linha 07 o termo “política” está sem acentuação. Lembre-se de citar elementos das várias áreas do conhecimento para enriquecer seu parágrafo.

Nota: 8/10

Atividade 04 – Introduções

Correção

Na atividade sobre o acesso à saúde de qualidade aos brasileiros eu faria pequenos ajustes: primeiro eu alteraria o termo “originou” na linha 01; na sequência eu alteraria o trecho “falta da ajuda do governo” – seria melhor formalizar mais a linguagem.

Nota: 8/10

Atividade 03Conclusão

Correção

Na segunda proposta de solução você utiliza até mesmo um site seria interessante utilizar a linguagem mais forte – deve criar um programa incluindo sites ou plataformas – sobre esses movimentos costumes e vivências dos povos seria interessante especificar esses movimentos.

Nota: 9/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

No trecho inicial eu faria algumas modificações para deixá-lo mais interessante:

“Assim, em paralelo com a realidade contemporânea brasileira é possível notar que o preconceito e a discriminação social se fazem, lamentavelmente, presente na vida dessa parcela populacional…”

Nota: 7/10

Atenção à ortografia: “vários” – “locais menos desenvolvidos

Nota: 8/10