Maria Eduarda Corgosinho

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

2º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO

Os professores são extremamente fundamentais na formação de uma boa e desenvolvida sociedade. Entretanto, na contemporaneidade, o trabalho docente no pais é um grande desafio a ser enfrentado, com isso, vemos dois problemas distintos: a desvalorização salarial e a falta de respeito dos alunos, fatores importantíssimos a serem descutidos para ter uma educação qualificada.

Em primeiro plano, a baixa remuneração é a principal condição enfrentada pelos docentes, assunto questionado desde os anos antepassados, vemos isso perfeitamente no filme Tempos Modernos, estrelado por Charlie Chaplm, ocorrido na Revolução Industrial – processo de grandes transformações econômicas – gerando um grande impacto não só no Brasil, mas no mundo inteiro. O PNE, Plano Nacional de Educação, seria uma entidade governamental ótima para a melhoria salarial dos professores.

Em segundo lugar, vale salientar a carência de interesse dos alunos nos estudos, que gera o desrespeito aos professores, desvalorizando ainda mais seu trabalho. Consequentemente, não havendo futuros profissionais nessa área, pela forma de como são tratados na atualidade. Nesse sentido, diante deste cenário desfavorável, entra a Constituição Cidadã de 1988, determinando que todos têm o direito do respeito.

Portando, a fim de melhorar as condições dos educadores, é necessário que o PNE juntamente com o Ministério da Educação – MEC – promovam melhorias salariais, melhorando também suas políticas e estratégias educacionais, para um maior grau de respeito por parte dos discentes, com o objetivo de reivindicar os direitos básicos dos docentes, aprimorando ainda mais a educação.

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 140 pontos O texto apresenta uma escrita compreensível e adequada à norma culta da língua. No entanto, é necessário revisar acentuação e pontuação em alguns trechos para evitar erros gramaticais.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 120 pontos A proposta da redação é compreendida e a relação entre a desvalorização salarial dos professores e a falta de respeito dos alunos é bem abordada. Seria interessante incluir mais informações ou dados que fundamentem a argumentação.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120 pontos O texto apresenta uma argumentação coerente, mas poderia desenvolver melhor os argumentos, utilizando exemplos e dados que reforcem as ideias apresentadas.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 pontos A redação apresenta uma boa estrutura, mas pode ser mais fluente e coesa. Procure utilizar conectores para melhorar a transição entre as ideias e evitar repetições.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 100 pontos A proposta de intervenção é adequada, sugerindo melhorias salariais e políticas educacionais para valorizar os professores. Seria interessante detalhar mais as ações específicas para implementar essas melhorias.

 

Nota Final: 600 pontos

O texto apresenta uma abordagem satisfatória sobre o tema, com bons argumentos e uma proposta de intervenção adequada. É importante revisar a escrita para evitar erros gramaticais e buscar fundamentar ainda mais os argumentos com exemplos e dados. Além disso, desenvolver mais a proposta de intervenção pode tornar a redação ainda mais consistente. Continue praticando para aprimorar suas habilidades de redação.

8.6/10

Aula 32 – Redação

Maria perceba que na primeira linha do seu texto você menciona “De acordo com a Constituição Federal “e na sequência os termos “cita e garante”, Para solucionar esse problema de coesão seria interessante reconstruir o trecho veja:

“A Constituição Federal, precisamente em seu artigo 221,  garante categoricamente que todos os alunos tenham a igualdade de oportunidades  em relação ao sistema educacional brasileiro.” A crase na linha 03 está incorreta. Procure evitar conectivos mais informais como “ sendo assim”  ou “ com isso”. A linha 7 do seu texto poderia ter sido utilizada para o desenvolvimento da argumentação. 

No início da argumentação, ao final da linha 8 a crase também está incorreta. Se compararmos o segundo parágrafo de argumento comprimido é possível notar que o segundo possui repertório limitado em relação anterior. Para atingir a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.

Ao finalizar sua conclusão evite frases de efeito ou expressões idiomáticas. 

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 180 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 860/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

O conectivo utilizado na primeira tese (a alimentação saudável é inacessível a uma considerável parcela da população) está inadequado à situação de uso. Prefira termos mais fortes em sua conclusão, ou seja,evite sentenças do tipo “os feirantes teriam que”. Veja o exemplo: “é fundamental que os feirantes introduzam alimentos sem agrotóxicos em áreas…”

Nota: 7/10

Atividade 06 – Argumentação

Correção

A introdução está muito boa, possui todos elementos fundamentais e uma tese muito bem definida. A escolha do contexto, embora simples, foi produtiva. Durante a argumentação, não faça parágrafos com um único período. Use dois ou três pontos finais para melhor organizar suas ideias. Planeje sua redação antes de escrever – reserve alguns minutos para pensar sobre o tema e organize suas ideias em um esquema ou mapa mental. Isso ajudará você a ter uma visão clara do que deseja escrever e a organizar suas ideias de maneira coerente. O uso adequado de conectivos é fundamental para garantir a coesão textual, ou seja, a união lógica entre as ideias apresentadas no texto.

Em seus próximos textos procure fazer a letra um pouco menor, isso irá facilitar na organização geral.

Nota: 8/10

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Na linha 2 é possível formalizar um pouquinho mais a sentença, veja:

“[…]saúde mental da população – elemento cuja discussão é importantíssima, já que esse fator favorece contribui ainda mais para o estigma estabelecido a respeito dessa problemática.”

Embora você tenha utilizado a Constituição (um bom contexto para esse parágrafo), a inserção ficou solta dentro da estrutura textual. É importante encaixar bem o contexto na argumentação.

Nota: 8/10

Atividade 04 – Introduções

Correção

Durante seu contexto a linguagem está um pouco informal seria interessante tentar formalizar mais; uso da crase na linha 5 está inadequado. Na linha 6 você se incluiu no discurso ao escrever “podemos citar dois problemas” é preferível que você utilize sempre a terceira pessoa por exemplo, “é possível citar dois problemas distintos”.

Nota: 8/10

Atividade 03 – Conclusão

 

Correção

Seria interessante na sua conclusão formalizar um pouco mais a linguagem evitando, por exemplo, expressões “como esteja por dentro das informações”.

Quando produzir a conclusão preze sempre por verbos no imperativo, ou seja, dê ordens. Estabeleça comandos que sejam realmente fortes não diga, por exemplo, “para isso seria essencial”, mas escreva: isso é essencial; é fundamental; é indispensável.

Nota: 7/10

Atividade 02 – Desenvolvendo Teses

Correção

Na segunda atividade, sobre caminhos para se combater a exploração Trabalhista do Brasil, é importante estabelecer de forma clara os problemas. O capitalismo em si, por exemplo, não é um problema essencialmente, mas sim como ele é estabelecido. Nesse caso seria necessário adicionar um modalizador que expressasse valor depreciativo em relação ao capitalismo, por exemplo.

Na atividade três, ou seja, sobre preconceito entre classes sociais no Brasil, os problemas apresentados não possuem a origem de fato, ou seja, muitos não contribuem com acesso. Quem são estes muitos?

Por fim, na última atividade o final é um pouquinho confuso e pode gerar ambiguidade. Releia a linha 7.

Nota: 7/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Algumas sugestões: […] seja por falta de investimento destinado à ala da saúde mental, seja devido ao preconceito de grande parte da população brasileira em relação aos portadores de tais transtornos.

Nota: 9/10

Novamente, somente algumas sugestões: […] seja pela altíssima taxa de desemprego, bem como devido à falta de […].

Nota: 9/10