Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Aula 34 – Redação
Thiago acredito que no desenvolvimento do contexto de sua introdução não seria interessante apresentar especificidades como a covid-19 por exemplo, mas sim acesso às vacinas. outro fato curioso é que seria possível reduzir um pouco o elemento de conexão da linha 5 para que a sua introdução tivesse o limite de sete linhas veja:
“Assim, mesmo com garantias legais, grande parte da população brasileira não recebe atendimento adequado democrático igualitário já que a infraestrutura da Saúde Brasileira é deficitária.”
Para que seu texto esteja de acordo com a escrita formal, é necessário considerar alguns cuidados:
(1) Evite marcas de oralidade e de registro informal. Os vícios de linguagem presentes na fala não devem ser utilizados na escrita formal, pois não se adequam à norma-padrão da língua.
(2) Busque a precisão vocabular. Encontrar as palavras corretas para definir conceitos e ideias é fundamental para atender a esse requisito. A precisão vocabular é alcançada ao utilizar um bom vocabulário, empregando palavras que não são comumente utilizadas na fala.
Para atingir a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.
Lembre-se de ao longo do desenvolvimento do texto apresentar elementos das várias áreas do conhecimento, como dados históricos, estatísticas, pensadores sociólogos, filósofos, obras cinematográficas, literárias, pinturas e reflexões filosóficas. Esses elementos complementam e demonstram um repertório sócio-cultural.
Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 200 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 160 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 840/1000
Correção
Thiago, ao iniciar uma conclusão, é preferível utilizar conectivos mais tradicionais. Por exemplo: Portanto, conclui-se que a alimentação saudável é inacessível para parte da população. Além disso, observe que no final desse trecho é possível perceber a ausência de elementos de conexão, ou seja, elementos coesivos. É importante inserir esses elementos para garantir a fluidez e coesão do texto. No geral, a estrutura e organização das duas atividades estão boas, sendo necessário apenas melhorar um pouco a caligrafia das letras.
Nota: 8/10
Correção
Thiago, o início de sua redação parece um pouco confuso. Talvez fosse possível reescrever, veja o exemplo: “A segunda constituição cidadã, estabelecida em 1988, firmou como direito básico o acesso ao saneamento e água potável, elementos fundamentais para a dignidade humana. Entretanto, a situação brasileira contemporânea está completamente aquém daquilo que é promulgado por sua Constituição Federal, já que…”
Em seu primeiro parágrafo argumentativo, na linha 8, parece que a população é colocada em situação de agente ativo na permanência do próprio problema estrutural e governamental que é imposto a ela. Acho difícil que esse tipo de abordagem resulte em um argumento que seja de fato produtivo para a construção de uma conclusão. Lembre-se que na conclusão dessa atividade foi apresentada a passividade da população em relação à reivindicação de seus direitos, mas não em relação à questão de conhecimentos básicos ligados ao saneamento. Além disso, esteja atento para os termos que estão sem acentuação gráfica: convívio, indivíduos, ausência, responsável e críticas.
O segundo parágrafo de argumento não possui os elementos estruturais necessários. Lembre-se que todos os parágrafos argumentativos devem apresentar contextualização, tópico frasal, problemas e consequências relacionados ao tema e que serão solucionados na conclusão, em especial nessa atividade que já estava pronta.
Nota: 5/10
Correção
A introdução desenvolvida na segunda atividade sobre caminhos para garantir o acesso à saúde, possui todos os elementos fundamentais. Entretanto, é possível desenvolver um pouco mais principalmente o segundo problema apontado definindo, por exemplo, as regiões do país que serão citadas durante o texto.
Nota: 8/10
Correção
Sua conclusão está muito boa e possui todos os elementos fundamentais solicitados muito bem. Apenas chamaria atenção para o uso do conectivo na linha 6, “Somente depois disso” – na sequência desse trecho você utiliza “vai ser possível construir uma sociedade” seria importante formalizar mais a linguagem nesse trecho.
Nota: 9/10
Correção
Na primeira atividade, sobre doenças mentais – “que tem como consequência a falta de empatia e da garantia de direitos a essa parcela populacional em questão.” Essa alteração resolveria a repetição do termo “falta”.
Nota: 6/10
A segunda atividade, embora simples, funcionaria bem como um bom catalizador para o restante do texto.
Nota: 8/10