Miguel Afonso Silva

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

7.4/10

Aula 34 – Redação

Muito bem, em relação à introdução, há duas correções a serem feitas. Primeiramente, a obra cinematográfica na verdade se chama “Plantão Noturno” ou “Night Shift”. Por favor, verifique a ortografia correta. Além disso, ao citar obras, seria interessante apresentar o ano de publicação, no caso em questão, 2017.

Quando você menciona uma obra norte-americana e, em seguida, transfere esse contexto para a realidade brasileira, é necessário fazer uma adaptação adequada. Aqui está um exemplo:

“A obra cinematográfica ‘Plantão Noturno’ (ou ‘Night Shift’), produzida pela empresa Sony e publicada em 2017, retrata um histórico de hospitais e condições completamente precárias, sem sequer os equipamentos necessários e profissionais capacitados para realizar procedimentos simples. Embora seja parte de um cenário fictício, a realidade brasileira é completamente análoga àquela apresentada nessa ficção, uma vez que…”

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 160 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 740/1000

9.2/10

Aula 26 – Redação

Miguel, a escolha da contextualização através da obra “Capitães de Areia” de Jorge Amado foi excelente, pois contribuiu significativamente para a produção de um bom texto. No entanto, na linha 4, quando você menciona “estados precários”, seria importante esclarecer exatamente a que se refere. Além disso, na linha 12, vírgula após os termos ‘já que'” está incorreta. Talvez você queira reformular essa parte para que fique mais clara e coesa.

 

200 pontos – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

 

160 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.

 

200 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

 

160 pontos – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

200 pontos – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 920/1000

Atividade 07Conclusões

Correção

Embora simples, a primeira conclusão possui todos os elementos fundamentais; a segunda atividade possui uma repetição do termo “através” que pode ser facilmente evitada. A crase na linha 06 está incorreta – destinada aos saneamentos.

Nota: 9/10

Atividade 03Conclusão

Correção

Sempre que você for realizar uma conclusão e utilizar a implementação de leis é muito melhor criar uma única lei capaz de resolver o problema e dar mais detalhes a respeito dessa lei.

Na sequência você utilizou os termos “afim de preservar” o termo “a fim de” se escreve nesse caso separado, ou seja, com “a finalidade de”.

Nota: 8/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

A segunda atividade está excelente; parabéns. A atividade sobre preconceito entre classes está muito bem desenvolvida também. A última poderia ser um pouco mais clara em relação ao segundo problema – “políticas públicas voltadas a falta de?”;

Nota: 9/10

Atividade 01 – Desenvolvendo Teses

Correção

A primeira atividade está excelente; parabéns.

Nota: 10/10

Eu removeria, na segunda atividade, a palavra “sendo”; eu evitaria a redundância entre “aumento – ainda maior”. Tente evitar a repetição de “pobreza – pobre”.

Nota: 9/10