Maria Fernanda Martins

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

9/10

Redação – Preservação da Biodiversidade

Citar a constituição federal redação é sempre uma boa escolha pela sua amplitude de abordagens e temas. A sua tese, entretanto, poderia ser mais formalizada para agregar um valor especial à sua introdução, veja o exemplo:

“[…] uma vez que a preservação da biodiversidade na Amazônia brasileira é um desafio, tendo em vista não somente sua amplitude territorial, mas sobretudo em relação às ações exploratórias e antrópicas que destroem fauna e flora nativa.”

A argumentação está muito bem construída. Lembre-se de planejar o texto no dia do ENEM para não ultrapassar o limite de linhas.

Competência 1 (Domínio da Língua): 180 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 200 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 160 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160 pontos

Nota: 900/1000

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
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2º DIA
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REDAÇÃO
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REDAÇÃO

O poema “No meio do caminho” de Carlos Drummond de Andrade, aborda os obstáculos(pedras) que as pessoas encontram na vida e esses problemas podem impedir as pessoas de avançarem na vida. Similarmente, o trabalho docente no Brasil, enfrenta diversos desafios, uma vez que é extremamente desvalorizado, tanto pela baixa remuneração, como a falta de respeito dos alunos. O que torna a valorização do trabalho docente no país ainda mais desafiadora.

Em primeiro plano, cabe ressaltar que o trabalho docente é extremamente desrespeitado pelos alunos, que se sentem no direito de desacatar professores, que tem o intuito de ajudá-los a ter um futuro melhor. Na visão de Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Logo, a educação transmitida pelos professores tem o grande poder de orientar seus alunos a melhores vivências. Em suma, a desvalorização do decente põe em risco a estrutura social, visto que esse tem função de construir cidadãos através da educação.

Além disso, a baixa remuneração é um fator que agrava a desvalorização dos professores. Infelizmente, a baixa possibilidade de melhoria na remuneração é resultado da ausência de políticas que valorizem mais o trabalho docente no país. Consequentemente, professores se sentem depreciados e desmotivados para ingressar nessa profissão.

Desse modo, é imprescindível que o governo, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), aumente o piso salarial dos professores, com o intuito de uma maior valorização, assim eles se sentirão mais motivados e valorizados para ensinar. Por fim, é igualmente importante, que sejam criados pela mídia campanhas de respeito e valorização aos professores , que mostre o quanto o trabalho docente contribui para uma sociedade melhor, com o fito de conscientizar alunos de que o trabalho docente é sim importante  e deve ser respeitado.

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 180 pontos O texto apresenta uma boa utilização da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e coerência na estruturação das frases.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 160 pontos O autor demonstra compreender a proposta da redação ao abordar os desafios do trabalho docente no Brasil e relacioná-lo ao poema “No meio do caminho” de Carlos Drummond de Andrade.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 pontos O texto apresenta argumentos relevantes para defender a desvalorização do trabalho docente, como o desrespeito dos alunos e a baixa remuneração dos professores.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180 pontos A redação apresenta uma argumentação bem estruturada, com coerência e coesão entre os parágrafos.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160 pontos A proposta de intervenção é adequada ao sugerir o aumento do piso salarial dos professores e campanhas de valorização do trabalho docente por meio da mídia.


Nota Final: 840

Atividade 07 – Redação

Correção

Parece haver um rompimento na articulação de ideias nas linhas 06 e 07. O verbo “reivindicar” está grafado errado ao final da linha 05. A palavra “básico” no final da introdução (linha 07) está sem acentuação gráfica. Utilizar graciliano ramos como elemento externo foi uma boa escolha. Na linha 13, entretanto, o termo “tinham” deveria ser grafado no singular, já que concorda com “família” (linha 11) – “uma família de retirantes que não tinha acesso…”

O segundo argumento está desenvolvido de maneira muito superficial, veja as linhas 16 a 20.

Nota: 7/10

Atividade 04Introduções

Correção

A atividade, sobre meios para garantir o acesso à saúde de qualidade aos brasileiros, está excelente, entretanto, na linha 6 seria interessante remover o ponto final ou adicionar um elemento conectivo. 

Nota: 9/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Maria Fernanda, todas as atividades de teses estão excelentes principalmente atividades sobre caminhos para se combater o preconceito e de classes sociais no Brasil. Parabéns. 

Nota: 10/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

A primeira atividade está muito bem desenvolvida (apesar de difícil de ser lida devido à claridade do grafite); no trecho inicial eu faria algumas modificações para deixá-lo mais interessante: “Infelizmente, em paralelo com a realidade contemporânea brasileira é possível notar que boa parte […]”.

Nota: 9/10

A segunda atividade está impecável; Excelente. Se possível escreva à tinta.

Nota: 10/10